Pular para o conteúdo principal

GOVERNO FEDERAL LANÇA O PAC DAS CIDADES HISTÓRICAS



Por Alexandre Figueiredo

O presidente Luís Inácio Lula da Silva lançou, na última quarta-feira (21), em Ouro Preto (MG), o Plano de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas. O plano governamental é uma iniciativa da Casa Civil, em parceria com o Ministério da cultura, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), dos ministérios da Educação, do Turismo e das Cidades, além da Petrobrás, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste do Brasil.

O PAC Cidades Históricas é um fruto das experiências conjuntas do IPHAN com o Programa Monumenta, destinado à recuperação do patrimônio cultural urbano brasileiro, executado pelo Ministério da Cultura e financiado pelo BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento. Hoje ligado ao IPHAN, o Programa Monumenta já era presidido por Luiz Fernando de Almeida antes dele assumir o comando do IPHAN.

A cerimônia foi realizada na Praça Tiradentes, na histórica cidade mineira. Segundo o ministro da Cultura, Juca Ferreira, a escolha do local para o lançamento do PAC Cidades Históricas se deve porque, há quase 80 anos, o então presidente Getúlio Vargas declarou a cidade Patrimônio Cultural Brasileiro e, desde então, ela tem sido o marco na luta pela defesa e da preservação patrimonial. Em 1934, antes da criação do SPHAN (sigla original do IPHAN), Ouro Preto foi a primeira cidade transformada em patrimônio cultural.

Esta iniciativa entra em implantação ainda este ano e consiste no investimento de R$ 140 milhões nas cidades históricas, em tarefas como o embutimento de fiação elétrica, requalificação urbanística, restauração e conservação de monumentos históricos e também obras de contenção de encostas para evitar riscos para o patrimônio brasileiro. O programa de recuperação dos patrimônios históricos conta também com a participação dos governos estaduais e das prefeituras, além de órgãos e empresas estaduais interessados em investir nas obras.

Na primeira etapa do plano, as cidades que receberão os primeiros investimentos são as seguintes: Marechal Deodoro, Penedo e Piranhas, em Alagoas; Cachoeira, Cairu e Salvador, na Bahia; Icó, Sobral e Viçosa, no Ceará; Pirenópolis, em Goiás; São Luís, no Maranhão; Belo Horizonte, Diamantina, Ouro Preto e São João del Rei, em Minas Gerais; Corumbá, no Mato Grosso do Sul; Belém, no Pará; Areia e João Pessoa, na Paraíba; Olinda, Recife e Serinhaém, em Pernambuco; Parnaíba e Pedro II, no Piauí; Rio de Janeiro; Natal, no Rio Grande do Norte; Jaguarao e Piratini, no Rio Grande do Sul; Laguna e São Francisco do Sul, em Santa Catarina; Santos, em São Paulo; e São Cristóvão, em Sergipe.

São inicialmente 32 cidades em 17 Estados, de um total de 173 localizadas em todos os Estados brasileiros. De acordo com o presidente do IPHAN, Luiz Fernando de Almeida, “o grande diferencial do programa é a requalificação urbana das cidades, com investimentos não só nos imóveis, mas também na qualidade de vida dessas cidades. As pessoas identificam ações de patrimônio através da recuperação do imóvel tombado; agora, a visão do patrimônio é investir na qualidade urbana, na qualidade de vida do cidadão, sendo um vetor de desenvolvimento".

A partir de 2010, novos investimentos serão destinados para outras cidades. O plano será efetivado anualmente, e os recursos serão destinados de acordo com os Planos de Ação elaborados pelas cidades históricas. Esses planos são uma ação conjunta entre os vários segmentos da sociedade e os governantes municipais, estaduais e federais, que até o final de 2009 estarão concluídos, servindo de orientação estratégica para medidas de recuperação, conservação e outras atividades em prol do patrimônio histórico e artístico do país.

Os objetivos divulgados pelo Plano de Aceleração do Crescimento para as Cidades Históricas são os seguintes:

1. Promover a requalificação urbanística dos sítios históricos e estimular usos que promovam o desenvolvimento econômico, social e cultural – que inclui ações de embutimento de fiação elétrica aérea, recuperação de espaços públicos com acessibilidade universal, instalação de mobiliário urbano e sinalização, iluminação de destaque e instalação de internet sem fio.

