Pular para o conteúdo principal

FALTA MUSEU EM OITO DE CADA DEZ CIDADES NO BRASIL


PRESENÇA CONSTANTE DE MUSEUS - Privilégio das grandes cidades, como no caso do MASP, em São Paulo.

Por Alexandre Figueiredo

Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) mostra que o número de museus existentes no Brasil nos últimos quatro anos é de 3.025, distribuídos em apenas 21,1% dos municípios brasileiros. Ou seja, é o preocupante dado comparativo de que, em cada dez cidades, falta algum museu em oito delas.

Os dados fazem parte do levantamento Museu em Números, que divulgará todas as informações detalhadas nesta terça-feira., 14. O presidente do IBRAM, José do Nascimento Júnior, afirma que o número de museus existentes no Brasil é pequeno, se comparado com o de outros países, e lamenta que somente os grandes municípios dispõem de museus.

Nascimento Júnior também lamenta que muitos dos municípios do Norte, Nordeste e Centro-Oeste não possuem tradição de valorização dos museus, que não existe uma cultura que estimule a população a visitar essas instituições. "Boa parte dos municípios do interior brasileiro ainda não se relaciona com esse universo. Ou seja, o interior, o Centro-Oeste, o Nordeste e a Região Norte ainda não têm uma estrutura cultural que dê para o conjunto dos seus cidadãos a oportunidade de se relacionar com museus", disse.

O presidente do IBRAM acrescenta que o número de museus no país supera o de cinemas e teatros existentes, mas afirma que ainda é insuficiente. "
Se pensarmos no contexto de outros países, ainda temos um trabalho muito grande. Não é apenas ter o museu, mas ressaltar a importância de não se ter um museu. Significa que parte da história do país, da memória local, não está sendo preservada. A busca do Ibram e da Política Nacional de Museu e, agora com o plano setorial, é que nos próximos dez anos possamos mudar essa realidade", disse Nascimento Júnior.

Ele constata que, com as dificuldades de investir, a curto prazo, na ampliação de número de museus que atinja a totalidade, o IBRAM espera que, pelo menos, nos próximos dez anos a presença de museus alcance 50% do total de municípios do Brasil.

O setor de museus, no passado, sofreu uma longa fase sem investimentos. Ainda como no comando da Diretoria de Museus e Unidades Museológicas (DEMU) do IPHAN, órgão que deu origem ao atual IBRAM, Nascimento Júnior destaca que em 2003 o Governo Federal investiu R$ 20 milhões para a área de museus. Em 2009, último ano em que o setor era controlado pelo IPHAN, o investimento foi seis meses maior que o de 2003.

Nascimento Júnior, antevendo a situação do turismo brasileiro devido à Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, afirma que os recursos financeiros terão que ser maiores para superar o déficit enfrentado pelo setor museológico até agora. O público que irá ver os jogos poderá também se interessar pela memória histórica brasileira. O presidente do IBRAM acredita que serão necessários, pelo menos, R$ 200 milhões por ano para que a área de museus atinja um nível adequado de apresentação e opções para o público brasileiro e estrangeiro.

FONTE: Agência Brasil.

Comentários

Unknown disse…
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional lançou dois editais da área de pesquisa e documentação:

6º Edital de Seleção do Programa de Especialização em Patrimônio (PEP).
Este Programa de bolsas destina-se a profissionais recém-graduados em diversas áreas do conhecimento, para sua especialização no campo da preservação do patrimônio cultural durante 2 anos. Os candidatos selecionados serão especializados por meio de sua integração nas unidades do Iphan, distribuídos conforme tabelas do 6º Edital do PEP, disponível no Portal do Iphan: www.iphan.gov.br. As inscrições estão abertas até o dia 4 de março de 2011 e as atividades do Programa terão início em 1º de agosto de 2011.

