SEMINÁRIO DISCUTIRÁ DIVERSIDADE LINGUÍSTICA EM FOZ DO IGUAÇU


Por Alexandre Figueiredo

Entre os próximos dias 17 e 20 deste mês, acontecerá em Foz do Iguaçu, no Paraná, o Seminário Ibero-Americano de Diversidade Linguística, que discutirá as expressões e os meios de preservação da diversidade linguística dos povos de línguas portuguesa e espanhola em várias partes do mundo.

O evento acontecerá no Hotel Golden Tulip, e tem a promoção do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Ministério da Cultura e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

O seminário surgiu visando dois objetivos: discutir e refletir sobre as experiências e as iniciativas desenvolvidas pelos países dentro desse âmbito e propiciar um estudo de levantamento, sistematização e análise de experiências e iniciativas de promoção do português e espanhol como segundas línguas de países íbero-americanos ou de nações como EUA e África Lusófona.

Serão acolhidos, no seminário, os seguintes eventos: Encontro de Atividades Íbero-Americanas Sobre Políticas Públicas de Diversidade Linguística, que reunirão todos os países-membros da comunidade íbero-americana, e o fórum Línguas, Culturas e Sociedades, organizado pela UNILA.

Através desse evento, serão avaliados os processos sociais e linguísticos envolvidos no tema, as transformações afetadas na sociedade e as formas de preservar e divulgar a cultura através da linguagem.

O seminário acontece num contexto em que se celebram cinco anos da mais recente reforma realizada pelos países de língua portuguesa do mundo, inclusive o Brasil, que também discutirá, no evento, a política nacional pela diversidade linguística, criada pelo Decreto 7387/2010 que assegurou a responsabilidade de tal tarefa ao Ministério da Cultura.

As inscrições se encerram no dia 16, e para as pessoas que estão envolvidas em atividades de ativismo social, acadêmica e política ligada aos projetos em prol da diversidade linguística, um Edital foi publicado na página do evento para orientar a respeito dos recursos de hospedagem e deslocamento.

Maiores detalhes sobre as inscrições em geral, inclusive o Edital, são encontrados no endereço:
http://diversidadelinguistica.cultura.gov.br/.

FONTES: IPHAN, Ministério da Cultura.

Comentários