Pular para o conteúdo principal

IPHAN REALIZA MEDIDAS DE PRESERVAÇÃO CULTURAL NA CIDADE DE GOIÁS


A PRAÇA DO CORETO, EM GOIÁS VELHO, É PALCO PARA O ENCONTRO DE SAMBISTAS DURANTE O CARNAVAL.

Alexandre Figueiredo

Já está em funcionamento a sede da Associação Atlética União Goiana (AAUG), cuja reinauguração foi celebrada no último dia 11 de fevereiro, com a exposição permanente Memória da Associação Atlética União Goyana, na cidade de Goiás. A exposição é resultante de uma ampla pesquisa, desenvolvida com a colaboração de técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com a finalidade de transmitir à memória cultural do Brasil a história do mais antigo bloco carnavalesco de Goiás.

O investimento financeiro para a restauração do edifício foi em torno de R$ 200 mil reais. Para elaboração do acervo de fatos e fotografias históricos sobre a AAUG, cujos registros estavam dispersos nos vários arquivos da cidade, uma cuidadosa pesquisa foi realizada, envolvendo acervo bibliográfico, textual, iconográfico, hemerotécnico (ou seja, periódicos ou artigos de jornais e revistas arquivados em bibliotecas), além de registros da memória oral da cidade e também de depoimentos relacionados ao tema.

A ideia do projeto é preservar a história cultural e desportiva da cidade de Goiás, antiga capital do Estado homônimo, além de manter a memória dos personagens que participaram na AAUG e que fizeram da associação um símbolo da resistência popular no Estado. A origem da AAUG se deu através do futebol, uma vez que a associação, atuante no carnaval municipal, também é uma agremiação desportiva.

O time de futebol que deu origem à AAUG havia surgido em 1924, mas foi no final de 1927 que a associação foi fundada. Já entre 1930 e 1932 a associação, sob a presidência de Cezar Alencastro Veiga, desfrutou um período de grande prestígio, que repercutiu não somente no município ou no Estado, mas teve reflexos fora dele. Isso se deu porque o time de futebol da União Goiana se destacou no esporte, tornando-se quase invencível em suas competições.

Em 1941, foi fundado oficialmente o bloco da Associação Atlética União Goiana, mas oficialmente sua origem remete a 1936, quando o pioneiro e tradicional bloco de carnaval de rua da cidade de Goiás surgiu a partir do conjunto musical Jazz União, dirigido por José Saddi e Ediberto Santana. O bloco foi fundado sob o comando de José Elias Pinheiro e João Telles.

A escola de samba surgiu bem depois, em 1973, quando José Elias Pinheiro e sua filha Madalena fizeram a iniciativa, sempre mantendo um quadro de integrantes fiéis à performance sambista nos desfiles e ensaios.

Uma das testemunhas da história da AAUG, Ildemar de Paiva, dá seu parecer sobre a escola: "a União tem a credencial de ser a mais antiga, composta de hábeis sambistas e de uma bateria de batida inconfundível. Desde quando a cidade tinha dois carnavais - o de salão e o de rua - os foliões da União, a céu aberto, esbaldavam-se, desinibidos e sensuais, em requebros e suores, numa alegria contagiante; uns turbinados a cachaça, outros de cara limpa. Quando a União passa, sob o som apocalíptico de sua bateria e o comando quase militar de Madalena, não há quem não arrepie".

No último dia 14, a AAUG participou de um desfile com as três escolas de samba da cidade de Goiás. As outras escolas foram a Leão de Ouro e a Mocidade Independente de João Francisco, que com a AAUG participaram da festa realizada na Praça do Coreto, no centro da cidade, na noite daquele dia 14. A União Goiana, como as demais, contou com cerca de 200 integrantes, e se destacou pela ala da bateria composta por 90 membros. A Mocidade Independente de João Francisco, no entanto, foi a que abriu os desfiles, depois da apresentação do Rei Momo e da Rainha e Princesa do Carnaval do município.

