Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho, 2011

LEI DE ARQUEOLOGIA COMPLETA 50 ANOS

RODRIGO MELO FRANCO (E) ERA DIRETOR DO DPHAN QUANDO JÂNIO QUADROS SANCIONOU A LEI DA ARQUEOLOGIA.

Por Alexandre Figueiredo

Sem que o país se dê conta, era o último mês do governo Jânio Quadros. Mas a crise política já ocorria naquele julho de 1961, quando a política externa do então presidente da República, simpática aos países socialistas, destoava do perfil político conservador que o político representou na chapa que contou com o apoio da União Democrática Nacional.

Sem assumir uma postura política que o tornasse confiável a todos, Jânio já sofria as pressões do Congresso Nacional, que não apreciava sua estranha política, com mensagens escritas em bilhetes em vez de outras formas institucionalmente garantidas de anúncio de decisões governamentais.

Polêmicas à parte, no entanto, o governo Jânio Quadros, pelo menos, conseguiu promulgar a Lei 3924, de 26 de julho de 1961, que tornou-se conhecida como a Lei de Arqueologia. E que completa 50 anos este ano.

A lei, assinada pelo presidente Jâni…

A TEORIA DA DEPENDÊNCIA E SEUS HERDEIROS CULTURAIS

PEDRO ALEXANDRE SANCHES E FERNANDO HENRIQUE CARDOSO - Discípulo e mestre, ainda que poucos saibam disso.

Por Alexandre Figueiredo

Uma geração de intelectuais que hoje se encontra em evidência na mídia, embora se alinhe, teoricamente, com o contexto sócio-político de centro-esquerda, apresenta ideias que se identificam, na prática, com o quadro sócio-político anterior representado pelo então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.

Em tese, são pensadores da cultura brasileira envolvidos numa produção intelectual variada, numa multiplicidade de discursos comunicativos, que no entanto são feitos não para questionar o status quo do entretenimento midiático, mas muito antes reafirmá-lo e desqualificar qualquer tentativa de questionamento.

O discurso é variado em técnicas e métodos. Em técnicas, usa-se, entre outras linguagens, recursos da Teoria das Mentalidades, a narrativa histórica que privilegia personagens anônimos e fatos cotidianos comuns, do New Journalism, que é a reportag…