Pular para o conteúdo principal

"FUNK CARIOCA" NÃO PODE SER CONSIDERADO PATRIMÔNIO CULTURAL



Por Alexandre Figueiredo

Nos últimos meses, está em tramitação no Congresso Nacional o Projeto-Lei 4124/08, de autoria do deputado Chico Alencar (PSOL-RJ), que prevê a transformação do "funk carioca" em "patrimônio cultural da humanidade". Com esta proposta do Legislativo - há também outra proposta estadual, no Rio de Janeiro, neste mesmo sentido, de autoria dos deputados Wagner Montes e Marcelo Freixo, o Projeto-Lei 1671/08 - , o "funk" chegou ao ponto máximo de sua campanha retórica "socializante" para seduzir o grande público.

Alega o deputado Chico Alencar que o projeto permitirá a proteção artística dos intérpretes, produtores e organizadores do "funk", além de estimular a aplicação de recursos financeiros para a realização e efetivação de atividades ligadas ao gênero. Só que o projeto, na aparência muito bem intencionado, é dotado de vários equívocos, a partir do próprio estilo, o "funk", já descrito aqui, e da proposta de Chico, que é precipitada.

Segundo os críticos do "funk", o projeto de Chico Alencar é uma manifestação de demagogia e de oportunismo, como afirma o blog de Vicente Fonseca, um dos mais vistos sobre o tema. O ritmo é considerado muito recente para receber um tratamento desta grandeza, uma vez que outros ritmos populares autênticos não chegaram a se tornar, ainda, patrimônios culturais. O baião, por exemplo, ainda não chegou sequer a ter um inventário anunciado, e a Bossa Nova, com toda a sua fama internacional, é considerada apenas patrimônio estadual pelo Rio de Janeiro.

Outra incoerência é o fato de, apesar de ser de autoria de um político do PSOL, uma das dissidências do Partido dos Trabalhadores, a proposta de transformar o "funk" em patrimônio está bem de acordo com os interesses das forças empresariais conservadoras e anti-populares que investem na hegemonia das mais diversas tendências popularescas, principalmente a grande mídia, com o objetivo de criar uma "cultura popular" estereotipada e, com toda a sua cafonice, ofuscar qualquer manifestação popular genuína, hoje marginalizada pela maioria dos meios de comunicação.

Além de não haver artistas de grande reputação e talento no "funk carioca" - o único que aparentemente chega perto disso é o DJ Marlboro - , o próprio ritmo apresenta sérias limitações artísticas e uma qualidade bastante duvidosa. Mesmo assim, nem o DJ Marlboro, considerado o maior empresário do estilo, está livre do contexto da qualidade duvidosa que atinge, sem exceções, o "funk carioca", conhecido também como "pancadão" ou "batidão".

"ALTA" REPUTAÇÃO É PURO MARKETING

Conforme já foi descrito em Ensaios Patrimoniais, o "funk" se valeu como uma das maiores armações da mídia brasileira nos últimos tempos. A posição de suposta respeitabilidade atribuída ao estilo, que leva o DJ Marlboro e seus protegidos a aparecerem em eventos culturais "sérios" promovidos por autoridades fluminenses, às vezes com o patrocínio do Governo Federal, se deve muito mais ao poderoso esquema marqueteiro e ao grande lobby que os empresários do "funk" promovem para transformar o estilo em mais do que um modismo de temporada. É a partir deste contexto que se estabelece todo um discurso "social", "cultural" e até "militante", que explora no máximo o sentimentalismo popular e também seduz a classe média, que pode disfarçar suas convicções elitistas apoiando a estereotipação das classes populares através do grotesco funkeiro, tal qual uma socialite que admira as travessuras de seu cãozinho doméstico.

MARKETING DA REJEIÇÃO

O "funk" é apenas uma das modalidades do brega-popularesco, que promove uma campanha intensa para manter sua hegemonia no chamado establishment musical brasileiro. A campanha que envolve o "funk" é bem semelhante a outras campanhas que se relacionam ao brega-popularesco, envolvendo o primeiro ídolo cafona, Waldick Soriano e nomes do neo-brega como Zezé Di Camargo & Luciano, Banda Calypso e os grupos baianos Chiclete Com Banana e É O Tchan.

