COMITÊ DO PATRIMÔNIO MUNDIAL DA UNESCO SE REÚNE NA ESPANHA



Da Assessoria de Comunicação do IPHAN

O Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO vai se reunir em Sevilha, na Espanha, no período de 22 a 30 de junho de 2009. Em sua 33ª sessão, o encontro vai contar com 800 participantes entre estados-parte, especialistas em patrimônio, organizações não-governamentais e organismos técnicos assessores da UNESCO.

No evento, serão apresentados o relatório das atividades desenvolvidas pelo Centro do Patrimônio Mundial e a implementação das decisões do Comitê; relatório sobre a execução do orçamento 2008-2009 e o orçamento a ser adotado em 2010-2011 e relatórios de avaliação de projetos desenvolvidos em vários continentes sobre patrimônio material, imaterial, cultural, misto e paisagem cultural. Faz ainda parte da programação do evento a apresentação da lista indicativa do Patrimônio Mundial de cada estado-membro e a realização de uma reflexão sobre o futuro da Convenção do Patrimônio Mundial de 1972.

O Brasil vai ser representado pelo Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores, Governo do Distrito Federal, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio e Iphan.

O Brasil, estado-parte da Convenção de 1972, ratificada em 1977, é também membro ativo do Comitê do Patrimônio Mundial, ao qual se incorporou com mandato de quatro anos a partir de 2007. O Comitê tem como papel principal o de acompanhar o estado de conservação dos sítios do Patrimônio Mundial.

Serviço
33ª Sessão do Comitê do Centro de Patrimônio da Unesco
Data: de 22 a 30 de junho de 2009
Local: Sevilha, Espanha

Comentários