Pular para o conteúdo principal

POPULAÇÃO ACOMPANHA RECUPERAÇÃO DE SÃO LUIZ DO PARAITINGA



Por Alexandre Figueiredo

Já foi divulgado o projeto de recuperação da cidade de São Luiz do Paraitinga, localizado no lado paulista do Vale do Paraíba, atividade que conta com a participação de técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A cidade tinha sido em boa parte destruída por causa das fortes chuvas que alagaram o município, em janeiro deste ano.

No último dia 01º, uma audiência pública foi feita entre os altares da Igreja Matriz que foram resgatados dos escombros, anunciando o plano de reconstrução da mesma igreja, além da Igreja das Mercês, e de recuperação da Igreja do Rosário.

A audiência foi organizada pela Prefeitura de São Luiz do Paraitinga e contou com a participação de representantes do IPHAN, do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo), da Diocese de Taubaté e da construtora Biapó, responsável pelas obras.

O arquiteto do IPHAN Antônio Gameiro, autor do projeto de reconstrução da Igreja das Mercês, afirma que os bens danificados foram recuperados e serão reaproveitados. "Tudo o que ruiu está lá. Foi recuperado, limpo e tratado. Tudo será reaproveitado para poder voltar ao seu lugar", diz.

As obras de reconstrução da Igreja da Matriz tem o projeto elaborado pelos técnicos da Diocese de Taubaté, e serão financiadas pelo governo do Estado de São Paulo. A capela das Mercês, por sua vez, tem sua reconstrução elaborada pelo IPHAN, que também realizará os trabalhos.

A Igreja do Rosário, que não foi seriamente destruída pela enchente, já passa por obras de emergência, num esforço de cronograma que permita que a igreja esteja pronta para receber o público já no período de Natal. Obras de recuperação do telhado e outras intervenções em sua estrutura são financiadas pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), em parceria com o IPHAN e o Instituto Elpídio dos Santos. O IPHAN também pretende restaurar as pinturas nas partes externa e interna da Igreja do Rosário.

O IPHAN montou estruturas de proteção das ruínas das igrejas da Matriz e das Mercês que recompõem o volume dos bens que foram danificados pelas chuvas. As coberturas garantirão a proteção durante os trabalhos de reconstrução, e permitirão também a restituição da paisagem urbana na área. No local, um canteiro localizado na Igreja da Matriz será aberto para visitas monitoradas, para ver todas as peças que foram resgatadas dos escombros.

Para a capela de Nossa Senhora das Mercês, o projeto de reconstrução elaborado por Antônio Gameiro se baseou em extensa documentação gráfica, fotográfica e audiovisual, há muito tempo produzida pelo IPHAN. A pesquisa de plantas, cortes e estudos sobre a igreja servirão para orientar os procedimentos de reconstrução da capela, respeitando os aspectos arquitetônicos originais.

A igreja foi a primeira construída em São Luiz do Paraitinga, na última década do século XVIII, quando a cidade passava por uma série de transformações de ordem econômica e social, mudanças que eram lentas e graduais, mas contínuas.

Os projetos de reconstrução das igrejas estão em fase final de elaboração e perto de serem aprovadas, havendo a expectativa de que as obras tenham início ainda neste ano. As obras de reconstrução da Igreja da Matriz estão previstas para durarem dois anos e a reconstrução da capela das Mercês está prevista para terminar no final do próximo ano.

FONTE: IPHAN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A POLÊMICA DA HISTÓRIA DAS MENTALIDADES

Por Alexandre Figueiredo Recentemente, a mídia lançou mão da história das mentalidades para legitimar tendências e ídolos musicais de gosto bastante duvidoso. O "funk carioca", o pagode baiano, o forró-brega, o breganejo e outros fenômenos comerciais da música feita no Brasil sempre lançam mão de dados biográficos, de sentimentos, hábitos pessoais dos envolvidos, chegando ao ponto da ostentação da vida pessoal. Também são mostradas platéias, e se faz uma pretensa história sociológica de seus fãs. Fala-se até em "rituais" e as letras de duplo sentido - na maioria das vezes encomendada por executivos de gravadoras ou pelos empresários dos ídolos em questão - são atribuídas a uma suposta expressão da iniciação sexual dos jovens. Com essa exploração das mentalidades de ídolos duvidosos, cujo grande êxito na venda de discos, execução de rádios e apresentações lotadas é simétrico à qualidade musical, parece que a História das Mentalidades, que tomou conta da abordagem his

O RESSENTIMENTO "POSITIVO" DE UMA ESQUERDA FESTIVA E VIRA-LATA

ROGÉRIO SKYLAB ENTREVISTA O PARCEIRO MICHAEL SULLIVAN NO PROGRAMA APRESENTADO PELO PRIMEIRO, MATADOR DE PASSARINHO, DO CANAL BRASIL. Por Alexandre Figueiredo Estranha a esquerda que exerce o protagonismo nos governos de Lula. Uma esquerda não apenas de perfil identitário, o que já causa estranheza, por importar um culturalismo próprio do Partido Democrata, sigla da direita moderada dos EUA. É uma esquerda que prefere apoiar alguns valores conservadores do que outros, mais progressistas, mas vistos erroneamente como "ultrapassados". Trata-se de uma esquerda que, no ideário marxista, se identifica com o perfil pequeno-burguês. Uma "esquerda" de professores, artistas ricos, celebridades, socialites, jornalistas da grande mídia, carregados de um juízo de valor que destoa das causas esquerdistas originais, por estar mais voltado a uma visão hierárquica que vê no povo pobre um bando de idiotas pueris. Essa esquerda está distante do esquerdismo tradicional que, em outros t

OS TATARANETOS DA GERAÇÃO DA REPÚBLICA VELHA

Por Alexandre Figueiredo O que faz a elite que apoia incondicionalmente o governo Lula e obtém hábitos estranhos, que vão desde falar "dialetos" em portinglês - como na frase "Troquei o meu boy  pelo meu dog " - até jogar comida fora depois de comer cinco garfadas de um almoço farto, ser comparável às velhas elites escravocratas, fisiológicas e golpistas do passado, incluindo a "cultura do cabresto" das elites da República Velha? Apesar do verniz de modernidade, progressismo e alegria, a elite que obteve o protagonismo no cenário sociocultural comandado pelo atual mandato de Lula - que sacrificou seus antigos princípios de esquerda preferindo artifícios como a política externa e o fisiologismo político para obter vantagens pessoais - , trata-se da mesma sociedade conservadora que tenta se repaginar apenas expurgando os radicais bolsonaristas, hoje "bodes expiatórios" de tudo de ruim que aconteceu na História do Brasil. A mediocrização cultural, a