Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro, 2011

MINISTÉRIO DA CULTURA LIBERA VERBA EMERGENCIAL PARA GOIÁS VELHO

Por Alexandre Figueiredo

Foi anunciado na semana passada, pela ministra da Cultura, Ana de Hollanda, o envio de recursos financeiros na ordem de R$ 500 mil para ações de recuperação no patrimônio histórico de Goiás Velho, cidade castigada pelas chuvas neste mês.

Ana e o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Luiz Fernando de Almeida, receberam um relatório sobre os danos provocados pela chuva, no centro histórico da antiga capital goiana. A ministra havia visitado a cidade para conhecer a situação.

A ocorrência da chuva fez o Rio Vermelho, que passa pelo município, transbordar, o que causou sérios danos em várias casas no local. Duas delas foram totalmente danificadas. Pontes foram destruídas. 42 dos 800 imóveis tombados da cidade sofreram danos. As duas casas perdidas fazem parte desse acervo arquitetônico. Outras dez pontes estão ameaçadas e 123 famílias estão desabrigadas.

Uma das pontes destruídas está localizada próximo ao museu que havia sido r…

IPHAN LANÇA EDITAIS NA ÁREA DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO

UM DOS EDITAIS É RELACIONADO AO PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM PATRIMÔNIO (PEP).

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional lançou dois editais da área de pesquisa e documentação:

6º Edital de Seleção do Programa de Especialização em Patrimônio (PEP).
Este Programa de bolsas destina-se a profissionais recém-graduados em diversas áreas do conhecimento, para sua especialização no campo da preservação do patrimônio cultural durante 2 anos. Os candidatos selecionados serão especializados por meio de sua integração nas unidades do Iphan, distribuídos conforme tabelas do 6º Edital do PEP, disponível no Portal do Iphan: www.iphan.gov.br. As inscrições estão abertas até o dia 4 de março de 2011 e as atividades do Programa terão início em 1º de agosto de 2011.

2º Edital de Seleção de Pesquisas sobre a Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil.
A seleção visa ao apoio e fomento de pesquisas nessa área do conhecimento por meio da concessão de bolsas a pesquisadores pós-graduados. O ob…