2º Edital de Seleção de Pesquisas sobre a Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil.
A seleção visa ao apoio e fomento de pesquisas nessa área do conhecimento por meio da concessão de bolsas a pesquisadores pós-graduados. O objetivo da seleção consiste em apoiar pessoas físicas a desenvolverem pesquisas sobre ações e políticas de preservação do Patrimônio Cultural no Brasil. As inscrições estão abertas até o dia 28 de fevereiro de 2011 e a íntegra do edital se encontra no Portal do Iphan: www.iphan.gov.br.

Solicitamos a colaboração de todos para divulgação.

Postagens mais visitadas deste blog

A POLÊMICA DA HISTÓRIA DAS MENTALIDADES

Por Alexandre Figueiredo Recentemente, a mídia lançou mão da história das mentalidades para legitimar tendências e ídolos musicais de gosto bastante duvidoso. O "funk carioca", o pagode baiano, o forró-brega, o breganejo e outros fenômenos comerciais da música feita no Brasil sempre lançam mão de dados biográficos, de sentimentos, hábitos pessoais dos envolvidos, chegando ao ponto da ostentação da vida pessoal. Também são mostradas platéias, e se faz uma pretensa história sociológica de seus fãs. Fala-se até em "rituais" e as letras de duplo sentido - na maioria das vezes encomendada por executivos de gravadoras ou pelos empresários dos ídolos em questão - são atribuídas a uma suposta expressão da iniciação sexual dos jovens. Com essa exploração das mentalidades de ídolos duvidosos, cujo grande êxito na venda de discos, execução de rádios e apresentações lotadas é simétrico à qualidade musical, parece que a História das Mentalidades, que tomou conta da abordagem his

O RESSENTIMENTO "POSITIVO" DE UMA ESQUERDA FESTIVA E VIRA-LATA

ROGÉRIO SKYLAB ENTREVISTA O PARCEIRO MICHAEL SULLIVAN NO PROGRAMA APRESENTADO PELO PRIMEIRO, MATADOR DE PASSARINHO, DO CANAL BRASIL. Por Alexandre Figueiredo Estranha a esquerda que exerce o protagonismo nos governos de Lula. Uma esquerda não apenas de perfil identitário, o que já causa estranheza, por importar um culturalismo próprio do Partido Democrata, sigla da direita moderada dos EUA. É uma esquerda que prefere apoiar alguns valores conservadores do que outros, mais progressistas, mas vistos erroneamente como "ultrapassados". Trata-se de uma esquerda que, no ideário marxista, se identifica com o perfil pequeno-burguês. Uma "esquerda" de professores, artistas ricos, celebridades, socialites, jornalistas da grande mídia, carregados de um juízo de valor que destoa das causas esquerdistas originais, por estar mais voltado a uma visão hierárquica que vê no povo pobre um bando de idiotas pueris. Essa esquerda está distante do esquerdismo tradicional que, em outros t

OS TATARANETOS DA GERAÇÃO DA REPÚBLICA VELHA

Por Alexandre Figueiredo O que faz a elite que apoia incondicionalmente o governo Lula e obtém hábitos estranhos, que vão desde falar "dialetos" em portinglês - como na frase "Troquei o meu boy  pelo meu dog " - até jogar comida fora depois de comer cinco garfadas de um almoço farto, ser comparável às velhas elites escravocratas, fisiológicas e golpistas do passado, incluindo a "cultura do cabresto" das elites da República Velha? Apesar do verniz de modernidade, progressismo e alegria, a elite que obteve o protagonismo no cenário sociocultural comandado pelo atual mandato de Lula - que sacrificou seus antigos princípios de esquerda preferindo artifícios como a política externa e o fisiologismo político para obter vantagens pessoais - , trata-se da mesma sociedade conservadora que tenta se repaginar apenas expurgando os radicais bolsonaristas, hoje "bodes expiatórios" de tudo de ruim que aconteceu na História do Brasil. A mediocrização cultural, a