Pular para o conteúdo principal

MÚSICA BREGA-POPULARESCA E A IMITAÇÃO DO POP COMERCIAL ESTADUNIDENSE


Por Alexandre Figueiredo 

A notícia, duas atrás, do falecimento do cantor e compositor Benito di Paula gerou comentários exagerados que chegavam ao nível da pieguice constrangedora, mesmo sob a aparência da objetividade jornalística. Foi tratado como se fosse um gênio visionário, um artista revolucionário cuja perda tornou-se irreparável. Ultimamente esquecido, Benito chegou a ser definido como “subestimado” pelos seus admiradores.

A música de Benito di Paula pode agradar a esse público e inspirar até memórias nostálgicas pessoais, mas essas memórias residem no âmbito do sentimentalismo e não servem para um julgamento artístico sério, por mais que narrativas sejam feitas para forjar uma hipotética superioridade artística.

Como todo ídolo cafona, Benito carece de profundidade artística. Na música brega, mesmo a mais antiga, que a crítica brasileira classifica como “sofisticada”, os cantores e compositores são meramente hitmakers, ou seja, fazem música comercial. O alegado “não-comercialismo” é apenas um capricho de subjetivismo emotivo, que confunde agradável com relevante.

Na verdade, o que está por trás dessa exaltação ao brega mais antigo, mesmo sob o verniz do “justo reconhecimento artístico-cultural”, é um esquema de relações de negócios que cercam os ídolos popularescos do passado e até do presente, podendo ser tanto um Michael Sullivan quanto um nome recente como João Gomes, ou então nomes festejados como Ivete Sangalo e Chitãozinho & Xororó.

Trata-se de um poderoso lobby que envolve vários agentes: empresários dos cantores envolvidos, empresários do entretenimento em geral, executivos de TV e rádio, chefes de redação da imprensa e executivos fonográficos. São relações que nada têm a ver com a verdadeira cultura, com tantos interesses econômicos envolvidos.

Essa música comercial à brasileira segue normas de produção musical que remetem às regras do comercialismo musical dos EUA. Não se trata de ver, ingenuamente, como música que reflete as “emoções e anseios das comunidades”. Trata-se, isso sim, de sucessos comerciais e o discurso de “cultura popular” é apenas um truque de marketing.

Quando analisei a campanha do “combate ao preconceito “ da bregalização musical, o truque de marketing adotado foi bastante sofisticado: o aparato de monografias e artigos acadêmicos, de documentários e grandes reportagens. Havia desde a apropriação de narrativas antropológicas da História das Mentalidades de Marc Bloch e de narrativas textuais do Novo Jornalismo de Tom Wolfe.

Mas esses recursos de linguagem servem apenas par criar um aparato de objetividade, com a finalidade de fazer a música populareca ter durabilidade. Isso é feito para tentar mascarar o caráter comercial da música brega-popularesca e sua marcante influência pelo pop dos Estados Unidos.

Jogando à margem a verdadeira musicalidade brasileira, das antigas manifestações folclóricas até a sofisticação recente da MPB dos anos 1960-1970 (com alguns derivados surgidos nas décadas posteriores), a bregalização musical buscou sua hegemonia comercial tentando renegar, no discurso, o comercialismo explícito que pratica.

As próprias tendências popularescas tem seus ingredientes do pop estrangeiro de sucesso nos EUA, ainda que vindo de outros países como o Reino Unido, México e a Itália. As primeiras gerações de ídolos cafonas faziam pastiches de boleros e rock italiano com base nos sucessos comerciais dos anos 1960.

Mesmo rotmos que, supostamente, exploram alguma brasilidade, como a axé-music, o “forró eletrônico”, o “pagode romântico” e o “sertanejo” sempre incluem algum elemento do pop comercial dos EUA. Elementos como a disco music, o rock pasteurizado, a country music e a soul music chegam a ser ingredientes mais fortes do que os arremedos de regionalismo e isso ocorre por viralatismo e não por antropofagia cultural.

Tudo isso alimenta um mercado e um lobby de relações que exige da crítica musical um tratamento acrítico e complacente. O processo se faz sob um aparato de objetividade e o pretexto de suposto reconhecimento artístico-cultural. Mas tudo não passa de negócio, com o fim de fazer os ídolos popularescos durarem mais do que seis breves anos de fama.

FONTES: Portal G1, Carta Capital, Blogue Linhaça Atômica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IPHAN TOMBA CENTRO HISTÓRICO DE JOÃO PESSOA

Por Alexandre Figueiredo No dia 05 de agosto de 2008, o Centro Histórico da cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, passa a ser considerado patrimônio histórico. Uma cerimônia realizada na Câmara Municipal de João Pessoa celebrou a homologação do tombamento. No evento, estava presente o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Luiz Fernando de Almeida, representando não somente a instituição mas também o ministro interino da Cultura, Juca Ferreira, ausente na ocasião. Luiz Fernando recebeu dos parlamentares municipais o título de "Cidadão Pessoense", em homenagem à dedicação dada ao Centro Histórico da capital paraibana. Depois do evento, o presidente do IPHAN visitou várias áreas da cidade, como o próprio local tombado, além do Conjunto Franciscano, o Convento Santo Antônio e a Estação Cabo Branco, esta última um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer que foi inaugurado no mês passado. Luiz Fernando de Almeida participou também da abertura da Fei...

IPHAN DE RECIFE TERÁ NOVA SEDE

Por Alexandre Figueiredo A 5ª Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Recife, inaugura nova sede hoje. Durante três décadas, a sede da superintendência pernambucana do IPHAN funcionou no atual prédio do Museu da Abolição, localizado no bairro da Madalena, e a nova sede está localizada no Palácio Soledade, histórico prédio da capital pernambucana. Foi neste palácio, construído em 1764 e tem 2,3 mil metros quadrados, onde funcionou o antigo Colégio Nóbrega e o Liceu de Artes e Ofícios de Pernambuco, depois Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios. O prédio é de responsabilidade da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), que compartilhará com o IPHAN a administração do edifício. "O palácio, tombado pelo IPHAN em 1938, abrigou os bispos de Olinda, em meados do século XVIII, como o Dom Vital. Depois, foi estrutura do colégio, que fechou em 2006", acrescenta o padre Pedro, um dos representantes da Unicap. A nova sede do IPHAN em...

A HERANÇA DO IPES-IBAD NO BRASIL DE HOJE

Por Alexandre Figueiredo  O IPES-IBAD, a dupla de institutos de fachada que se tornou um think tank crucial para o golpe civil-militar de 1964, continua vivo no seu legado atual. As gerações que descenderam dos ideólogos que se envolveram com estas instituições hoje apoiam Lula, dentro de uma linha do tempo que mostrou a complexidade das conveniências que fizeram com que aqueles que pediram a queda de Jango verem seus netos defendendo a reeleição de Lula. Para quem não sabe, os dois “institutos” se chamavam Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES, apelidado informalmente de “ipês”, fazendo trocadilho com uma famosa árvore) e Instituto Brasileiro de Ação Democrática (IBAD). O IBAD é mais antigo, surgido em 1959. O IPES surgiu dois anos depois, em 1961. Ambos haviam sido movimentos empresariais e inicialmente foram fundados de maneira independente. O IBAD foi fundado por Ivan Hasslocher, Gilbert Huber Jr. (conhecido pelo famoso catálogo telefônico Páginas Amarelas), Glycon de ...