Pular para o conteúdo principal

UNESCO ANALISA CANDIDATURA DO RIO DE JANEIRO PARA PATRIMÔNIO MUNDIAL



Por Alexandre Figueiredo

A três anos da Copa do Mundo do Brasil e a cinco das Olimpíadas, o Rio de Janeiro já conta com um dossiê nas mãos dos analistas do Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO, com sede em Paris, desde o final de janeiro último.

Foi decidido que o processo de inclusão da capital fluminense na lista de Patrimônios Mundiais da Humanidade esteja na pauta da 36ª Sessão do Centro do Patrimônio Mundial, que acontecerá em 2012.

A elaboração da proposta foi coordenada pelos técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com a participação do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), ligado ao Governo do Rio de Janeiro, da Prefeitura do Rio de Janeiro, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Fundação Roberto Marinho.

A cidade do Rio de Janeiro, com sua história mundialmente reconhecida, é uma das cidades brasileiras mais famosas do mundo. Seus diversos pontos turísticos são associados à paisagem ambiental, como o Pão de Açúcar, na Urca, e o Cristo Redentor, localizado no Morro do Corcovado. Há também as belas praias de Copacabana, Ipanema e Leblon, além da Floresta da Tijuca, como pontos turísticos que associam ecologia, turismo e lazer.

A UNESCO definiu o conceito de paisagem cultural em 1992, tornando-se um novo tipo de abordagem de bens culturais, de acordo com a Convenção de 1972, realizada em Estocolmo, que instituiu a lista de Patrimônio Mundial.

Atualmente, os sítios que mundialmente são reconhecidos como paisagens culturais estão relacionados às áreas rurais, aos tradicionais sistemas agrícolas, aos jardins históricos e outros locais de cunho simbólico, religioso e afetivo de suas populações.

O reconhecimento do Rio de Janeiro culminará numa visão nova na abordagem das paisagens culturais do planeta. Isso se deve porque a cidade será a primeira paisagem urbana a se inscrever na Lista do Patrimônio Mundial.

O Brasil possui hoje 18 bens culturais na lista de 911 bens reconhecidos pela UNESCO. Os bens naturais são: Parque Nacional do Iguaçu, Paraná (1986); Costa do Descobrimento, Bahia e Espírito Santo (1997); Parque Nacional Serra da Capivara, Piauí (1998); Reserva Mata Atlântica, São Paulo e Paraná (1999); Parque Nacional do Jaú, Amazonas (2000); Pantanal Mato-grossense, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (2000); Reservas do Cerrado: Parque Nacional dos Veadeiros e das Emas, Goiás (2001); e Parque Nacional de Fernando de Noronha, Pernambuco (2001).

Por sua vez, Já os bens culturais reconhecidos são: Conjunto Arquitetônico e Urbanístico de Ouro Preto, Minas Gerais (1980); Centro Histórico de Olinda, Pernambuco (1982); Ruínas de São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul (1983); Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, Minas (1985); Centro Histórico de Salvador, Bahia (1985); Conjunto Urbanístico de Brasília, Distrito Federal (1987); Centro Histórico de São Luís, Maranhão (1997); Centro Histórico de Diamantina, Minas (1999); e Centro Histórico de Goiás, Goiás (2001).

Fonte: IPHAN.

Comentários

Planeta Laranja disse…
O curioso é que será um patrimônio manco, perneta, já que a diversidade de pinturas dos ônibus era um patrimônio que o prefeito teve o "cuidado" de extinguir.

Deveriam ter tombado a diversidade de pinturas dos ônibus do RJ.

Postagens mais visitadas deste blog

A POLÊMICA DA HISTÓRIA DAS MENTALIDADES

Por Alexandre Figueiredo Recentemente, a mídia lançou mão da história das mentalidades para legitimar tendências e ídolos musicais de gosto bastante duvidoso. O "funk carioca", o pagode baiano, o forró-brega, o breganejo e outros fenômenos comerciais da música feita no Brasil sempre lançam mão de dados biográficos, de sentimentos, hábitos pessoais dos envolvidos, chegando ao ponto da ostentação da vida pessoal. Também são mostradas platéias, e se faz uma pretensa história sociológica de seus fãs. Fala-se até em "rituais" e as letras de duplo sentido - na maioria das vezes encomendada por executivos de gravadoras ou pelos empresários dos ídolos em questão - são atribuídas a uma suposta expressão da iniciação sexual dos jovens. Com essa exploração das mentalidades de ídolos duvidosos, cujo grande êxito na venda de discos, execução de rádios e apresentações lotadas é simétrico à qualidade musical, parece que a História das Mentalidades, que tomou conta da abordagem his

O RESSENTIMENTO "POSITIVO" DE UMA ESQUERDA FESTIVA E VIRA-LATA

ROGÉRIO SKYLAB ENTREVISTA O PARCEIRO MICHAEL SULLIVAN NO PROGRAMA APRESENTADO PELO PRIMEIRO, MATADOR DE PASSARINHO, DO CANAL BRASIL. Por Alexandre Figueiredo Estranha a esquerda que exerce o protagonismo nos governos de Lula. Uma esquerda não apenas de perfil identitário, o que já causa estranheza, por importar um culturalismo próprio do Partido Democrata, sigla da direita moderada dos EUA. É uma esquerda que prefere apoiar alguns valores conservadores do que outros, mais progressistas, mas vistos erroneamente como "ultrapassados". Trata-se de uma esquerda que, no ideário marxista, se identifica com o perfil pequeno-burguês. Uma "esquerda" de professores, artistas ricos, celebridades, socialites, jornalistas da grande mídia, carregados de um juízo de valor que destoa das causas esquerdistas originais, por estar mais voltado a uma visão hierárquica que vê no povo pobre um bando de idiotas pueris. Essa esquerda está distante do esquerdismo tradicional que, em outros t

OS TATARANETOS DA GERAÇÃO DA REPÚBLICA VELHA

Por Alexandre Figueiredo O que faz a elite que apoia incondicionalmente o governo Lula e obtém hábitos estranhos, que vão desde falar "dialetos" em portinglês - como na frase "Troquei o meu boy  pelo meu dog " - até jogar comida fora depois de comer cinco garfadas de um almoço farto, ser comparável às velhas elites escravocratas, fisiológicas e golpistas do passado, incluindo a "cultura do cabresto" das elites da República Velha? Apesar do verniz de modernidade, progressismo e alegria, a elite que obteve o protagonismo no cenário sociocultural comandado pelo atual mandato de Lula - que sacrificou seus antigos princípios de esquerda preferindo artifícios como a política externa e o fisiologismo político para obter vantagens pessoais - , trata-se da mesma sociedade conservadora que tenta se repaginar apenas expurgando os radicais bolsonaristas, hoje "bodes expiatórios" de tudo de ruim que aconteceu na História do Brasil. A mediocrização cultural, a