2. Investir na infra-estrutura urbana e social – o que vai permitir a inclusão das cidades históricas e seu entorno nas ações da Agenda Social do governo federal;

3. Financiamento para recuperação de imóveis privados subutilizados ou degradados;

4. Recuperação de monumentos e imóveis públicos – que inclui a readequação de uso para abrigar universidades, escolas, bibliotecas, museus e outros espaços públicos;

5. Fomento às cadeias produtivas locais – que prevê apoio à estruturação de atividades produtivas, especialmente as atividades tradicionais;

6. Promoção nacional e internacional do patrimônio cultural representado pelas cidades históricas a partir do viés do turismo.

PAC CIDADES HISTÓRICAS EM NÚMEROS

R$ 140 milhões de investimento em 2009

32 cidades históricas atendidas na primeira etapa do projeto, iniciada em 2009

173 cidades históricas poderão ser beneficiadas

Metas para os três primeiros anos:

?Financiamento da recuperação de 5.200 imóveis privados

Recuperação de 200 monumentos e imóveis públicos

Apoio a atividades produtivas e a atividades econômicas

Perfil das cidades históricas:

Todas as 27 capitais brasileiras

?9 cidades são patrimônios da humanidade

Todas as cidades que vão receber os jogos da Copa do Mundo de 2014

30% fazem parte dos Territórios da Cidadania

40 cidades integram a lista dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional

18 delas fazem parte dos Projetos de Revitalização e Integração da Bacia do Rio São Francisco

FONTE: IPHAN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A POLÊMICA DA HISTÓRIA DAS MENTALIDADES

Por Alexandre Figueiredo Recentemente, a mídia lançou mão da história das mentalidades para legitimar tendências e ídolos musicais de gosto bastante duvidoso. O "funk carioca", o pagode baiano, o forró-brega, o breganejo e outros fenômenos comerciais da música feita no Brasil sempre lançam mão de dados biográficos, de sentimentos, hábitos pessoais dos envolvidos, chegando ao ponto da ostentação da vida pessoal. Também são mostradas platéias, e se faz uma pretensa história sociológica de seus fãs. Fala-se até em "rituais" e as letras de duplo sentido - na maioria das vezes encomendada por executivos de gravadoras ou pelos empresários dos ídolos em questão - são atribuídas a uma suposta expressão da iniciação sexual dos jovens. Com essa exploração das mentalidades de ídolos duvidosos, cujo grande êxito na venda de discos, execução de rádios e apresentações lotadas é simétrico à qualidade musical, parece que a História das Mentalidades, que tomou conta da abordagem his

O RESSENTIMENTO "POSITIVO" DE UMA ESQUERDA FESTIVA E VIRA-LATA

ROGÉRIO SKYLAB ENTREVISTA O PARCEIRO MICHAEL SULLIVAN NO PROGRAMA APRESENTADO PELO PRIMEIRO, MATADOR DE PASSARINHO, DO CANAL BRASIL. Por Alexandre Figueiredo Estranha a esquerda que exerce o protagonismo nos governos de Lula. Uma esquerda não apenas de perfil identitário, o que já causa estranheza, por importar um culturalismo próprio do Partido Democrata, sigla da direita moderada dos EUA. É uma esquerda que prefere apoiar alguns valores conservadores do que outros, mais progressistas, mas vistos erroneamente como "ultrapassados". Trata-se de uma esquerda que, no ideário marxista, se identifica com o perfil pequeno-burguês. Uma "esquerda" de professores, artistas ricos, celebridades, socialites, jornalistas da grande mídia, carregados de um juízo de valor que destoa das causas esquerdistas originais, por estar mais voltado a uma visão hierárquica que vê no povo pobre um bando de idiotas pueris. Essa esquerda está distante do esquerdismo tradicional que, em outros t

OS TATARANETOS DA GERAÇÃO DA REPÚBLICA VELHA

Por Alexandre Figueiredo O que faz a elite que apoia incondicionalmente o governo Lula e obtém hábitos estranhos, que vão desde falar "dialetos" em portinglês - como na frase "Troquei o meu boy  pelo meu dog " - até jogar comida fora depois de comer cinco garfadas de um almoço farto, ser comparável às velhas elites escravocratas, fisiológicas e golpistas do passado, incluindo a "cultura do cabresto" das elites da República Velha? Apesar do verniz de modernidade, progressismo e alegria, a elite que obteve o protagonismo no cenário sociocultural comandado pelo atual mandato de Lula - que sacrificou seus antigos princípios de esquerda preferindo artifícios como a política externa e o fisiologismo político para obter vantagens pessoais - , trata-se da mesma sociedade conservadora que tenta se repaginar apenas expurgando os radicais bolsonaristas, hoje "bodes expiatórios" de tudo de ruim que aconteceu na História do Brasil. A mediocrização cultural, a