Essa campanha é expressa em reportagens, documentários, livros, artigos e depoimentos, com uma frequência que se compara ao antigo IPES (Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais) de 45 anos atrás. O "instituto", na verdade uma fachada de um movimento de grupos conservadores, buscou sobrepôr o neoliberalismo ao nacionalismo popular, porque este significava, para os adeptos e membros do IPES, sérios limites de privilégios para os grupos detentores do poder, entre oligarquias regionais, rurais ou urbanas, as aristocracias urbanas e as grandes elites nacionais ligadas direta ou indiretamente aos interesses capitalistas das multinacionais.

A campanha para promover o brega-popularesco como se fosse a "verdadeira cultura popular" se manifestou nos últimos anos da Era FHC (1994-2002). O motivo seria criar um discurso que se opusesse às críticas negativas que intelectuais, jornalistas e artistas, entre eles Arnaldo Jabor, Ruy Castro (ver CASTRO: 1999), Thedy Correa (vocalista e guitarrista do Nenhum de Nós), Deoclécio Luz e Mauro Dias, faziam contra as tendências popularescas do neo-brega, da axé-music à música dita "sertaneja", passando pelo "forró-brega" (ou oxente-music), o "funk" e outros ritmos.

Sabe-se que todos os ritmos do brega-popularesco se prosperaram a partir de cenários políticos conservadores. Os primeiros ídolos bregas fizeram sucesso quando, diante da crise política de João Goulart, as forças direitistas investiram no golpe civil-militar de 1964 e depois à ditadura militar efetivada em 1968 pelo AI-5.

A base de apoio da música brega-popularesca é vinculada às forças conservadoras, conforme demonstram vários episódios. Isso contradiz a idéia recentemente difundida, sobretudo por Paulo César Araújo, que o brega-popularesco é um movimento sócio-cultural de esquerda. As rádios que mais respaldaram o regime militar foram as que mais apoiaram os primeiros ídolos cafonas. A axé-music nasceu dentro do projeto populista de direita de Antônio Carlos Magalhães, na Bahia. As duplas "sertanejas", a partir de Chitãozinho & Xororó, além da explícita influência da música brega de Waldick Soriano, são respaldadas abertamente pelos grandes proprietários de terras em todo o país, sejam as velhas oligarquias latifundiárias, sejam os novos ricos rurais, além das modernas oligarquias rurais que se ascenderam a partir da chamada "revolução agrícola" ou "revolução verde", projeto para a Agricultura implantado pela ditadura militar durante o "milagre brasileiro" (1969-1974). Além do mais, as próprias redes de televisão e rádio que investem no brega-popularesco são ligadas a grupos empresariais famosos por suas posturas conservadoras. E todos os ídolos bregas, sem exceção, estavam indiferentes à campanha pela redemocratização do Brasil, nos anos 80.

A tônica da campanha do brega-popularesco nos últimos anos está em evitar a decadência certa, num momento em que o projeto neoliberal de Fernando Henrique Cardoso estava em crise, influindo na vitória eleitoral do rival Luís Inácio Lula da Silva, de tendência reformista, sobre o candidato tucano José Serra.

Para evitar que a vitória de Lula significasse uma nova reação da MPB autêntica, os empresários do brega-popularesco criaram uma nova retórica. Sabe-se que governos progressistas, mesmo em fases autoritárias, significam cenários culturais prósperos e autênticos. A Era Vargas foi simbolizada pelas pesquisas regionais de Mário de Andrade e, no Estado Novo, com a popularização de ritmos regionais pelo rádio. A Era Kubitschek foi marcada pela Bossa Nova e pela redescoberta do folclore brasileiro, ampliada durante o período de Jango e abortada pela ditadura militar. Da mesma forma, o declínio da Era Collor representou, em 1993, na redescoberta de antigos nomes da MPB, como Paulinho da Viola, Jorge Benjor e a Gal Costa da fase 1967-1971, além da ascensão de artistas pós-tropicalistas como Chico César, Lenine e Zélia Duncan. E, no começo da Era Lula, cantoras como Maria Rita Mariano e Vanessa da Mata, além do grupo Cordel do Fogo Encantado e do cantor Seu Jorge, seriam os símbolos naturais, não fosse a reação dos popularescos.

