Pular para o conteúdo principal

IPHAN REPENSA POLÍTICA PATRIMONIAL EM SALVADOR



Por Alexandre Figueiredo

O desabamento de uma casa histórica em Salvador, com uma vítima fatal, despertou mais uma vez a atenção do IPHAN para o problema da preservação do centro histórico na capital baiana. Um casarão localizado na Ladeira da Conceião da Praia, entre a Rua Carlos Gomes, na Cidade Alta, e a Av. Lafaiette Coutinho, na Cidade Baixa, no bairro do Comércio, desabou ao ter a estrutura enfraquecida pelas chuvas - as tempestades tornaram-se mais constantes e rigorosas na Bahia - e causou a morte de uma mulher, além de três homens feridos. O acidente ocorreu na madrugada do último dia 17.

Há dois anos, a 7ª Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) se recusou a adotar políticas de recuperação do centro histórico de Salvador, se baseando na polêmica tese de que os bens tombados não devem sofrer qualquer interferência através de obras ou reformas, sob pena de ser considerada "descaraterização" do patrimônio histórico.

A intransigência quanto à reforma do Centro Histórico de Salvador, manifesta em 2008, só foi voltada atrás quando a UNESCO, órgão das Nações Unidas ligado à Educação e à Cultura, ameaçou retirar da capital baiana o título de Patrimônio Histórico da Humanidade. O alerta fez o IPHAN baiano rever suas posições, e o casarão localizado na Barroquinha teve que trocar o comando da superintendência, substituindo um jovem servidor pelo professor Carlos Antônio Amorim, que redirecionará a instituição para políticas eficazes pela preservação e, se preciso, pela recuperação do Centro Histórico de Salvador.

A situação do Centro Histórico de Salvador já foi analisada por Lia Motta, quando a reforma feita durante o auge da política carlista - eram os tempos de Antônio Carlos Magalhães no governo da Bahia, com reflexos na Prefeitura de Salvador. Embora significativas, as reformas do Centro Histórico de Salvador seguiram a perspectiva das paisagens de consumo, e a região do Pelourinho foi reformada sem que sua população tradicional fosse consultada ou mantida no lugar, sendo ela deslocada para o subúrbio, enquanto as antigas residências serviam para o comércio local.

Não bastasse isso, a reforma nem sempre foi completa e, nos últimos anos, vários problemas na área aconteceram, sobretudo quando o desabamento de algumas casas na altura da Ladeira do Taboão bloquearam a área, principal acesso de pedestres do Comércio para a Cidade Alta.

Por isso, pensar a situação do patrimônio histórico de Salvador terá que passar por um novo enfoque, equilibrando finalidades sociais, necessidade de recuperação de prédios em ruínas, e de criar um corredor cultural ligando Liberdade, Barbalho, Praça da Sé, Nazaré, Campo Grande, Barroquinha e Comércio. Até agora tudo está em desnecessárias discussões de viabilidade, mas o corredor cultural em Salvador é uma necessidade para revitalizar o Centro Histórico, mas se nem todos os elevados de ligação entre as Cidades Alta e Baixa funcionam, fica complicado.

Repensar a política patrimonial em Salvador é uma necessidade para fazer a história da capital baiana estabelecer um verdadeiro diálogo com a comunidade.

FONTES: A Tarde, Blog Sidney Rezende, Revista Museu, Tribunal Regional Federal (Bahia).

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

MOTTA, Lia. A apropriação do patrimônio urbano: do estético estilístico nacional ao consumo visual global. In: ARANTES, Antônio A. O espaço da diferença. Campinas: Papirus, 2000.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A POLÊMICA DA HISTÓRIA DAS MENTALIDADES

Por Alexandre Figueiredo Recentemente, a mídia lançou mão da história das mentalidades para legitimar tendências e ídolos musicais de gosto bastante duvidoso. O "funk carioca", o pagode baiano, o forró-brega, o breganejo e outros fenômenos comerciais da música feita no Brasil sempre lançam mão de dados biográficos, de sentimentos, hábitos pessoais dos envolvidos, chegando ao ponto da ostentação da vida pessoal. Também são mostradas platéias, e se faz uma pretensa história sociológica de seus fãs. Fala-se até em "rituais" e as letras de duplo sentido - na maioria das vezes encomendada por executivos de gravadoras ou pelos empresários dos ídolos em questão - são atribuídas a uma suposta expressão da iniciação sexual dos jovens. Com essa exploração das mentalidades de ídolos duvidosos, cujo grande êxito na venda de discos, execução de rádios e apresentações lotadas é simétrico à qualidade musical, parece que a História das Mentalidades, que tomou conta da abordagem his

O RESSENTIMENTO "POSITIVO" DE UMA ESQUERDA FESTIVA E VIRA-LATA

ROGÉRIO SKYLAB ENTREVISTA O PARCEIRO MICHAEL SULLIVAN NO PROGRAMA APRESENTADO PELO PRIMEIRO, MATADOR DE PASSARINHO, DO CANAL BRASIL. Por Alexandre Figueiredo Estranha a esquerda que exerce o protagonismo nos governos de Lula. Uma esquerda não apenas de perfil identitário, o que já causa estranheza, por importar um culturalismo próprio do Partido Democrata, sigla da direita moderada dos EUA. É uma esquerda que prefere apoiar alguns valores conservadores do que outros, mais progressistas, mas vistos erroneamente como "ultrapassados". Trata-se de uma esquerda que, no ideário marxista, se identifica com o perfil pequeno-burguês. Uma "esquerda" de professores, artistas ricos, celebridades, socialites, jornalistas da grande mídia, carregados de um juízo de valor que destoa das causas esquerdistas originais, por estar mais voltado a uma visão hierárquica que vê no povo pobre um bando de idiotas pueris. Essa esquerda está distante do esquerdismo tradicional que, em outros t

OS TATARANETOS DA GERAÇÃO DA REPÚBLICA VELHA

Por Alexandre Figueiredo O que faz a elite que apoia incondicionalmente o governo Lula e obtém hábitos estranhos, que vão desde falar "dialetos" em portinglês - como na frase "Troquei o meu boy  pelo meu dog " - até jogar comida fora depois de comer cinco garfadas de um almoço farto, ser comparável às velhas elites escravocratas, fisiológicas e golpistas do passado, incluindo a "cultura do cabresto" das elites da República Velha? Apesar do verniz de modernidade, progressismo e alegria, a elite que obteve o protagonismo no cenário sociocultural comandado pelo atual mandato de Lula - que sacrificou seus antigos princípios de esquerda preferindo artifícios como a política externa e o fisiologismo político para obter vantagens pessoais - , trata-se da mesma sociedade conservadora que tenta se repaginar apenas expurgando os radicais bolsonaristas, hoje "bodes expiatórios" de tudo de ruim que aconteceu na História do Brasil. A mediocrização cultural, a