No dia anterior, 13 de fevereiro, a cidade de Goiás viu realizar-se no Mercado Municipal o Encontro do Samba, com apresentações de samba de raiz e de marchinhas da comunidade de Vila Boa, núcleo que deu origem ao município, promovidas por grupos de samba locais. Também foram apresentadas canções caipiras daquela região.

O Encontro do Samba foi realizado pela organização não-governamental Ação Comunitária e Cidadania de Goiás, que mantém a Rádio Comunitária Vila Boa FM. O evento também contou com a parceria do IPHAN, principalmente através de sua 14ª Superintendência Regional, localizada no Estado, e havia se tornado tradição durante as festividades carnavalescas da cidade.

Também conhecida como Goiás Velho, a antiga capital goiana foi reconhecida como Patrimônio Histórico da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

FONTES: IPHAN, Agência Brasil, Ministério Público Federal, Wikipedia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A POLÊMICA DA HISTÓRIA DAS MENTALIDADES

Por Alexandre Figueiredo Recentemente, a mídia lançou mão da história das mentalidades para legitimar tendências e ídolos musicais de gosto bastante duvidoso. O "funk carioca", o pagode baiano, o forró-brega, o breganejo e outros fenômenos comerciais da música feita no Brasil sempre lançam mão de dados biográficos, de sentimentos, hábitos pessoais dos envolvidos, chegando ao ponto da ostentação da vida pessoal. Também são mostradas platéias, e se faz uma pretensa história sociológica de seus fãs. Fala-se até em "rituais" e as letras de duplo sentido - na maioria das vezes encomendada por executivos de gravadoras ou pelos empresários dos ídolos em questão - são atribuídas a uma suposta expressão da iniciação sexual dos jovens. Com essa exploração das mentalidades de ídolos duvidosos, cujo grande êxito na venda de discos, execução de rádios e apresentações lotadas é simétrico à qualidade musical, parece que a História das Mentalidades, que tomou conta da abordagem his

O RESSENTIMENTO "POSITIVO" DE UMA ESQUERDA FESTIVA E VIRA-LATA

ROGÉRIO SKYLAB ENTREVISTA O PARCEIRO MICHAEL SULLIVAN NO PROGRAMA APRESENTADO PELO PRIMEIRO, MATADOR DE PASSARINHO, DO CANAL BRASIL. Por Alexandre Figueiredo Estranha a esquerda que exerce o protagonismo nos governos de Lula. Uma esquerda não apenas de perfil identitário, o que já causa estranheza, por importar um culturalismo próprio do Partido Democrata, sigla da direita moderada dos EUA. É uma esquerda que prefere apoiar alguns valores conservadores do que outros, mais progressistas, mas vistos erroneamente como "ultrapassados". Trata-se de uma esquerda que, no ideário marxista, se identifica com o perfil pequeno-burguês. Uma "esquerda" de professores, artistas ricos, celebridades, socialites, jornalistas da grande mídia, carregados de um juízo de valor que destoa das causas esquerdistas originais, por estar mais voltado a uma visão hierárquica que vê no povo pobre um bando de idiotas pueris. Essa esquerda está distante do esquerdismo tradicional que, em outros t

OS TATARANETOS DA GERAÇÃO DA REPÚBLICA VELHA

Por Alexandre Figueiredo O que faz a elite que apoia incondicionalmente o governo Lula e obtém hábitos estranhos, que vão desde falar "dialetos" em portinglês - como na frase "Troquei o meu boy  pelo meu dog " - até jogar comida fora depois de comer cinco garfadas de um almoço farto, ser comparável às velhas elites escravocratas, fisiológicas e golpistas do passado, incluindo a "cultura do cabresto" das elites da República Velha? Apesar do verniz de modernidade, progressismo e alegria, a elite que obteve o protagonismo no cenário sociocultural comandado pelo atual mandato de Lula - que sacrificou seus antigos princípios de esquerda preferindo artifícios como a política externa e o fisiologismo político para obter vantagens pessoais - , trata-se da mesma sociedade conservadora que tenta se repaginar apenas expurgando os radicais bolsonaristas, hoje "bodes expiatórios" de tudo de ruim que aconteceu na História do Brasil. A mediocrização cultural, a