Por isso mesmo, a retórica dos popularescos investiu no "marketing da rejeição", que se baseia em inverter o sentido da impopularidade a uma postura de "vítimas de preconceito". Um exemplo disso foi uma resenha da Gazeta Mercantil de 2008 (ver MIDANI: 2008), sobre o lançamento em CD do disco Phono 73, comentando a estrondosa vaia da platéia ao dueto de Caetano Veloso com o ídolo brega Odair José como se fosse um "ato de coragem" para o intérprete e autor de "Pare de tomar a pílula" e "Eu vou tirar você deste lugar" (a música do citado dueto).

O marketing da rejeição explora o discurso do "preconceito" em seu tom melodramático, às vezes indignado e não raro piegas. Tenta trabalhar a idéia de que o mérito do ídolo brega-popularesco está justamente na sua rejeição, seja por parte de uma parcela importante do público tido como tradicionalista - que pode variar, em quantidade, de mais para menos conforme as circunstâncias - , seja por uma corrente supostamente dominante na intelectualidade. Inverte a realidade indiscutível do fracasso como uma pretensa "façanha". O ídolo é promovido como se fosse um "injustiçado", que encontra todas as portas fechadas para ele, suposto porta-voz das classes socialmente excluídas e oprimidas.

Pouco importa se este discurso apresenta contradições, incoerência ou falta de lógica. Na medida em que este discurso é investido, também, em intérpretes que fazem parte dos sucessos do momento, a pose de pretensos "injustiçados" é uma forma de perpetuar seu sucesso comercial. Amado Batista, por exemplo, passou a se sentir "injustiçado" sem que seu sucesso fosse sequer abalado. Zezé Di Camargo & Luciano, mesmo com seus anos de sucesso comercial que garantiram seu poder na grande mídia, adotaram o discurso de "vítimas de preconceito". Tudo isto indica uma implícita intenção de se expandirem no mercado, como toda instituição de cunho capitalista. Implica investir em novas demandas. Mas a platéia mais intelectualizada barrou o espaço para eles, que se irritam por não serem levados a sério.

Em certos casos, trata-se não de inverter o "fracasso" como se fosse um "ato de coragem", mas de creditar o sucesso hegemônico de um ídolo popularesco como se ele não existisse ou não tivesse sequer começado. Ou então, se o sucesso é admitido, ele é falsamente trabalhado para parecer "natural" e "espontâneo". O cantor Alexandre Pires, ícone do establishment neo-brega durante a Era Collor, é tratado pela grande mídia como se fosse um cantor "estreante e em ascensão" e que ainda não fez sucesso. E Chitãozinho & Xororó e Chiclete Com Banana, outros nomes do neo-brega, reafirmam seu poder de mídia às custas do sentimentalismo de um povo vulnerável ao poder marqueteiro desses ídolos, dando a falsa impressão de que seu sucesso foi "natural" e "independente" da grande mídia que os sustenta.

O "funk carioca" é um dos ritmos do brega-popularesco que mais se utilizam do discurso que constitui o marketing da rejeição.

A RETÓRICA DE CHICO ALENCAR

Chico Alencar se vale do marketing da rejeição para defender seu projeto. Ele se baseia nos clichês discursivos em torno do "funk" - "ritmo discriminado", "vítima de preconceito", "música de favelado", "expressão da periferia", "grito dos excluídos" - para sustentar sua proposta, chegando a se inspirar na retórica de Rodrigo Faour (FAOUR: 2006), que tentou beneficiar o "funk" ao comparar a rejeição que o ritmo recebe com a rejeição que tiveram, há mais de cem anos atrás, o samba e o maxixe.

