RIO GRANDE DO SUL SEDIA ENCONTRO DE EDUCAÇÃO E PATRIMÔNIO CULTURAL



Por Alexandre Figueiredo

Será realizado no próximo mês, em Porto Alegre, o Encontro de Educação e Patrimônio Cultural: estratégias para o desenvolvimento de cidades, no Auditório Um da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS.

No evento, acontecerão conferências e debates que relacionam a evolução das cidades no seu dia-a-dia e a influência que essas transformações, dos mais diversos aspectos, exerce sobre o patrimônio cultural. Diante desse quadro, como a Educação pode contribuir para o desenvolvimento de uma consciência patrimonial na sociedade.

O tema torna-se crescente na sociedade moderna, na medida em que se deve avaliar o significado do patrimônio cultural diante de desafios, dilemas e mesmo dificuldades trazidas por diversas situações. A vida urbana se transforma, novos significados surgem e o patrimônio cultural e histórico de um lugar ou de um grupo social se insere nesse contexto onde a Educação é um instrumento para que se informe da necessidade de valorizá-lo, explicando sua importância histórica respectiva.

O evento é promovido pelo Departamento de Educação Patrimonial da Secretaria do Patrimônio Histórico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, do Grupo de Estudos em Memória, Museus e Patrimônio - GEMMUS, da UFRGS.

Destinado a representantes de órgãos públicos, pesquisadores, profissionais e estudantes, o encontro visa estimular as discussões que efetivem, na sociedade, a valorização do Patrimônio Cultural como meio sustentável.

O encontro será nos dias 03 e 04 de novembro. A taxa de inscrição, relativa ao Certificado de Extensão, é de R$ 4. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail educacaopatrimonial@sph.ufrgs.br ou pelo telefone (51) 3308 4217.

FONTE: IPHAN.

Comentários