Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Abril, 2010

HISTÓRIA DE BRASÍLIA

Por Alexandre Figueiredo

Brasília completa 50 anos. É relativamente uma cidade jovem. Mas seu projeto é muito antigo e desde a colonização do país já se cogitava em criar uma capital no interior do país. No entanto, a primeira capital do Brasil foi Salvador, na Bahia, entre 1578 e 1763, e o Rio de Janeiro, de 1763 a 1960. Cidades litorâneas, pois o litoral era a área mais povoada num país novo, explorado oficialmente a partir de 1500 e certamente não descoberto então, porque o que chegava de estrangeiros à terra nova da América do Sul se perdia no tempo. O Brasil tinha um interior pouco conhecido por seus exploradores, e ainda havia o acordo territorial de Tordesilhas, dividindo o país entre a metade portuguesa e a metade espanhola.

Considera-se, no entanto, que o interesse mais concreto de construir uma capital no interior do Brasil tenha partido do Marquês de Pombal, secretário de Estado da coroa portuguesa (posição equivalente a de primeiro-ministro), na segunda metade do século XVII…

BREGA "UNIVERSITÁRIO": CULTURA E EDUCAÇÃO EM CRISE

Por Alexandre Figueiredo

A chamada música de "sucesso" no Brasil, a música brega-popularesca que simula elementos da cultura brasileira dentro da perspectiva do padrão 'hit-parade' dos EUA, recentemente tem feito vários apelos midiáticos para permanecer na hegemonia do mercado brasileiro, sem medir escrúpulos de tentar ofuscar até mesmo a verdadeira cultura brasileira.

Desta vez, o apelo mais recente está por conta das chamadas tendências "universitárias", bem ao gosto do ex-líder estudantil convertido em político neoliberal, o ex-governador de São Paulo José Serra, iniciando sua campanha para conquistar a presidência da República.

Portanto, sai a pseudo-etnografia do "funk carioca", cuja retórica engenhosa não foi muito convincente, na medida em que o rico discurso em defesa do ritmo se contrastava com o próprio som feito pelo estilo, sobretudo quando se criam imitações de "Egüinha Pocotó" com a mesma batida eletrônica que imita batuque de…