Isto mostra uma grande incoerência. Além do fato de o samba e o maxixe terem sua qualidade artística evidente em sua linguagem, a rejeição que estes dois ritmos autenticamente populares receberam vinha de uma sociedade rigidamente moralista, num tempo em que uma mulher que apenas mostrasse os pés era considerada por demais "obscena". O "funk", com sua qualidade artística duvidosa, é rejeitado por uma sociedade moralmente muito mais aberta.

Culturalmente, o "funk" não tem a menor relevância social. É tão somente uma imitação do miami bass, ritmo norte-americano marcado pelo mercado corrupto e mafioso, cuja tradução brasileira não pode ser considerada uma "antropofagia", conceito de Oswald de Andrade de quando um elemento estrangeiro enriquece uma manifestação cultural brasileira, o que não é o caso do "funk". Além disso, trata-se de um ritmo proveniente da chamada "cultura de massa", também conhecida como "indústria cultural". Embora a idéia de "indústria cultural" fosse bastante polêmica, ela tem o sentido de uma "cultura" artificial, que atende aos interesses de grupos empresariais em detrimento à vontade popular, pois o povo, com todas as abordagens que indiquem ou minimizem sua passividade, é, de uma maneira ou de outra, induzido a consumir este ou aquele produto. E o "funk", de fato, é um produto da grande mídia, nascido a partir de práticas de karaokê promovidas pelos já enriquecidos empresários de "bailes funk" (Marlboro é um deles). E toda a escalada de sucesso do "funk" se deu através da famosa prática do jabaculê musical, comum nas FMs do Brasil inteiro.

Artisticamente, o "funk" apresenta sérias limitações. Constitui numa batida eletrônica e num vocal quase falado, sem grandes variações entre uma música e outra. Nos últimos anos, apenas houve a variação rítmica da bateria eletrônica, que simulava o som de um "pum" em compasso rítmico, para a simulação de um batuque de umbanda, que é conhecido como "tamborzão". Tudo para atrair até mesmo o público estrangeiro, pois o gigantesco lobby dos empresários do "funk" já colocou seus ídolos do momento para se apresentarem no exterior, até mesmo na Europa, lembrando o mesmo truque da lambada, apresentada na Europa para platéias de turistas brasileiros. Os europeus vêem os modismos com desconfiança, mas a informação que a grande mídia espalha entre os incautos brasileiros é de que tais modismos popularescos - seja a lambada, o "funk" ou o que for - fizeram o maior sucesso entre os europeus. Mentira pouca é bobagem, diz o ditado popular.

Essa variação para o "tamborzão" em nada acrescenta à qualidade bastante duvidosa do "funk", que em nada tem a ver com o funk verdadeiro de James Brown, Earth Wind & Fire e do nosso Tim Maia. E, por mais que todo o discurso politicamente correto em prol do sucesso do "funk" insista até na diversidade dentro do próprio ritmo, podemos afirmar que não existe a menor diferença, mesmo com uma audição mais cautelosa, entre MC Serginho, MC Catra, MC Leozinho e MC Cidinho & MC Doca. Como não existe, essencialmente, a menor diferença entre eles e as "musas" Tati Quebra-Barraco, Deize Tigrona, Perlla e Mulher-Melancia.

CONCHAVOS COM EMPRESÁRIOS POR TRÁS DO PROJETO-LEI

A quem interessa, realmente, o projeto de Chico Alencar? A uma real preocupação em preservar o patrimônio cultural brasileiro, ou o reconhecimento justo a um ritmo que atrai platéias numerosas da periferia? Nada disso. A "indústria cultural", com que cara ela tenha por conta de apocalípticos e integrados, induz o povo a consumir o ritmo do momento, que seus empresários veiculam através de um poderoso esquema de mídia. Daí que não há a menor chance de cogitar que o "funk" é o "movimento dos sem-mídia", com todo o apoio dos mais diversos veículos das Organizações Globo e também das demais corporações da grande mídia.

