Pular para o conteúdo principal

IPHAN CRIA GRUPO DE TRABALHO E INICIA REUNIÃO DO CONSELHO CONSULTIVO



Por Alexandre Figueiredo

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional iniciou suas atividades em 2012 avaliando os tombamentos do Centro Histórico de Manaus, no Amazonas, de Oiras e Piracuruca, no Piauí e de Antonina, no Paraná. A instituição também criou um grupo permanente de trabalho dedicada aos recursos genéticos existentes no Brasil.

Além disso, o Conselho Consultivo do IPHAN elabora o registro como Patrimônio Cultural do Ofício e dos Modos de Fazer a atividade de produção das Bonecas Karajá, proposta feita pelas tribos indígenas que vivem nas aldeias Buridina e Bdè-Burè, localizadas em Aruanã, na cidade de Goiás (GO), e nas aldeias Santa Isabel do Morro, Watau e Werebia, localizadas na Ilha do Bananal no Estado de Tocantins, com o apoio dos membros das aldeias Buridina, Bdè-Burè e Santa Isabel do Morro.

A produção de bonecas Karajá, além de expressar o imaginário infantil das populações indígenas, é fonte de renda para suas famílias, e servem também como expressão de socialização das crianças nas tribos.

Os projetos de tombamento envolvem, em Manaus, o trecho localizado entre a orla do Rio Negro e o entorno do Teatro Amazonas, trechos marcados pela sua concepção arquitetônica e pelo cotidiano social movimentado, principalmente durante o ciclo da borracha, entre 1890 e 1910.

Em Piauí, cidade colonizada a partir do interior e não do litoral, devido às condições problemáticas de navegação - e o que fez ter uma capital fora do litoral, Teresina - , a ênfase está na importância histórica das cidades de Oeiras e Piracuruca neste processo de colonização e desenvolvimento social do Estado.

O tombamento irá articular a política patrimonial das duas cidades com a já formada Parnaíba, e Teresina também terá bens tombados, como o antigo Pátio Ferroviário e a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes. Também está previsto o registro da Arte Santeira em madeira do Piauí e da Cajuína, como patrimônios imateriais do Piauí.

Quanto à Antonina e, por conseguinte, por outra cidade litorânea vizinha, Paranaguá, a ênfase está na importância do litoral paranaense na economia portuária brasileira, e Antonina terá seu centro histórico tombado, incluindo a área remanescente das antigas Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, que movimentaram a economia da região.

Enquanto isso, foi formado um grupo de trabalho permanente, no IPHAN, para tratar dos procedimentos e da realização de atividades decorrentes do credenciamento do instituto junto ao Conselho de Gestão do Patrimônio Genético – CGEN/Departamento do Patrimônio Genético – DPG/Secretaria de Biodiversidade e Florestas – SBF/MMA – conforme a Deliberação nº 279/2011, do Ministério do Meio Ambiente.

A medida permitirá maior agilidade e integração, entre os técnicos do IPHAN e a comunidade científica, para a realização de pesquisa científica que envolve conhecimentos tradicionais vinculados aos recursos genéticos, que também fazem parte do patrimônio cultural brasileiro.

FONTE: IPHAN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A POLÊMICA DA HISTÓRIA DAS MENTALIDADES

Por Alexandre Figueiredo Recentemente, a mídia lançou mão da história das mentalidades para legitimar tendências e ídolos musicais de gosto bastante duvidoso. O "funk carioca", o pagode baiano, o forró-brega, o breganejo e outros fenômenos comerciais da música feita no Brasil sempre lançam mão de dados biográficos, de sentimentos, hábitos pessoais dos envolvidos, chegando ao ponto da ostentação da vida pessoal. Também são mostradas platéias, e se faz uma pretensa história sociológica de seus fãs. Fala-se até em "rituais" e as letras de duplo sentido - na maioria das vezes encomendada por executivos de gravadoras ou pelos empresários dos ídolos em questão - são atribuídas a uma suposta expressão da iniciação sexual dos jovens. Com essa exploração das mentalidades de ídolos duvidosos, cujo grande êxito na venda de discos, execução de rádios e apresentações lotadas é simétrico à qualidade musical, parece que a História das Mentalidades, que tomou conta da abordagem his

O RESSENTIMENTO "POSITIVO" DE UMA ESQUERDA FESTIVA E VIRA-LATA

ROGÉRIO SKYLAB ENTREVISTA O PARCEIRO MICHAEL SULLIVAN NO PROGRAMA APRESENTADO PELO PRIMEIRO, MATADOR DE PASSARINHO, DO CANAL BRASIL. Por Alexandre Figueiredo Estranha a esquerda que exerce o protagonismo nos governos de Lula. Uma esquerda não apenas de perfil identitário, o que já causa estranheza, por importar um culturalismo próprio do Partido Democrata, sigla da direita moderada dos EUA. É uma esquerda que prefere apoiar alguns valores conservadores do que outros, mais progressistas, mas vistos erroneamente como "ultrapassados". Trata-se de uma esquerda que, no ideário marxista, se identifica com o perfil pequeno-burguês. Uma "esquerda" de professores, artistas ricos, celebridades, socialites, jornalistas da grande mídia, carregados de um juízo de valor que destoa das causas esquerdistas originais, por estar mais voltado a uma visão hierárquica que vê no povo pobre um bando de idiotas pueris. Essa esquerda está distante do esquerdismo tradicional que, em outros t

OS TATARANETOS DA GERAÇÃO DA REPÚBLICA VELHA

Por Alexandre Figueiredo O que faz a elite que apoia incondicionalmente o governo Lula e obtém hábitos estranhos, que vão desde falar "dialetos" em portinglês - como na frase "Troquei o meu boy  pelo meu dog " - até jogar comida fora depois de comer cinco garfadas de um almoço farto, ser comparável às velhas elites escravocratas, fisiológicas e golpistas do passado, incluindo a "cultura do cabresto" das elites da República Velha? Apesar do verniz de modernidade, progressismo e alegria, a elite que obteve o protagonismo no cenário sociocultural comandado pelo atual mandato de Lula - que sacrificou seus antigos princípios de esquerda preferindo artifícios como a política externa e o fisiologismo político para obter vantagens pessoais - , trata-se da mesma sociedade conservadora que tenta se repaginar apenas expurgando os radicais bolsonaristas, hoje "bodes expiatórios" de tudo de ruim que aconteceu na História do Brasil. A mediocrização cultural, a