CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE PRAGAS URBANAS ACONTECE EM AGOSTO EM MG



Por Alexandre Figueiredo

Pela primeira vez, uma conferência internacional sobre pragas urbanas será realizada na América Latina. E o evento acontecerá na cidade de Ouro Preto (MG), entre os dias 07 e 10 de agosto próximos.

O evento acontece de três em três anos. Será a 7ª Conferência Internacional sobre Pragas Urbanas (7ª ICUP - International Conference of Urban Pests), cuja primeira edição foi realizada em 1993, na cidade de Cambridge, na Inglaterra.

Depois vieram as conferências de Edimburgo, Escócia (1996), Praga, República Checa (1999), Charleston, EUA (2002), Cingapura (2005) e Budapeste (2008). O evento se dedica a discutir ideias, técnicas, informações e problemas relacionados às pragas em ambientes urbanos.

O evento reunirá entomologistas profissonais de gestão de pragas e químicas, além dos demais cientistas e autoridades do mundo inteiro interessadas no assunto.

IPHAN - A participação de técnicos do IPHAN no evento, além da própria relação afetiva com Ouro Preto, um dos primeiros patrimônios históricos do país, já foi confirmada e se dá por razões especiais.

Afinal, a ação de deterioração do patrimônio histórico a partir de pragas é um dos problemas naturais existentes, principalmente no que se diz aos acervos de bibliotecas e museus.

Muitas vezes, é a ação de insetos, fungos e outros seres que comprometem a preservação patrimonial, e para que isso não aconteça, é necessário que haja medidas técnicas de prevenção e proteção do bem cultural preservado. Para isso, até mesmo noções de higiene ou condições específicas de refrigeração são adotadas para que se protejam bens culturais mais frágeis.

Portanto, a conferência também se destina a qualquer indivíduo com envolvimento ou responsabilidade com bibliotecas, arquivos, coleções, museus e restauração de peças e mobiliário e interesse profissional em controle de pragas nesses ambientes.

As inscrições são feitas no sítio da ICUP 2011.

FONTES: IPHAN, ICUP 2011.

Comentários