Pular para o conteúdo principal

NOVO CONCURSO DO IPHAN DEVERIA REFLETIR AS DEMANDAS DO ÓRGÃO


Por Alexandre Figueiredo

O fim da fase Ana de Hollanda no Ministério da Cultura, substituída por Marta Suplicy, pode não parecer, a primeira vista, uma promessa de tempos dourados para a pasta, considerada uma das que menos recebem atenções do Governo Federal.

No entanto, o fim de uma gestão que, no conjunto da obra, estava mais voltada para a burocracia dos direitos autorais dentro dos padrões anteriores à popularização da Internet e ao surgimento de novas tecnologias e linguagens, traz muita expectativa de como se comportará o MinC a partir de agora.

No caso do IPHAN, a gestão de Ana de Hollanda, como se sabe, aparentemente não alterou a rotina da autarquia, que se seguiu ao seu trabalho de pesquisas, tombamentos e lançamento de livros e outros eventos.

Mesmo assim, a gestão de Marta Suplicy pode também significar novas expectativas para o instituto. Afinal, o IPHAN também é o que menos recebe atenção entre os órgãos do Ministério da Cultura, o que torna a situação ainda mais problemática. Daí a esperança que a nova gestão possa representar alguma transformação para o setor do patrimônio cultural.

A foto mostra uma visita de Marta à sede do IPHAN, em Brasília, recebida pelo presidente do órgão, Luiz Fernando de Almeida. Ela foi conferir até mesmo os livros lançados pela instituição, além de conversar com o arquiteto que há seis anos está à frente do IPHAN.

Talvez a aparente falta de intimidade de Marta com o Ministério da Cultura tenha um ponto positivo. Sua disposição em estudar o órgão e ouvir as partes interessadas pode significar que ela atenda a muitas reivindicações de artistas, intelectuais e acadêmicos para o fortalecimento da cultura brasileira. Com isso, o IPHAN poderá ser favorecido através de políticas mais dinâmicas e mais investimentos para o instituto.

CONCURSO PÚBLICO

Embora não esteja oficialmente anunciado, é possível que um novo concurso para renovação do quadro de servidores do IPHAN seja feito no próximo ano. Os últimos concursos neste sentido foram feitos em 2005 e 2009, e um outro foi feito em 2007 para o PAC das Cidades Históricas.

O grande problema está no programa do concurso, cujas exigências estão muito distantes da especialidade funcional do instituto. Os concursos de 2007 e 2009 incluíram, sem a menor necessidade, questões de Raciocínio Lógico e Matemática.

As duas matérias, quando muito, se adequariam mais a uma função de Arquitetura. Mesmo assim, são matérias desnecessárias para a avaliação do servidor que irá trabalhar com patrimônio histórico, que deveria se dedicar mais a conhecer assuntos sobre Sociologia, História, Antropologia, Arquitetura - no sentido de entender como se dará uma intervenção em um bem imóvel - em vez de equações ou questões desnecessárias de comparação de hipóteses fictícias.

O IPHAN, certamente, necessita mais de conhecedores da cultura brasileira, de fatos históricos, de questões sociológicas e antropológicas do que equações matemáticas ou análises comparativas. Até porque pode-se fazer comparações sem depender de malabarismos teóricos tipo "Se A é B, mas B não é C e D é E, então...".

O novo concurso do IPHAN poderia limitar seu programa geral apenas para Português, Informática e Conhecimentos Específicos, estes incluindo Sociologia, História, Antropologia e Arquitetura, talvez também falando de Cultura Popular (com o cuidado de não sucumbir à "cultura de massa" brega-popularesca, que é mais mercado e política do que cultura de fato).

A seleção deveria, portanto, abrir mão do velho moralismo academicista que exige de forma generalizada a inclusão de Matemática e similares nas provas, sem se atentar se isso é ou não necessário. O concurso do IPHAN deveria atender ao novo espírito do Ministério da Cultura, exigindo apenas matérias ligadas à instituição, para assim poder aprovar servidores realmente preparados para seu trabalho.

FONTE: Ministério da Cultura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A POLÊMICA DA HISTÓRIA DAS MENTALIDADES

Por Alexandre Figueiredo Recentemente, a mídia lançou mão da história das mentalidades para legitimar tendências e ídolos musicais de gosto bastante duvidoso. O "funk carioca", o pagode baiano, o forró-brega, o breganejo e outros fenômenos comerciais da música feita no Brasil sempre lançam mão de dados biográficos, de sentimentos, hábitos pessoais dos envolvidos, chegando ao ponto da ostentação da vida pessoal. Também são mostradas platéias, e se faz uma pretensa história sociológica de seus fãs. Fala-se até em "rituais" e as letras de duplo sentido - na maioria das vezes encomendada por executivos de gravadoras ou pelos empresários dos ídolos em questão - são atribuídas a uma suposta expressão da iniciação sexual dos jovens. Com essa exploração das mentalidades de ídolos duvidosos, cujo grande êxito na venda de discos, execução de rádios e apresentações lotadas é simétrico à qualidade musical, parece que a História das Mentalidades, que tomou conta da abordagem his

O RESSENTIMENTO "POSITIVO" DE UMA ESQUERDA FESTIVA E VIRA-LATA

ROGÉRIO SKYLAB ENTREVISTA O PARCEIRO MICHAEL SULLIVAN NO PROGRAMA APRESENTADO PELO PRIMEIRO, MATADOR DE PASSARINHO, DO CANAL BRASIL. Por Alexandre Figueiredo Estranha a esquerda que exerce o protagonismo nos governos de Lula. Uma esquerda não apenas de perfil identitário, o que já causa estranheza, por importar um culturalismo próprio do Partido Democrata, sigla da direita moderada dos EUA. É uma esquerda que prefere apoiar alguns valores conservadores do que outros, mais progressistas, mas vistos erroneamente como "ultrapassados". Trata-se de uma esquerda que, no ideário marxista, se identifica com o perfil pequeno-burguês. Uma "esquerda" de professores, artistas ricos, celebridades, socialites, jornalistas da grande mídia, carregados de um juízo de valor que destoa das causas esquerdistas originais, por estar mais voltado a uma visão hierárquica que vê no povo pobre um bando de idiotas pueris. Essa esquerda está distante do esquerdismo tradicional que, em outros t

OS TATARANETOS DA GERAÇÃO DA REPÚBLICA VELHA

Por Alexandre Figueiredo O que faz a elite que apoia incondicionalmente o governo Lula e obtém hábitos estranhos, que vão desde falar "dialetos" em portinglês - como na frase "Troquei o meu boy  pelo meu dog " - até jogar comida fora depois de comer cinco garfadas de um almoço farto, ser comparável às velhas elites escravocratas, fisiológicas e golpistas do passado, incluindo a "cultura do cabresto" das elites da República Velha? Apesar do verniz de modernidade, progressismo e alegria, a elite que obteve o protagonismo no cenário sociocultural comandado pelo atual mandato de Lula - que sacrificou seus antigos princípios de esquerda preferindo artifícios como a política externa e o fisiologismo político para obter vantagens pessoais - , trata-se da mesma sociedade conservadora que tenta se repaginar apenas expurgando os radicais bolsonaristas, hoje "bodes expiatórios" de tudo de ruim que aconteceu na História do Brasil. A mediocrização cultural, a