Pular para o conteúdo principal

OBRAS PARA REQUALIFICAÇÃO DO CENTRO DE SALVADOR SÃO FEITAS

RUA DIREITA DA PIEDADE, NA ALTURA DO POLITEAMA, ÁREA CONTEMPLADA PELO PROJETO DO GOVERNO DA BAHIA.

Por Alexandre Figueiredo

O governador da Bahia, Rui Costa, assinou, no dia 27 de julho último, em cerimônia realizada no Largo da Saúde, em Salvador, uma ordem de serviço para requalificação urbana dos bairros de Saúde, Barris, Santo Antônio Além do Carmo e Tororó.

Serão R$ 123 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal, a serem investidos aos poucos, destinados à renovação da infra-estrutura urbana de 200 ruas do Centro Antigo de Salvador (CAS), com o objetivo de fortalecer o turismo e desenvolver a qualidade de vida nessas áreas.

Os bairros contemplados na ocasião fazem parte do Lote 3. Cada grupo de bairros é dividido em cinco lotes, que correspondem a cada etapa de recuperação urbana dos locais e revalorização de sua estrutura urbana, constituindo um programa de obras com estimativa para ser finalizada em dois anos. Os lotes foram divididos em:

LOTE 1 - Comércio e Calçada, ambos na Cidade Baixa.

LOTE 2 - Centro, Campo Grande, trecho de Nazaré próximo à Piedade e Politeama.

LOTE 3 - Saúde, Barris, Santo Antônio Além do Carmo e Tororó.

LOTE 4 - Santo Antônio Além do Carmo (mais ao interior do bairro).

LOTE 5 - Barbalho, trecho de Nazaré próximo ao vale, Macaúbas, Soledade e Lapinha.

Em onze dos cerca de 200 bairros contemplados, novas calçadas de concreto lavado com detalhes em granito serão implantadas. Rampas com acesso para portadores de necessidades especiais, piso tátil direcional e de alerta também serão colocados em várias vias.

Serão criados também 13 km de ciclovias e 73 km de nova pavimentação, parte feita em asfalto nos seus 48 km e o restante em paralelepípedo reaproveitado, em 25km. As medidas visam estimular a acessibilidade e o lazer das pessoas, dando oportunidade ao passeio por bicicletas.

Segundo Rui Costa, há a intenção de estimular o trabalho e o comércio nessas áreas, permitindo a movimentação na Economia. Ele deu como exemplos de atividades comerciais a padaria, a barbearia e a lanchonete, que ele pretende integrar às atividades turísticas dos bairros.

O governador afirmou também sua intenção de se reunir com técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para discutir a revitalização de várias áreas e imóveis, que dependem do alvará do instituto para terem suas obras iniciadas. O projeto também conta com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Não houve qualquer referência quanto às áreas demolidas do Centro Histórico, já que a solução do problema dependerá de uma avaliação de técnicos da Unesco que irão avaliar a situação assim que visitarem a capital da Bahia.

Fontes: A Tarde, Tribuna da Bahia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A POLÊMICA DA HISTÓRIA DAS MENTALIDADES

Por Alexandre Figueiredo Recentemente, a mídia lançou mão da história das mentalidades para legitimar tendências e ídolos musicais de gosto bastante duvidoso. O "funk carioca", o pagode baiano, o forró-brega, o breganejo e outros fenômenos comerciais da música feita no Brasil sempre lançam mão de dados biográficos, de sentimentos, hábitos pessoais dos envolvidos, chegando ao ponto da ostentação da vida pessoal. Também são mostradas platéias, e se faz uma pretensa história sociológica de seus fãs. Fala-se até em "rituais" e as letras de duplo sentido - na maioria das vezes encomendada por executivos de gravadoras ou pelos empresários dos ídolos em questão - são atribuídas a uma suposta expressão da iniciação sexual dos jovens. Com essa exploração das mentalidades de ídolos duvidosos, cujo grande êxito na venda de discos, execução de rádios e apresentações lotadas é simétrico à qualidade musical, parece que a História das Mentalidades, que tomou conta da abordagem his

O RESSENTIMENTO "POSITIVO" DE UMA ESQUERDA FESTIVA E VIRA-LATA

ROGÉRIO SKYLAB ENTREVISTA O PARCEIRO MICHAEL SULLIVAN NO PROGRAMA APRESENTADO PELO PRIMEIRO, MATADOR DE PASSARINHO, DO CANAL BRASIL. Por Alexandre Figueiredo Estranha a esquerda que exerce o protagonismo nos governos de Lula. Uma esquerda não apenas de perfil identitário, o que já causa estranheza, por importar um culturalismo próprio do Partido Democrata, sigla da direita moderada dos EUA. É uma esquerda que prefere apoiar alguns valores conservadores do que outros, mais progressistas, mas vistos erroneamente como "ultrapassados". Trata-se de uma esquerda que, no ideário marxista, se identifica com o perfil pequeno-burguês. Uma "esquerda" de professores, artistas ricos, celebridades, socialites, jornalistas da grande mídia, carregados de um juízo de valor que destoa das causas esquerdistas originais, por estar mais voltado a uma visão hierárquica que vê no povo pobre um bando de idiotas pueris. Essa esquerda está distante do esquerdismo tradicional que, em outros t

OS TATARANETOS DA GERAÇÃO DA REPÚBLICA VELHA

Por Alexandre Figueiredo O que faz a elite que apoia incondicionalmente o governo Lula e obtém hábitos estranhos, que vão desde falar "dialetos" em portinglês - como na frase "Troquei o meu boy  pelo meu dog " - até jogar comida fora depois de comer cinco garfadas de um almoço farto, ser comparável às velhas elites escravocratas, fisiológicas e golpistas do passado, incluindo a "cultura do cabresto" das elites da República Velha? Apesar do verniz de modernidade, progressismo e alegria, a elite que obteve o protagonismo no cenário sociocultural comandado pelo atual mandato de Lula - que sacrificou seus antigos princípios de esquerda preferindo artifícios como a política externa e o fisiologismo político para obter vantagens pessoais - , trata-se da mesma sociedade conservadora que tenta se repaginar apenas expurgando os radicais bolsonaristas, hoje "bodes expiatórios" de tudo de ruim que aconteceu na História do Brasil. A mediocrização cultural, a