Pular para o conteúdo principal

IPHAN AGUARDA VISTORIA DO SOLAR BOA VISTA PARA INICIAR RECUPERAÇÃO


Por Alexandre Figueiredo

Mais um prédio histórico sofre incêndio em Salvador. Desta vez foi o Solar Boa Vista, atual sede da Secretaria Municipal de Educação. Localizado no Engenho Velho de Brotas, o casarão sofreu o incêndio a partir da sala da Coordenadoria de Gestão Escolar, às 22 horas do último dia 04, e o fogo se espalhou pela casa.

O casarão havia sido residência do poeta Castro Alves, de 1867 a 1869, e havia sido tombado pelo então SPHAN em 1941. Apesar dos incidentes, as atividades do Cine Teatro Solar Boa Vista não foram comprometidas, de acordo com informações da Diretoria de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

O espaço abriga vários projetos culturais, como o Circuito Popular de Cinema e Vídeo, o Papo Solar, a Feira Engenho das Artes Populares (FEAP) e o Solar Tambores pela Paz. No século XIX, havia pertencido à Santa Casa de Misericórdia e havia se tornado um grande hospital da área.

Além disso, o  Cine Teatro abriga nove grupos de estudantes, professores e artistas de teatro, música, dança e multilinguagens, que utilizam as instalações do teatro para a realização de reuniões, ensaios, estudos e apresentações públicas.

O edifício possui também um pequeno pátio central e um mirante em forma de torre que se localiza no plano da fachada lateral. A planta é caraterística das construções das grandes casas da época e suas fachadas são emolduradas por cunhais superpostos por coruchéus. O  edifício tem também uma capela com teto em gamela, que fica no térreo, e um saguão central com escadarias de três lances com acesso ao pavimento nobre.

25 bombeiros de três unidades de Salvador foram chamados para apagar as chamas. O edifício, que hoje pertence ao Governo da Bahia e está cedido para a Prefeitura de Salvador, possui apólice de seguro e passa por uma vistoria, acompanhada pelos técnicos da 7ª Superintendência Regional do IPHAN, sediada na capital baiana.

Assim que a vistoria for concluída e o laudo for divulgado, os técnicos do IPHAN analisarão as medidas administrativas a serem tomadas no local e estabelecerão o trabalho de recuperação do prédio, que possui uma robusta construção defensiva de alvenaria de pedra e divisórias em paredes francesas.

FONTES: IPHAN, Correio 24 Horas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A POLÊMICA DA HISTÓRIA DAS MENTALIDADES

Por Alexandre Figueiredo Recentemente, a mídia lançou mão da história das mentalidades para legitimar tendências e ídolos musicais de gosto bastante duvidoso. O "funk carioca", o pagode baiano, o forró-brega, o breganejo e outros fenômenos comerciais da música feita no Brasil sempre lançam mão de dados biográficos, de sentimentos, hábitos pessoais dos envolvidos, chegando ao ponto da ostentação da vida pessoal. Também são mostradas platéias, e se faz uma pretensa história sociológica de seus fãs. Fala-se até em "rituais" e as letras de duplo sentido - na maioria das vezes encomendada por executivos de gravadoras ou pelos empresários dos ídolos em questão - são atribuídas a uma suposta expressão da iniciação sexual dos jovens. Com essa exploração das mentalidades de ídolos duvidosos, cujo grande êxito na venda de discos, execução de rádios e apresentações lotadas é simétrico à qualidade musical, parece que a História das Mentalidades, que tomou conta da abordagem his

O RESSENTIMENTO "POSITIVO" DE UMA ESQUERDA FESTIVA E VIRA-LATA

ROGÉRIO SKYLAB ENTREVISTA O PARCEIRO MICHAEL SULLIVAN NO PROGRAMA APRESENTADO PELO PRIMEIRO, MATADOR DE PASSARINHO, DO CANAL BRASIL. Por Alexandre Figueiredo Estranha a esquerda que exerce o protagonismo nos governos de Lula. Uma esquerda não apenas de perfil identitário, o que já causa estranheza, por importar um culturalismo próprio do Partido Democrata, sigla da direita moderada dos EUA. É uma esquerda que prefere apoiar alguns valores conservadores do que outros, mais progressistas, mas vistos erroneamente como "ultrapassados". Trata-se de uma esquerda que, no ideário marxista, se identifica com o perfil pequeno-burguês. Uma "esquerda" de professores, artistas ricos, celebridades, socialites, jornalistas da grande mídia, carregados de um juízo de valor que destoa das causas esquerdistas originais, por estar mais voltado a uma visão hierárquica que vê no povo pobre um bando de idiotas pueris. Essa esquerda está distante do esquerdismo tradicional que, em outros t

OS TATARANETOS DA GERAÇÃO DA REPÚBLICA VELHA

Por Alexandre Figueiredo O que faz a elite que apoia incondicionalmente o governo Lula e obtém hábitos estranhos, que vão desde falar "dialetos" em portinglês - como na frase "Troquei o meu boy  pelo meu dog " - até jogar comida fora depois de comer cinco garfadas de um almoço farto, ser comparável às velhas elites escravocratas, fisiológicas e golpistas do passado, incluindo a "cultura do cabresto" das elites da República Velha? Apesar do verniz de modernidade, progressismo e alegria, a elite que obteve o protagonismo no cenário sociocultural comandado pelo atual mandato de Lula - que sacrificou seus antigos princípios de esquerda preferindo artifícios como a política externa e o fisiologismo político para obter vantagens pessoais - , trata-se da mesma sociedade conservadora que tenta se repaginar apenas expurgando os radicais bolsonaristas, hoje "bodes expiatórios" de tudo de ruim que aconteceu na História do Brasil. A mediocrização cultural, a