ANTIGA DELEGACIA FISCAL SERÁ SEDE DO IPHAN EM GOIÁS

ANTIGA DELEGACIA FISCAL, EM FOTO DE 1937.

Por Alexandre Figueiredo

O prédio que pertenceu à antiga Delegacia Fiscal será reformado para abrigar a nova sede do IPHAN em Goiás. Num acordo de cessão entre o Ministério da Fazenda e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de 20 anos, o prédio passará em breve à nova condição, conforme documento assinado no último dia 08.

O acordo foi assinado pela superintendente da 14º SR, Salma Saddi, e o superintendente da Secretaria de Patrimônio da União em Goiás, Clóvis Granado. A 14º Superintendência Regional inclui os Estados de Goiás, Mato Grosso e Tocantins.

Com o documento, o IPHAN se prepara para a transferência de sua atual sede, localizada na Rua 84, no Setor Sul de Goiânia, para a Rua Cinco, no Setor Oeste, bairro da Vila Nova, onde se situa o prédio histórico.

O edifício que abrigou a Delegacia Fiscal funcionava, ultimamente, como Delegacia de Administração do Ministério da Fazenda para os Estados de Goiás e Tocantins. A construção é uma das mais significativas do estilo Art-Déco existentes na cidade.

Construído a partir de 1936 e inaugurado em 1937, o prédio da antiga Delegacia Fiscal foi planejado pelo arquiteto Atílio Correia Lima (1901-1943), urbanista responsável pela reformulação urbana de cidades como a própria Goiânia, além de Niterói, Volta Redonda e Recife, além do planejamento de reforma do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

O edifício apresenta aspectos típicos como as fachadas a um só tempo austeras e simétricas, as esquadrias feitas com ferro fundido e dotadas de desenhos geométricos e seu formato curvo pelo lado contrastando com sua estrutura quadrada, criando uma volumetria peculiar.

Apesar de ter sofrido reformas e intervenções em seu interior, o prédio preservou a estrutura externa original. O edifício será reformado para abrigar as instalações do IPHAN e sua concepção administrativa nos moldes da Casa do Patrimônio, um modelo ágil e interativo de instalação. O valor das obras não foi divulgado até o momento, mas tudo indica que a nova sede irá funcionar ainda este ano.

FONTES: IPHAN, A Redação, Wikipedia.

Comentários