Pular para o conteúdo principal

IGREJA BAIANA É TOMBADA E IGREJA CARIOCA TEM PEÇAS DESCOBERTAS



Por Alexandre Figueiredo

Dois fatores envolvendo igrejas marcaram a primeira metade de outubro de 2007. Em Salvador, Bahia, houve o reconhecimento da Igreja da Vitória como Patrimônio Histórico pelo IPHAN, e no Rio de Janeiro a Igreja de Nossa Senhora do Carmo da antiga sé, localizada no Centro, revelou um acervo de obras do século XVI descobertas durante as obras de restauração, monitoradas pelo IPHAN.

A Igreja da Vitória, localizada no encontro do Corredor da Vitória com a Ladeira da Barra e a Rua da Graça, é transformada em patrimônio histórico no dia 09, meses depois de uma das casas do entorno, a Mansão Wildeberger, ter sido parcialmente destruída para a construção, sem a autorização do IPHAN, de um edifício residencial que foi suspensa por processo da Justiça Federal. É a terceira vez que o Conselho Consultivo do IPHAN aprecia o pedido de tombamento da Igreja, desta vez motivado por uma ação da Arquidiocese de Salvador para reformar a construção. A decisão do tombamento não se deu sem polêmica, porque a Arquidiocese e os proprietários da Mansão Wildeberger foram contra, alegando que a Igreja, tal como a área do Corredor da Vitória, está descaraterizada mediante tantas reformas e construções que fizeram desaparecer prédios e residências tradicionais.

A Igreja da Vitória é considerada a segunda igreja mais antiga do Brasil, sendo a primeira a Igreja do Outeiro da Glória, em Porto Seguro, também na Bahia. Foi construída pelos portugueses ainda no século XVI, e era localizada na área que deu origem ao núcleo inicial da cidade do Salvador, o Arraial do Pereira, correspondente às atuais áreas do Campo Grande, Corredor da Vitória e da Graça. Em 1910, a Igreja da Vitória foi reformada, adaptando seu prédio ao estilo arquitetônico neoclássico, numa época em que a arquitetura brasileira vivia a fase do ecletismo.

Sua fachada branca contém talhas, frisos, guirlandas e festões e nela encontra-se o frontão de concepção estética neoclássica, de formato triangular apoiado por colunas. As paredes são enfeitadas por pinturas mostrando as passagens da Paixão de Jesus Cristo. Quatro lápides situadas dentro da Igreja já foram inscritas pelo então SPHAN (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) no Livro de Tombo das Artes, já em 1938.

Com o tombamento da Igreja da Vitória pelo Conselho Consultivo do IPHAN, o Instituto pretende avaliar as condições de tombamento do entorno, visando normatizar os critérios para sua intervenção, diante da destruição de parte da mansão Wildeberger.

PEÇAS DO SÉCULO XVI

Enquanto isso, no Rio de Janeiro, os arqueólogos que estão envolvidos nas obras de recuperação da Igreja de Nossa Senhora do Carmo encontraram no dia 16 uma estrutura que talvez tenha sido de uma antiga paliçada, nome dado a um tapume feito com estacas fincadas em terra. A paliçada teria sido construída antes da fundação da cidade do Rio de Janeiro, em primeiro de janeiro de 2007.

O trabalho em andamento na Igreja inclui diversas disciplinas como arqueologia, engenharia e arquitetura, além dos processos de restauração e história. No local descoberto foram localizados um machado e vestígios de uma fogueira indígena, além de um ossário e outras fases de ocupação no lugar. Segundo pesquisas relacionadas ao assunto, o lugar passou por pelo menos cinco ocupações diferentes a partir do século XVI.

No local da antiga Sé, é realizada uma visita pública onde grupos de até quarenta pessoas podem conhecer o local e ver uma exposição educativa ali montada. Nela são mostrados os detalhes do processo de restauração, como a limpeza e a higienização das obras de arte, as várias etapas fundamentais para a recuperação da talha dourada do interior da igreja, a restauração de pinturas e douramentos e outras técnicas usadas. Os estudantes de escolas públicas têm prioridade na visita ao local, inclusive participando de oficina de colagem e pintura.

