Pular para o conteúdo principal

ANTIGA DELEGACIA FISCAL SERÁ SEDE DO IPHAN EM GOIÁS

ANTIGA DELEGACIA FISCAL, EM FOTO DE 1937.

Por Alexandre Figueiredo

O prédio que pertenceu à antiga Delegacia Fiscal será reformado para abrigar a nova sede do IPHAN em Goiás. Num acordo de cessão entre o Ministério da Fazenda e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de 20 anos, o prédio passará em breve à nova condição, conforme documento assinado no último dia 08.

O acordo foi assinado pela superintendente da 14º SR, Salma Saddi, e o superintendente da Secretaria de Patrimônio da União em Goiás, Clóvis Granado. A 14º Superintendência Regional inclui os Estados de Goiás, Mato Grosso e Tocantins.

Com o documento, o IPHAN se prepara para a transferência de sua atual sede, localizada na Rua 84, no Setor Sul de Goiânia, para a Rua Cinco, no Setor Oeste, bairro da Vila Nova, onde se situa o prédio histórico.

O edifício que abrigou a Delegacia Fiscal funcionava, ultimamente, como Delegacia de Administração do Ministério da Fazenda para os Estados de Goiás e Tocantins. A construção é uma das mais significativas do estilo Art-Déco existentes na cidade.

Construído a partir de 1936 e inaugurado em 1937, o prédio da antiga Delegacia Fiscal foi planejado pelo arquiteto Atílio Correia Lima (1901-1943), urbanista responsável pela reformulação urbana de cidades como a própria Goiânia, além de Niterói, Volta Redonda e Recife, além do planejamento de reforma do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.

O edifício apresenta aspectos típicos como as fachadas a um só tempo austeras e simétricas, as esquadrias feitas com ferro fundido e dotadas de desenhos geométricos e seu formato curvo pelo lado contrastando com sua estrutura quadrada, criando uma volumetria peculiar.

Apesar de ter sofrido reformas e intervenções em seu interior, o prédio preservou a estrutura externa original. O edifício será reformado para abrigar as instalações do IPHAN e sua concepção administrativa nos moldes da Casa do Patrimônio, um modelo ágil e interativo de instalação. O valor das obras não foi divulgado até o momento, mas tudo indica que a nova sede irá funcionar ainda este ano.

FONTES: IPHAN, A Redação, Wikipedia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A IMPORTÂNCIA DE OSCAR NIEMEYER PARA O BRASIL E O MUNDO

Por Alexandre Figueiredo

Oscar Niemeyer, um dos mais renomados arquitetos brasileiros, nos deixou ontem à noite, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, a dez dias de completar 105 anos. Sofria insuficiência respiratória e desde novembro estava muito doente.

Foi uma vida longeva e ativa, em que Oscar, mesmo com a voz mais frágil, expressou sua lucidez nos últimos anos. Era um dos últimos remanescentes de uma produtiva geração de intelectuais que procurou pensar e agir pelo Brasil. Era formado em Arquitetura pela Escola Nacional de Belas Artes, atual Escola de Belas Artes da UFRJ, em 1934.

Era uma época em que a geração modernista já se consolidava como um grupo de intelectuais dedicados ao progresso sócio-cultural do Brasil. Mário de Andrade já atuava em cargos administrativos do governo paulista e depois se tornaria um dos fundadores do IPHAN, então conhecido como SPHAN (Serviço), juntamente com Rodrigo Melo Franco de Andrade.

A fundação do SPHAN, a partir de 1936 mas oficialment…

A CONTRIBUIÇÃO DE DURKHEIM À SOCIOLOGIA

Por Alexandre Figueiredo

A sociologia contemporânea deve seu avanço a Èmile Durkheim, fundador da escola francesa. Reconhecido mundialmente como um dos pensadores do conceito de coerção social, sua sociologia marcou-se pela combinação da sua teoria com a pesquisa empírica.

Èmile Durkheim nasceu em 15 de agosto de 1858, na cidade de Epinal, no noroeste francês, região localizada na fronteira com a Alemanha. Durkheim era de família judaica, mas do contrário que definia a tradição de seus familiares, ele recusou-se a seguir a carreira de rabino.

Não bastasse ele ter vivido numa época de grandes transformações no universo do pensamento mundial - a segunda metade do século XIX, tempo de profundas transformações tecnológicas e culturais na Europa - , ele também viveu em sua juventude as transformações referentes ao país onde nasceu e viveu, a França. Era a época do conflito com o exército alemão, que forçou os franceses a ceder o território da Lorena. Era também o período da Comuna de Paris, e…

FEIRA DE SÃO CRISTÓVÃO VIRA PATRIMÔNIO CULTURAL

Por Alexandre Figueiredo

A Feira de São Cristóvão, tradicional espaço de cultura nordestina na Zona Norte do Rio de Janeiro, é considerada patrimônio cultural. O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, sancionou a lei, lançada pelo deputado federal Marcelo Itagiba (PSDB-RJ) e aprovado em votações na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

O tombamento veio em bom momento, uma vez que a Feira de São Cristóvão, que desde 2003 ganhou o nome de Centro Cultural Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas e também é conhecido popularmente como Feira dos Nordestinos ou Feira dos Paraíbas, estava ameaçada de ser despejada do Pavilhão de São Cristóvão, que abriga o evento, por causa de uma dívida de R$ 400 mil da Prefeitura do Rio de Janeiro com o Ecad. Com o tombamento, a Riotur não pode mais intervir no despejo da feira.

A feira é composta de aproximadamente 700 barracas relacionadas a diversas modalidades da cultura nordestina, como culinária, artesanato, trios, bandas de forró, dança,…