Pular para o conteúdo principal

ENCONTRO DISCUTE CIDADES HISTÓRICAS E PATRIMÔNIO MUNDIAL


Por Alexandre Figueiredo

Acontecerá, nos próximos dia 11 e 12 de abril, em Brasília, o 3º Encontro Brasileiro de Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial, que discutirá uma gestão de políticas nacionais para o setor. O evento é promovido pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em parceria com a Confederação Nacional dos Municípios e da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial.

O evento reunirá representantes de instituições estaduais e federais, gestores municipais e também membros da sociedade civil, que debaterão os modos adequados de exploração turística, além de definir responsabilidades para a estruturação dessas localidades na condição de destinos turísticos.

Num tempo difícil como o dos últimos meses, é bastante desafiador no Brasil pensar a questão do turismo e do patrimônio cultural, discutindo a administração de políticas neste sentido, que envolvem questões como a facilitação de acesso a lugares históricos e ao conhecimento de seus edifícios, além de frequentar as festas e os eventos caraterísticos de cada localidade.

Na reunião ocorrida no último dia 09 de março, a presidente do IPHAN, Kátia Bogéa, o diretor do Departamento de Articulação e Fomento do IPHAN, Marcelo Brito, estiveram com o presidente da OCBPM, Mário Augusto Ribas, e a representante da CNM, Marta Feitosa, para discutir a contribuição que o instituto fará ao evento e as experiências de cada instituição que devem ser compartilhadas com a Rede Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial.

Está prevista também a análise sobre experiências similares feitas em Portugal, visitado por uma comitiva do IPHAN destinada a conhecer os trabalhos e os resultados dos sítios que são patrimônio mundial no país europeu.

O encontro irá avaliar também os projetos do PAC Cidades Históricas, considerado um marco nas políticas destinadas ao patrimônio cultural no Brasil e que, com a mudança do contexto político, encontra novos desafios e perspectivas. Nele serão informados recursos para recuperação e revitalização em 44 cidades beneficiadas pelo sistema, investimentos mantidos num cenário em que o atual governo do presidente Michel Temer estabelece restrições para verbas públicas.

Também serão retomadas iniciativas de gestão das cidades patrimônio mundial orientadas pelo IPHAN desde 2009 e que têm como base o acórdão 3155/2016 do Tribunal de Contas da União, voltados à facilitação de inúmeras condições de atendimento ao público que visita os lugares históricos e assiste aos eventos considerados patrimônio cultural.

Entre essas condições, estão a padronização da sinalização para facilitar o acesso e o deslocamento, a comunicação visual, a infraestrutura de transporte, as estratégias de divulgação e promoção, a iluminação e a segurança.

FONTES: IPHAN, Confederação Nacional dos Municípios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A POLÊMICA DA HISTÓRIA DAS MENTALIDADES

Por Alexandre Figueiredo Recentemente, a mídia lançou mão da história das mentalidades para legitimar tendências e ídolos musicais de gosto bastante duvidoso. O "funk carioca", o pagode baiano, o forró-brega, o breganejo e outros fenômenos comerciais da música feita no Brasil sempre lançam mão de dados biográficos, de sentimentos, hábitos pessoais dos envolvidos, chegando ao ponto da ostentação da vida pessoal. Também são mostradas platéias, e se faz uma pretensa história sociológica de seus fãs. Fala-se até em "rituais" e as letras de duplo sentido - na maioria das vezes encomendada por executivos de gravadoras ou pelos empresários dos ídolos em questão - são atribuídas a uma suposta expressão da iniciação sexual dos jovens. Com essa exploração das mentalidades de ídolos duvidosos, cujo grande êxito na venda de discos, execução de rádios e apresentações lotadas é simétrico à qualidade musical, parece que a História das Mentalidades, que tomou conta da abordagem his

O RESSENTIMENTO "POSITIVO" DE UMA ESQUERDA FESTIVA E VIRA-LATA

ROGÉRIO SKYLAB ENTREVISTA O PARCEIRO MICHAEL SULLIVAN NO PROGRAMA APRESENTADO PELO PRIMEIRO, MATADOR DE PASSARINHO, DO CANAL BRASIL. Por Alexandre Figueiredo Estranha a esquerda que exerce o protagonismo nos governos de Lula. Uma esquerda não apenas de perfil identitário, o que já causa estranheza, por importar um culturalismo próprio do Partido Democrata, sigla da direita moderada dos EUA. É uma esquerda que prefere apoiar alguns valores conservadores do que outros, mais progressistas, mas vistos erroneamente como "ultrapassados". Trata-se de uma esquerda que, no ideário marxista, se identifica com o perfil pequeno-burguês. Uma "esquerda" de professores, artistas ricos, celebridades, socialites, jornalistas da grande mídia, carregados de um juízo de valor que destoa das causas esquerdistas originais, por estar mais voltado a uma visão hierárquica que vê no povo pobre um bando de idiotas pueris. Essa esquerda está distante do esquerdismo tradicional que, em outros t

OS TATARANETOS DA GERAÇÃO DA REPÚBLICA VELHA

Por Alexandre Figueiredo O que faz a elite que apoia incondicionalmente o governo Lula e obtém hábitos estranhos, que vão desde falar "dialetos" em portinglês - como na frase "Troquei o meu boy  pelo meu dog " - até jogar comida fora depois de comer cinco garfadas de um almoço farto, ser comparável às velhas elites escravocratas, fisiológicas e golpistas do passado, incluindo a "cultura do cabresto" das elites da República Velha? Apesar do verniz de modernidade, progressismo e alegria, a elite que obteve o protagonismo no cenário sociocultural comandado pelo atual mandato de Lula - que sacrificou seus antigos princípios de esquerda preferindo artifícios como a política externa e o fisiologismo político para obter vantagens pessoais - , trata-se da mesma sociedade conservadora que tenta se repaginar apenas expurgando os radicais bolsonaristas, hoje "bodes expiatórios" de tudo de ruim que aconteceu na História do Brasil. A mediocrização cultural, a