Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro, 2010

IPHAN LANÇA LIVROS SOBRE TERREIROS DE BRASÍLIA

Por Alexandre Figueiredo

Hoje, 28 de fevereiro, está prevista a cerimônia de lançamento do livro Inventário dos Terreiros do DF e Entorno - 1ª Fase, na Praça dos Orixás, na Prainha do Lago Sul de Brasília. O local é próximo à Ponte Costa e Silva, localizado no lado esquerdo da capital federal.

É bastante curioso pesquisar e analisar os terreiros de umbanda e candomblé no atual Distrito Federal, no ano dos seus 50 anos de existência, mostrando que a atual capital do país e suas áreas próximas também servem de cenário para uma das mais antigas expressões da cultura africana no Brasil.

O evento é iniciativa da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – Seppir e da 15ª Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, localizada no Distrito Federal (IPHAN-DF). O lançamento conta também com o apoio da Federação Espírita Brasiliense e do Entorno de Umbanda e Candomblé e do Foafro-DF.

O superintendente do IPHAN no Distrito Federal, Alfredo G…

IPHAN REALIZA MEDIDAS DE PRESERVAÇÃO CULTURAL NA CIDADE DE GOIÁS

A PRAÇA DO CORETO, EM GOIÁS VELHO, É PALCO PARA O ENCONTRO DE SAMBISTAS DURANTE O CARNAVAL.

Alexandre Figueiredo

Já está em funcionamento a sede da Associação Atlética União Goiana (AAUG), cuja reinauguração foi celebrada no último dia 11 de fevereiro, com a exposição permanente Memória da Associação Atlética União Goyana, na cidade de Goiás. A exposição é resultante de uma ampla pesquisa, desenvolvida com a colaboração de técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com a finalidade de transmitir à memória cultural do Brasil a história do mais antigo bloco carnavalesco de Goiás.

O investimento financeiro para a restauração do edifício foi em torno de R$ 200 mil reais. Para elaboração do acervo de fatos e fotografias históricos sobre a AAUG, cujos registros estavam dispersos nos vários arquivos da cidade, uma cuidadosa pesquisa foi realizada, envolvendo acervo bibliográfico, textual, iconográfico, hemerotécnico (ou seja, periódicos ou artigos de jornais e r…

ABBEY ROAD SE TORNA PATRIMÔNIO CULTURAL NA INGLATERRA

Por Alexandre Figueiredo

Os estúdios de Abbey Road, localizados na rua do mesmo nome em Londres, foram considerados pelo governo britânico patrimônio histórico, na última semana. O prédio recebeu a classificação de "edifício tombado de nível 2", considerada a segunda categoria mais importante dos patrimônios culturais da Grã-Bretanha.

A notícia aliviou os fãs de música do mundo inteiro, pois o histórico estúdio, fundado em 1931 pela multinacional Electric and Musical Industries (EMI), estava ameaçado de ser vendido para pagar dívidas financeiras da gravadora, que, como as demais multinacionais, sofre séria crise financeira. A EMI tem filiais em vários países do mundo, inclusive no Brasil, onde a companhia foi durante anos conhecida pela marca Odeon.

O Abbey Road Studios teve origem num antigo edifício que a EMI comprou em 1929. Até mesmo vários discos da EMI brasileira, nos anos 90, tiveram remasterização digital feita nos estúdios britânicos, entre eles vários discos de Milton…