Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Maio, 2007

GREVE MOSTRA O CAMINHO DE PEDRAS DO IPHAN E DO MINC

Por Alexandre Figueiredo

É muito ilustrativa a coincidência do ano de criação do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e a publicação do livro Caminho de pedras, da escritora Raquel de Queiroz. Os dois fatos são de 1937 e o SPHAN, que depois de tantas mudanças de siglas - que no entanto não correspondiam na mudança da estrutura geral da instituição, que sempre foi uma só - é hoje o atual IPHAN (Insituto, no lugar de Serviço), vive até hoje seu "caminho de pedras" na sua tarefa de preservar o imenso patrimônio cultural de nosso país, infelizmente subestimado.

Desde o dia 15 de maio de 2007 os servidores do IPHAN, assim como os de outros órgãos ligados ao Ministério da Cultura, entraram em greve prevista para terminar na época dos Jogos Panamericanos, dois meses depois. Os principais motivos são a luta pelo reajuste salarial e pela efetivação do novo plano de carreira prometido pelo Governo Federal. O plano de carreira e os reajustes foram prometidos pelo Gover…

MÚSICA CAIPIRA CORRE RISCO DE EXTINÇÃO

Por Alexandre Figueiredo

"As músicas sertanejas de hoje tiram o caipira da beira do córrego e o põem em cima da onda do mar. Com o tempo, ele afunda". Essa frase do cantor caipira Zé da Estrada, citada pelo jornalista José Hamilton Ribeiro na sua linguagem rural e aqui adaptada para a língua culta, mostra apenas um aspecto da crise da música caipira que há muito assola o país e que faz a música rural brasileira se tornar um gênero em extinção.

Falando assim, para os jovens de hoje, pode parecer estranho, porque o que eles entendem como "música caipira", ou mais especificamente, "música sertaneja" (um rótulo mais mercadológico para abrigar caipiras estereotipados e diluídos de hoje), está em alta e conquista até mesmo os públicos dos grandes condomínios de luxo das grandes capitais brasileiras. O filme Os Dois Filhos de Francisco, ficção cinematográfica de Breno Silveira baseado na vida da dupla Zezé Di Camargo & Luciano, tornou-se sucesso estrondoso, ap…