Pular para o conteúdo principal

OBRAS PARA REQUALIFICAÇÃO DO CENTRO DE SALVADOR SÃO FEITAS

RUA DIREITA DA PIEDADE, NA ALTURA DO POLITEAMA, ÁREA CONTEMPLADA PELO PROJETO DO GOVERNO DA BAHIA.

Por Alexandre Figueiredo

O governador da Bahia, Rui Costa, assinou, no dia 27 de julho último, em cerimônia realizada no Largo da Saúde, em Salvador, uma ordem de serviço para requalificação urbana dos bairros de Saúde, Barris, Santo Antônio Além do Carmo e Tororó.

Serão R$ 123 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal, a serem investidos aos poucos, destinados à renovação da infra-estrutura urbana de 200 ruas do Centro Antigo de Salvador (CAS), com o objetivo de fortalecer o turismo e desenvolver a qualidade de vida nessas áreas.

Os bairros contemplados na ocasião fazem parte do Lote 3. Cada grupo de bairros é dividido em cinco lotes, que correspondem a cada etapa de recuperação urbana dos locais e revalorização de sua estrutura urbana, constituindo um programa de obras com estimativa para ser finalizada em dois anos. Os lotes foram divididos em:

LOTE 1 - Comércio e Calçada, ambos na Cidade Baixa.

LOTE 2 - Centro, Campo Grande, trecho de Nazaré próximo à Piedade e Politeama.

LOTE 3 - Saúde, Barris, Santo Antônio Além do Carmo e Tororó.

LOTE 4 - Santo Antônio Além do Carmo (mais ao interior do bairro).

LOTE 5 - Barbalho, trecho de Nazaré próximo ao vale, Macaúbas, Soledade e Lapinha.

Em onze dos cerca de 200 bairros contemplados, novas calçadas de concreto lavado com detalhes em granito serão implantadas. Rampas com acesso para portadores de necessidades especiais, piso tátil direcional e de alerta também serão colocados em várias vias.

Serão criados também 13 km de ciclovias e 73 km de nova pavimentação, parte feita em asfalto nos seus 48 km e o restante em paralelepípedo reaproveitado, em 25km. As medidas visam estimular a acessibilidade e o lazer das pessoas, dando oportunidade ao passeio por bicicletas.

Segundo Rui Costa, há a intenção de estimular o trabalho e o comércio nessas áreas, permitindo a movimentação na Economia. Ele deu como exemplos de atividades comerciais a padaria, a barbearia e a lanchonete, que ele pretende integrar às atividades turísticas dos bairros.

O governador afirmou também sua intenção de se reunir com técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para discutir a revitalização de várias áreas e imóveis, que dependem do alvará do instituto para terem suas obras iniciadas. O projeto também conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Não houve qualquer referência quanto às áreas demolidas do Centro Histórico, já que a solução do problema dependerá de uma avaliação de técnicos da Unesco que irão avaliar a situação assim que visitarem a capital da Bahia.

Fontes: A Tarde, Tribuna da Bahia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COMUNIDADES INDÍGENAS DO ALTO-XINGU SÃO PATRIMÔNIO CULTURAL

Por Alexandre Figueiredo

As duas localidades situados no Mato Grosso que são considerados pelas tribos indígenas do Alto-Xingu como lugares sagrados tornaram-se patrimônio cultural por iniciativa do IPHAN.

O Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional aprovou há cinco dias, por unanimidade, o pedido de tombamento das localidades de Sagihengu e Kamukuwaká, feito por iniciativa das etnias Waurá, Kalapalo e Kamayurá e reforçado pelos técnicos do IPHAN.

Sagihengu e Kamukuwaká são lugares que fazem parte do Kwarup, a maior festa ritualística realizada pelos povos do Alto-Xingu. Nove etnias que formam seu complexo sócio-cultural participam, de forma compartilhada, dos rituais. Todavia, as duas áreas ainda estão fora do território demarcado pelo Governo do Parque Nacional do Xingu.

Observando essa limitação, os grupos indígenas formularam, em 2008, um pedido para o IPHAN de transformação da área em patrimônio cultural, garantindo a conservação e também o acesso …

A IMPORTÂNCIA DE OSCAR NIEMEYER PARA O BRASIL E O MUNDO

Por Alexandre Figueiredo

Oscar Niemeyer, um dos mais renomados arquitetos brasileiros, nos deixou ontem à noite, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, a dez dias de completar 105 anos. Sofria insuficiência respiratória e desde novembro estava muito doente.

Foi uma vida longeva e ativa, em que Oscar, mesmo com a voz mais frágil, expressou sua lucidez nos últimos anos. Era um dos últimos remanescentes de uma produtiva geração de intelectuais que procurou pensar e agir pelo Brasil. Era formado em Arquitetura pela Escola Nacional de Belas Artes, atual Escola de Belas Artes da UFRJ, em 1934.

Era uma época em que a geração modernista já se consolidava como um grupo de intelectuais dedicados ao progresso sócio-cultural do Brasil. Mário de Andrade já atuava em cargos administrativos do governo paulista e depois se tornaria um dos fundadores do IPHAN, então conhecido como SPHAN (Serviço), juntamente com Rodrigo Melo Franco de Andrade.

A fundação do SPHAN, a partir de 1936 mas oficialment…

PÓS-GRADUAÇÃO PAGA AGRAVARÁ GRANDES BARREIRAS PARA O CONHECIMENTO

Por Alexandre Figueiredo

Foi aprovada anteontem, na plenária da Câmara dos Deputados, a proposta que permite a cobrança de mensalidades em cursos de pós-graduação nas universidades públicas. A Proposta de Emenda Constitucional, cujo autor do texto original é o deputado Alex Canziani (PTB-PR) e com texto substitutivo do colega Cleber Verde (PRB-MA), ainda depende da votação no Senado para aprovação definitiva.

O projeto propõe que cursos universitários de pós-graduação lato sensu (especialização), assim como os de Mestrado profissional e extensão, cobrem taxas de mensalidades de seus alunos. Segundo seus defensores, a medida visa melhorar a arrecadação de recursos das instituições de ensino superior.

A proposta de pós-graduação paga, que contou com a oposição de partidos como PSOL, PC do B e o recém-criado REDE (Rede Sustentabilidade, de Marina Silva), embora o Partido dos Trabalhadores tenha deixado a questão facultativa (os petistas poderiam votar contra ou a favor, se quiserem), no…