AUTORA DE LIVRO SOBRE CENSURA IRÁ RECUPERAR ACERVO DE FOTOS DO RJ


Por Alexandre Figueiredo

A diretora do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, Beatriz Kushnir, que havia sido conhecida pelo livro Cães de Guarda - Jornalistas e Censores do AI-5 à Constituição de 1988 (Boitempo, 2001), está à frente de um projeto de resgate fotográfico de preciosidades do Rio Antigo.

O Arquivo Geral tem em mãos negativos que incluem 32 mil fotos que registram momentos da história antiga da Cidade Maravilhosa. Vários desses negativos possuem conteúdo não conhecido e, portanto, poderá revelar ângulos e registros valiosos da vida da cidade.

O material contém registros de solenidades, de apresentações realizadas na antiga Rádio Roquette-Pinto, fotos de personalidades da época e exposições de pinturas do artista plástico Lucílio de Albuquerque (1877-1939).

Sobre Lucílio, conhecido por obras como o Despertar de Ícaro, de 1910, o autor teve obras guardadas no Arquivo Geral roubadas por ladrões, em 2006. Uma outra parte do acervo continua guardada no Museu do Ingá, em Niterói. Beatriz apela para as pessoas que haviam comprado os quadros roubados que devolvam ao Arquivo Geral.

Ainda será feita a licitação para escolher a empresa que irá cuidar da recuperação do acervo. O processo será feito no próximo dia 13 e a equipe que fará o trabalho deverá ser composta por um arquivista, um arquivologista e um historiador.

A primeira etapa será a identificação dos negativos, através de uma pesquisa minuciosa de observação dos retratos nele contidos e na busca de dados correspondentes aos eventos e registros nele fotografados.

Em seguida, o material sofrerá um processo de assepsia e limpeza, sendo usado álcool isoprolípico, considerado de alta concentração. Para finalizar, o material será guardado em envelopes de material PH-neutro e depois serão digitalizados.

Beatriz lamenta que os recursos para o processo se limitam às verbas disponibilizadas pela Secretaria Municipal da Casa Civil, o que poderá tornar o processo de recuperação do acervo mais lento com a dificuldade de obtenção de recursos.

FONTES: O Dia, Wikipedia.

Comentários