ARQUITETA JUREMA MACHADO ASSUME PRESIDÊNCIA DO IPHAN


Por Alexandre Figueiredo

Já trabalha à frente do IPHAN a nova presidenta do instituto, a arquiteta Jurema de Sousa Machado, que substitui o também arquiteto Luiz Fernando de Almeida, que pediu exoneração do cargo, depois de intensa atividade à frente da autarquia.

Luiz Fernando havia substituído, em 2006, o antropólogo Antônio Augusto Arantes, que havia pedido exoneração depois de denúncias de que havia usado dinheiro do IPHAN para financiar um espetáculo do grupo teatral de sua esposa. Na época, o arquiteto era diretor do Programa Monumenta, que depois foi integrado ao IPHAN.

Luiz Fernando chegou a receber a atual ministra da Cultura, Marta Suplicy, dando-lhe informações a respeito da situação vivida pelo IPHAN atualmente. A renúncia foi formalizada pela publicação, no Diário Oficial da União do último dia 26 de setembro, da substituição do comando da autarquia.

Jurema Machado assumiu o IPHAN no último dia 08. Também ligada ao Programa Monumenta, do qual participou de sua fundação, ela era membro do Conselho Consultivo do IPHAN desde 2008. Arquiteta urbanista nascida em Divinópolis, Minas Gerais, formou-se em 1980 pela UFMG.

Como diretora de Planejamento e Patrimônio da Prefeitura de Ouro Preto, em 1993 e 1994, coordenou a elaboração do plano diretor para o município.Desde janeiro de 2002, Jurema Machado era responsável pela Coordenação de Cultura da UNESCO no Brasil. Ao ser nomeada para presidir o IPHAN, a arquiteta deixou o cargo anterior.

FONTES: Ministério da Cultura, IPHAN, Agência Brasil.

Comentários