Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio, 2009

IPHAN INICIA PARTICIPAÇÃO EM PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Evento aconteceu durante inauguração do novo campus da UFRB, em Cachoeira (BA). Na foto, um dos prédios do Quarteirão Leite Alves ainda em obras.

Por Alexandre Figueiredo

Durante a cerimônia de inauguração dos prédios restaurados que abrigam o campus da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), em Cachoeira (Bahia), no último dia 25, foi assinado um termo de cooperação técnica do IPHAN no Programa de Apoio à Extensão Universitária, um projeto promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Secretaria de Ensino Superior (SESU), órgão ligado ao Ministério. Nesta iniciativa, o governo disponibilizará R$ 1 milhão, de um total de R$ 19,2 milhões, para a investir na criação e no desenvolvimento de programas e projetos de extensão universitária destinados ao patrimônio cultural, de forma a auxiliar na preservação de valores culturais, conforme perspectivas já apresentadas pelo ProExt.

Estiveram presentes no evento o presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, os mi…

DIRETORIA DO IBRAM SERÁ EMPOSSADA NO DIA 11

Da Assessoria de Comunicação do IPHAN

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Cultura, Juca Ferreira, darão posse à diretoria do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), na próxima segunda feira, dia 11, às 17h, no Palácio do Itamaraty, em Brasília. A cerimônia contará com a presença do ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, do presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, e de autoridades do setor museológico e da área cultural.

O Ibram, a mais nova autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), coordenará as ações da Política Nacional de Museus e promoverá melhorias na gestão do setor museológico brasileiro. Além disso, o órgão tem como meta estabelecer um diálogo entre a área de museus e as artes visuais e criar instituições em municípios de pequeno porte, favelas, áreas quilombolas e indígenas.

Com apoio do setor, o projeto do instituto surgiu em 2003 com o intuito de pensar em uma estrutura capaz de gerir políticas públicas na área de museus…