IPHAN RECUPERARÁ TELAS DE PROTEÇÃO DE BONDES DO RJ



Por Alexandre Figueiredo

O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro, Carlos Fernando de Andrade, anunciou que a instituição investirá, na próxima semana, nas obras da segunda etapa de reformas dos Arcos da Lapa, um dos pontos turísticos do centro histórico carioca.

As obras incluem a recuperação das telas de proteção dos bondes que ligam a estação aos bairros do morro de Santa Teresa. Elas foram afetadas num acidente que causou a morte de um turista francês.

Charles Damien Pierson, de 24 anos, estava num vão da tela de proteção, na tentativa de fotografar um bonde, quando se desequilibrou e caiu de uma altura de 15 metros, tendo morte instantânea.

Com a tragédia, o serviço de bondes foi temporariamente interrompido, tendo retornado somente na manhã de hoje.

Carlos Fernando afirmou que as obras já estavam previstas antes do acidente, e que parte da reforma já foi realizada em 2010. O investimento, nesta fase, foi de R$ 1 milhão, e incluiu basicamente o reboco e a reforma dos arcos.

Na segunda fase da reforma, estimado em R$ 500 mil, incluirá a substituição de todo o gradil, além da impermeabilização da murada. Técnicos do IPHAN constataram que, além da má conservação da tela de proteção, há deterioração nos apoios metálicos usados como fixadores, o que provoca danos nos arcos.

O delegado da 5ª Delegacia de Polícia, localizada na Av. Mem de Sá, também na Lapa, Leonardo Salgado, afirmou que será feita investigação sobre o acidente, além das condições de funcionamento do sistema de bondes do bairro.

Fonte: Portal G1.

Comentários