Pular para o conteúdo principal

FEIRA DE SÃO CRISTÓVÃO VIRA PATRIMÔNIO CULTURAL



Por Alexandre Figueiredo

A Feira de São Cristóvão, tradicional espaço de cultura nordestina na Zona Norte do Rio de Janeiro, é considerada patrimônio cultural. O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, sancionou a lei, lançada pelo deputado federal Marcelo Itagiba (PSDB-RJ) e aprovado em votações na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

O tombamento veio em bom momento, uma vez que a Feira de São Cristóvão, que desde 2003 ganhou o nome de Centro Cultural Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas e também é conhecido popularmente como Feira dos Nordestinos ou Feira dos Paraíbas, estava ameaçada de ser despejada do Pavilhão de São Cristóvão, que abriga o evento, por causa de uma dívida de R$ 400 mil da Prefeitura do Rio de Janeiro com o Ecad. Com o tombamento, a Riotur não pode mais intervir no despejo da feira.

A feira é composta de aproximadamente 700 barracas relacionadas a diversas modalidades da cultura nordestina, como culinária, artesanato, trios, bandas de forró, dança, cantores, poetas populares, repente e literatura de cordel. A feira é visitada, mensalmente, por cerca de 250 mil pessoas, sejam elas turistas, cariocas ou mesmo os próprios nordestinos que desejam ver um pouco de sua região no evento.

A aprovação do título de patrimônio cultural é resultante de um projeto de pesquisa levantado desde 2007 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e o próprio superintendente do IPHAN no Rio, Carlos Fernando de Andrade, orientou e apoiou os feirantes, que elaboravam propostas para o tombamento, além de fornecer informações e depoimentos que sirvam para compor o inventário necessário para o estudo feito para reconhecimento de seu valor patrimonial.

Depois de transformar a Feira de Caruaru (PE), a maior feira do Nordeste, em patrimônio cultural, o reconhecimento da Feira de São Cristóvão sob o mesmo status fortalece a imagem da cultura nordestina e a importância do patrimônio imaterial da região. A política de Patrimônio Imaterial, baseada na lei 3551/2000, que instituiu um programa nacional para o setor, envolve bens culturais relacionados a crenças, valores sociais, lendas, rituais e hábitos que determinam a identidade cultural de cada povo.

A sanção pelo presidente Lula também leva em conta o fato do próprio chefe do Executivo ser, ele mesmo, natural da região Nordeste. O coordenador de Comunicação e Projetos Especiais da Feira de São Cristóvão, Gilberto Teixeira, planeja convidar o presidente para as festas de 65 anos da Feira, a serem comemorados em setembro.

Surgida em 02 de setembro de 1945, a Feira de São Cristóvão teria surgido por iniciativa de um dono de um armazém nas redondezas, chamado João Gordo, que viu na iniciativa uma oportunidade de negócios e então estendeu no chão uma série de produtos da terra-natal, trazidos sob encomenda pelos conterrâneos que desembarcavam no campo de São Cristóvão. Ele e outros nordestinos conhecidos como Índio, seu Doge e Macaco, são considerados fundadores da Feira de São Cristóvão.

Atualmente, a Feira de São Cristóvão funciona às terças, quartas e quintas, das 10 às 18 horas, e no intervalo direto das 10 horas de sextas às 20 horas de domingo.

FONTES: Blog Guta Chaves Gastronomia, Jornal do Brasil, O Dia, Blog Sidney Rezende.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A POLÊMICA DA HISTÓRIA DAS MENTALIDADES

Por Alexandre Figueiredo Recentemente, a mídia lançou mão da história das mentalidades para legitimar tendências e ídolos musicais de gosto bastante duvidoso. O "funk carioca", o pagode baiano, o forró-brega, o breganejo e outros fenômenos comerciais da música feita no Brasil sempre lançam mão de dados biográficos, de sentimentos, hábitos pessoais dos envolvidos, chegando ao ponto da ostentação da vida pessoal. Também são mostradas platéias, e se faz uma pretensa história sociológica de seus fãs. Fala-se até em "rituais" e as letras de duplo sentido - na maioria das vezes encomendada por executivos de gravadoras ou pelos empresários dos ídolos em questão - são atribuídas a uma suposta expressão da iniciação sexual dos jovens. Com essa exploração das mentalidades de ídolos duvidosos, cujo grande êxito na venda de discos, execução de rádios e apresentações lotadas é simétrico à qualidade musical, parece que a História das Mentalidades, que tomou conta da abordagem his

O RESSENTIMENTO "POSITIVO" DE UMA ESQUERDA FESTIVA E VIRA-LATA

ROGÉRIO SKYLAB ENTREVISTA O PARCEIRO MICHAEL SULLIVAN NO PROGRAMA APRESENTADO PELO PRIMEIRO, MATADOR DE PASSARINHO, DO CANAL BRASIL. Por Alexandre Figueiredo Estranha a esquerda que exerce o protagonismo nos governos de Lula. Uma esquerda não apenas de perfil identitário, o que já causa estranheza, por importar um culturalismo próprio do Partido Democrata, sigla da direita moderada dos EUA. É uma esquerda que prefere apoiar alguns valores conservadores do que outros, mais progressistas, mas vistos erroneamente como "ultrapassados". Trata-se de uma esquerda que, no ideário marxista, se identifica com o perfil pequeno-burguês. Uma "esquerda" de professores, artistas ricos, celebridades, socialites, jornalistas da grande mídia, carregados de um juízo de valor que destoa das causas esquerdistas originais, por estar mais voltado a uma visão hierárquica que vê no povo pobre um bando de idiotas pueris. Essa esquerda está distante do esquerdismo tradicional que, em outros t

OS TATARANETOS DA GERAÇÃO DA REPÚBLICA VELHA

Por Alexandre Figueiredo O que faz a elite que apoia incondicionalmente o governo Lula e obtém hábitos estranhos, que vão desde falar "dialetos" em portinglês - como na frase "Troquei o meu boy  pelo meu dog " - até jogar comida fora depois de comer cinco garfadas de um almoço farto, ser comparável às velhas elites escravocratas, fisiológicas e golpistas do passado, incluindo a "cultura do cabresto" das elites da República Velha? Apesar do verniz de modernidade, progressismo e alegria, a elite que obteve o protagonismo no cenário sociocultural comandado pelo atual mandato de Lula - que sacrificou seus antigos princípios de esquerda preferindo artifícios como a política externa e o fisiologismo político para obter vantagens pessoais - , trata-se da mesma sociedade conservadora que tenta se repaginar apenas expurgando os radicais bolsonaristas, hoje "bodes expiatórios" de tudo de ruim que aconteceu na História do Brasil. A mediocrização cultural, a