PREFEITURA DO RIO DÁ INÍCIO ÀS OBRAS NA PRAÇA MAUÁ



Por Alexandre Figueiredo

A Prefeitura do Rio de Janeiro anuncia que dará início, hoje, às obras de recuperação e modernização do pier da Praça Mauá, localizado entre o centro e a Zona Portuária, uma reforma que faz parte do projeto de revitalização da área, que envolve um dos principais acessos ao Rio de Janeiro, seja pela via marítima, seja pela Avenida Rodrigues Alves, por sua vez um acesso para várias rodovias como a Av. Brasil e a Ponte Rio-Niterói.

A Praça Mauá surgiu como uma antiga praia, a Praia de Nossa Senhora, popularmente conhecida como Prainha. Sua atual estrutura data de 100 anos atrás, pois foi em 1910 a construção do Porto do Rio de Janeiro, para permitir o atracamento de grandes embarcações.

Atualmente o lugar é um descampado, e a área limita-se a ser um reduto de boemia e prostituição, sendo no entanto um lugar bastante arriscado devido à criminalidade motivada sobretudo pelas drogas.

O pier é a segunda obra a ser iniciada dentro de um conjunto de intervenções urbanísticas a serem feitos na região nos próximos anos, através da realização do projeto Porto Maraviha, que foi lançado em junho último e que prevê investimentos no valor de R$ 200 milhões.

A área do novo parque será de aproximadamente 30 mil metros quadrados, e neles serão instalados quiosques, restaurantes, banheiros públicos, anfiteatro ao ar livre, lâmina d’água, espaço multiuso e estacionamento. O custo das obras foi calculado em R$ 26,8 milhões e o prazo de execução do trabalho será de um ano.

A primeira ação do Projeto Maravilha já está em andamento. A construção de uma alça rodoviária na Avenida Brasil pretende resolver o problema do tráfego intenso de caminhões resultante da atividade portuária.

FONTES: Prefeitura do Rio de Janeiro, Blog Marcílio.Com

Comentários