Pular para o conteúdo principal

IPHAN INVESTE NA RESTAURAÇÃO DE IGREJAS NA BAHIA


Por Alexandre Figueiredo

Por intermédio do PAC das Cidades Históricas, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional segue realizando investimentos em restaurações de igrejas na Bahia, utilizando recursos de R$ 1,6 bilhão. Várias igrejas tiveram obras concluídas, outras ainda estão em andamento e outras ainda a se realizarem.

Durante nove anos, a Capela do Campo Santo, localizada junto ao cemitério do bairro do mesmo nome, situado no caminho entre o Canela e a Federação e situado próximo ao acesso à Av. Centenário, em Salvador, teve que cancelar suas missas devido às obras de restauração.

As missas só foram reiniciadas no templo depois que um minucioso trabalho de restauração fosse concluído e fossem também verificadas condições técnicas de segurança para as pessoas frequentarem o local. No último dia 18, a Capela do Campo Santo foi reinaugurada, voltando a ser uma opção de lazer e religiosidade à população.

Segundo o coordenador da Comissão de Arte Sacra da Arquidiocese de Salvador, Jorge Mendes, sete igrejas já foram restauradas nos últimos anos. Técnicos de entidades de patrimônio cultural, como o próprio IPHAN e o IPAC-BA (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia) estão visitando as igrejas com o objetivo de realizar estudos e buscar soluções. Ainda de acordo com Mendes, muitas igrejas nem sempre necessitam de reparo, mas de intervenções e manutenção.

O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, esclareceu a respeito dos procedimentos que foram feitos pela entidade em relação às igrejas. Ele descreveu, por exemplo, as dificuldades que fizeram atrasar a reinauguração da Catedral Basílica de Salvador, no Terreiro de Jesus, que seria em agosto, mas as chuvas não possibilitaram a conclusão rápida das obras. Krieger acrescentou, a respeito dos demais trabalhos:

- Temos o Palácio da Sé, que estamos nos momentos finais, em mais algumas semanas deve ser concluído. E tem algumas outras igrejas que estamos tentando (restaurar), como a dos 15 Mistérios e a da Saúde, que o Iphan está para fechar os últimos acertos. Vamos tentando cada vez conseguir mais, porque a cidade merece esse cuidado.

Sobre o custo das obras, o Arcebispo comentou: "As igrejas foram tombadas, o Estado tem obrigação de cuidar de um patrimônio. Por ser tombado, o custo de restauração é quatro, cinco vezes maior. E são igrejas onde muitas vezes não tem mais povo (morando próximo). Quando há uma comunidade viva, ela mesma cuida da restauração, mas quando não há, fica mais difícil".

Entre as igrejas que foram restauradas na Bahia, além da Capela do Campo Santo, outras seis foram reinauguradas: Igreja da Ordem Terceira de São Domingos, Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Paço, Igreja de São Pedro dos Clérigos, Igreja de Nossa Senhora da Saúde, Igreja do Rosário dos Pretos, Igreja Matriz de Sant’ana e Igreja de Nossa Senhora da Vitória.

Enquanto a Catedral Basílica segue em obras, outras estão ainda aguardando a aplicação de recursos e o início das obras: a Igreja de Nossa Senhora da Saúde, na sua segunda etapa de obras, e a Igreja do Cemitério de Nossa Senhora do Pilar. As demais igrejas contempladas pelas obras, concluídas, em conclusão ou aguardando investimentos, estão localizadas em Mucugê, Rio de Contas, Santo Amaro da Purificação, Itaparica e Maragogipe.

FONTES: IPHAN, Correio da Bahia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A POLÊMICA DA HISTÓRIA DAS MENTALIDADES

Por Alexandre Figueiredo Recentemente, a mídia lançou mão da história das mentalidades para legitimar tendências e ídolos musicais de gosto bastante duvidoso. O "funk carioca", o pagode baiano, o forró-brega, o breganejo e outros fenômenos comerciais da música feita no Brasil sempre lançam mão de dados biográficos, de sentimentos, hábitos pessoais dos envolvidos, chegando ao ponto da ostentação da vida pessoal. Também são mostradas platéias, e se faz uma pretensa história sociológica de seus fãs. Fala-se até em "rituais" e as letras de duplo sentido - na maioria das vezes encomendada por executivos de gravadoras ou pelos empresários dos ídolos em questão - são atribuídas a uma suposta expressão da iniciação sexual dos jovens. Com essa exploração das mentalidades de ídolos duvidosos, cujo grande êxito na venda de discos, execução de rádios e apresentações lotadas é simétrico à qualidade musical, parece que a História das Mentalidades, que tomou conta da abordagem his

O RESSENTIMENTO "POSITIVO" DE UMA ESQUERDA FESTIVA E VIRA-LATA

ROGÉRIO SKYLAB ENTREVISTA O PARCEIRO MICHAEL SULLIVAN NO PROGRAMA APRESENTADO PELO PRIMEIRO, MATADOR DE PASSARINHO, DO CANAL BRASIL. Por Alexandre Figueiredo Estranha a esquerda que exerce o protagonismo nos governos de Lula. Uma esquerda não apenas de perfil identitário, o que já causa estranheza, por importar um culturalismo próprio do Partido Democrata, sigla da direita moderada dos EUA. É uma esquerda que prefere apoiar alguns valores conservadores do que outros, mais progressistas, mas vistos erroneamente como "ultrapassados". Trata-se de uma esquerda que, no ideário marxista, se identifica com o perfil pequeno-burguês. Uma "esquerda" de professores, artistas ricos, celebridades, socialites, jornalistas da grande mídia, carregados de um juízo de valor que destoa das causas esquerdistas originais, por estar mais voltado a uma visão hierárquica que vê no povo pobre um bando de idiotas pueris. Essa esquerda está distante do esquerdismo tradicional que, em outros t

OS TATARANETOS DA GERAÇÃO DA REPÚBLICA VELHA

Por Alexandre Figueiredo O que faz a elite que apoia incondicionalmente o governo Lula e obtém hábitos estranhos, que vão desde falar "dialetos" em portinglês - como na frase "Troquei o meu boy  pelo meu dog " - até jogar comida fora depois de comer cinco garfadas de um almoço farto, ser comparável às velhas elites escravocratas, fisiológicas e golpistas do passado, incluindo a "cultura do cabresto" das elites da República Velha? Apesar do verniz de modernidade, progressismo e alegria, a elite que obteve o protagonismo no cenário sociocultural comandado pelo atual mandato de Lula - que sacrificou seus antigos princípios de esquerda preferindo artifícios como a política externa e o fisiologismo político para obter vantagens pessoais - , trata-se da mesma sociedade conservadora que tenta se repaginar apenas expurgando os radicais bolsonaristas, hoje "bodes expiatórios" de tudo de ruim que aconteceu na História do Brasil. A mediocrização cultural, a