Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro, 2009

IPHAN DE RECIFE TERÁ NOVA SEDE

Por Alexandre Figueiredo

A 5ª Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Recife, inaugura nova sede hoje. Durante três décadas, a sede da superintendência pernambucana do IPHAN funcionou no atual prédio do Museu da Abolição, localizado no bairro da Madalena, e a nova sede está localizada no Palácio Soledade, histórico prédio da capital pernambucana.

Foi neste palácio, construído em 1764 e tem 2,3 mil metros quadrados, onde funcionou o antigo Colégio Nóbrega e o Liceu de Artes e Ofícios de Pernambuco, depois Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios. O prédio é de responsabilidade da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), que compartilhará com o IPHAN a administração do edifício. "O palácio, tombado pelo IPHAN em 1938, abrigou os bispos de Olinda, em meados do século XVIII, como o Dom Vital. Depois, foi estrutura do colégio, que fechou em 2006", acrescenta o padre Pedro, um dos representantes da Unicap.

A nova sede do IPHAN em R…

VOU FAZER PROVA PARA O IPHAN

Vamos ficar na torcida, para eu ganhar na prova.

OBRAS RESTAURADAS DO MESTRE ALEIJADINHO SÃO EXPOSTAS AO PÚBLICO

Por Alexandre Figueiredo

O maior número de esculturas em madeira produzidos por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, foram restaurados e estão em exposição pública desde o último dia 11. As obras estão localizadas na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, na cidade de Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG).

As peças, produzidas entre 1784 e 1786, foram guardadas em outra igreja, a de Nossa Senhora da Conceição do Jaguara, na cidade de Matosinhos, também da Grande Belo Horizonte, durante o período de restauração da Igreja Matriz em Nova Lima. O estado do acervo estava lastimável. As peças - quatro altares de cedro, dois púlpitos e uma tarja do arco-cruzeiro, a única que ainda apresenta policromia - estavam desmontadas, guardadas em péssimas condições e as interferências que sofreram causaram a perda das cores e do douramento original.

O trabalho de restauração custou R$ 587 mil e os investimentos contaram com a parceria entre o Ministério do Turismo e a Prefeitura…

CONSELHO CONSULTIVO DO IPHAN APROVA TODOS OS PEDIDOS DE TOMBAMENTO E REGISTRO

Última reunião do ano marca tombamento de dois centros históricos, um complexo ferroviário e o mais novo patrimônio imaterial do Brasil

São João del-Rei – MG, 3 de dezembro de 2009. A última reunião do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, ocorrida hoje, na cidade mineira de São João del-Rei, acabou em festa. É que toda a população aguardava ansiosamente a decisão sobre o último item da pauta, que era o pedido de registro como patrimônio nacional do Toque dos Sinos em Minas, uma tradição que é muito forte na cidade.

Aprovação concedida, os sinos das igrejas começaram a tocar sua música. A partir de agora, o Toque dos Sinos em Minas Gerais, tendo como referência São João del-Rei e as cidades de Ouro Preto, Mariana, Catas Altas, Congonhas, Diamantina, Sabará, Serro e Tiradentes é o mais novo patrimônio imaterial brasileiro. Ele passa a integrar uma seleta e recente lista que vem protegendo as tradições e manifestações culturais do país.

A fe…

CRISTO REDENTOR TORNA-SE PATRIMÔNIO HISTÓRICO DO BRASIL

Por Alexandre Figueiredo

Considerado uma das sete maravilhas do mundo contemporâneo, o Cristo Redentor, um dos mais conhecidos monumentos do Brasil, é declarado definitivamente Patrimônio Histórico do país, conforme anunciou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O decreto que definiu a famosa estátua como patrimônio nacional foi publicada no Diário Oficial da União, no último dia 03. A medida garante proteção nacional e estadual do monumento, sendo proibidos os trabalhos de reforma estrutural, e mesmo as obras que tiverem necessidade de serem feitas passam a depender da avaliação e da autorização dos técnicos do IPHAN.

O monumento, inaugurado em 1931, pesa 38 metros e está localizado no Corcovado, área cujo acesso se dá dentro do trajeto entre o Largo do Machado e o Cosme Velho. Sua pedra fundamental foi lançada já em 1922, nas comemorações do Centenário da Independência, mas somente em 1926 foram realizadas obras no local.

A estátua, que teve seu tombamento provi…