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo será o principal símbolo, no próximo ano, do bicentenário da visita da família real portuguesa ao Brasil. Foi em 1808 que a então capital do país, o Rio de Janeiro, em função da visita dos monarcas lusitanos, foi beneficiado por muitas transformações em sua vida urbana, principalmente no que se refere à educação e à arquitetura e paisagismo.

FONTES: IPHAN, FOLHA ON LINE, PORTAL I-BAHIA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A POLÊMICA DA HISTÓRIA DAS MENTALIDADES

Por Alexandre Figueiredo Recentemente, a mídia lançou mão da história das mentalidades para legitimar tendências e ídolos musicais de gosto bastante duvidoso. O "funk carioca", o pagode baiano, o forró-brega, o breganejo e outros fenômenos comerciais da música feita no Brasil sempre lançam mão de dados biográficos, de sentimentos, hábitos pessoais dos envolvidos, chegando ao ponto da ostentação da vida pessoal. Também são mostradas platéias, e se faz uma pretensa história sociológica de seus fãs. Fala-se até em "rituais" e as letras de duplo sentido - na maioria das vezes encomendada por executivos de gravadoras ou pelos empresários dos ídolos em questão - são atribuídas a uma suposta expressão da iniciação sexual dos jovens. Com essa exploração das mentalidades de ídolos duvidosos, cujo grande êxito na venda de discos, execução de rádios e apresentações lotadas é simétrico à qualidade musical, parece que a História das Mentalidades, que tomou conta da abordagem his

O RESSENTIMENTO "POSITIVO" DE UMA ESQUERDA FESTIVA E VIRA-LATA

ROGÉRIO SKYLAB ENTREVISTA O PARCEIRO MICHAEL SULLIVAN NO PROGRAMA APRESENTADO PELO PRIMEIRO, MATADOR DE PASSARINHO, DO CANAL BRASIL. Por Alexandre Figueiredo Estranha a esquerda que exerce o protagonismo nos governos de Lula. Uma esquerda não apenas de perfil identitário, o que já causa estranheza, por importar um culturalismo próprio do Partido Democrata, sigla da direita moderada dos EUA. É uma esquerda que prefere apoiar alguns valores conservadores do que outros, mais progressistas, mas vistos erroneamente como "ultrapassados". Trata-se de uma esquerda que, no ideário marxista, se identifica com o perfil pequeno-burguês. Uma "esquerda" de professores, artistas ricos, celebridades, socialites, jornalistas da grande mídia, carregados de um juízo de valor que destoa das causas esquerdistas originais, por estar mais voltado a uma visão hierárquica que vê no povo pobre um bando de idiotas pueris. Essa esquerda está distante do esquerdismo tradicional que, em outros t

OS TATARANETOS DA GERAÇÃO DA REPÚBLICA VELHA

Por Alexandre Figueiredo O que faz a elite que apoia incondicionalmente o governo Lula e obtém hábitos estranhos, que vão desde falar "dialetos" em portinglês - como na frase "Troquei o meu boy  pelo meu dog " - até jogar comida fora depois de comer cinco garfadas de um almoço farto, ser comparável às velhas elites escravocratas, fisiológicas e golpistas do passado, incluindo a "cultura do cabresto" das elites da República Velha? Apesar do verniz de modernidade, progressismo e alegria, a elite que obteve o protagonismo no cenário sociocultural comandado pelo atual mandato de Lula - que sacrificou seus antigos princípios de esquerda preferindo artifícios como a política externa e o fisiologismo político para obter vantagens pessoais - , trata-se da mesma sociedade conservadora que tenta se repaginar apenas expurgando os radicais bolsonaristas, hoje "bodes expiatórios" de tudo de ruim que aconteceu na História do Brasil. A mediocrização cultural, a