Vale acrescentar que o Projeto-Lei 4124 chega num momento em que a sociedade se sente incomodada com a abusiva poluição sonora de vários "bailes funk" no Grande Rio, alguns patrocinados pela criminalidade, mas todos agindo em prejuízo aos cidadãos comuns que se sentem ameaçados no direito a uma vida de sossego. Uma reportagem do jornal O Fluminense, de Niterói, mostrou o caso de um "baile funk" na periferia da cidade, na Avenida João Brasil.

O projeto de Chico Alencar tem como seus maiores beneficiados os próprios empresários do "funk" (os verdadeiros interessados pelo projeto legislativo oportunista), que é a elite que controla o tal "ritmo da periferia". São esses empresários que faturam com toda esta retórica pseudo-social, dotada de todo o bom mocismo discursivo, que primeiro explora a doce rotina pessoal dos ídolos funkeiros - como, por exemplo, Tati Quebra-Barraco cuidando do lar e MC Leozinho mostrando a vizinhança da Baixada Fluminense - , para depois despejar toda a grosseria explícita do MC Créu e suas "mulheres-frutas". O discurso do "funk" é dotado de muita hipocrisia, uma retórica bonita que mascara o grotesco mais estúpido, onde o discurso mostra uma coisa e a realidade mostra outra.

O "funk carioca" não tem condições para virar patrimônio cultural. O tempo mostrará a falta de sentido de uma atitude precipitada e equivocada como a de Chico Alencar. O "funk" não fará história, nem o Projeto-Lei 4124 o fará. Só os ricos empresários do "funk" lucrarão com o oportunismo. A cultura brasileira de qualidade se sentiu humilhada com a proposta do deputado Alencar. A sociedade em geral, mais ainda.

FONTES: Ilustrada (Folha de São Paulo), Blog Vicente Fonseca, Segundo Caderno (O Globo), O Fluminense, Caderno B (Jornal do Brasil), Revista Pangea.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CASTRO, Ruy. A música brasileira tem um passado. Mas terá futuro? In: Caderno 2. O Estado de São Paulo. São Paulo: 07 de junho de 1999.
COELHO, Teixeira. O que é indústria cultural.. Série Primeiros Passos. São Paulo: Brasiliense, 1999.
DREIFUSS, René Armand. 1964: A conquista do Estado. 6ª ed. Petrópolis: Vozes, 2006.
FAOUR, Rodrigo. História sexual da MPB. Rio de Janeiro: Record, 2006.
FIGUEIREDO, Alexandre. A farsa midiática do "funk carioca". Extraído de http://br.geocities.com/alexfig1971/funk_redeglobo.htm. Publicado em dezembro de 2007.
LAZARSFELD, Paul F. e MERTON, Robert K. Comunicação de massa, gosto popular e ação social organizada. In: ROSENBERG, David e WHITE, David Manning (orgs.). Cultura de massa: as artes populares nos Estados Unidos. Tradução de Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Cultrix, 1973.
LUZ, Dioclécio. Rodeio: a novidade é o boi. Extraído do endereço http://www.apasfa.org/futuro/rodeios_dep.shtml. Consultado em 31 de dezembro de 2007.
MIDANI, André. Música, mídia e poder: do vinil ao download. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.
PIRES, Luciano. Brasileiros Pocotó. São Paulo: Panda Books, 2004.
SODRÉ, Muniz. A comunicação do grotesco. 10.ed. Petrópolis, Vozes, 1985.
TAME, David. O poder oculto da música. Tradução Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Cultrix, 1997.
WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação.. Tradução Maria Jorge Vilar de Figueiredo. Lisboa: Editorial Presença, 1992.
ZEGAIB, Aniz Tadeu. Central da Periferia: o declínio do povo brasileiro.. Extraído do endereço http://www.observatoriodaimprensa.com.br. Publicado em 10 de abril de 2006. Consultado em 30 de abril de 2006.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A POLÊMICA DA HISTÓRIA DAS MENTALIDADES

Por Alexandre Figueiredo Recentemente, a mídia lançou mão da história das mentalidades para legitimar tendências e ídolos musicais de gosto bastante duvidoso. O "funk carioca", o pagode baiano, o forró-brega, o breganejo e outros fenômenos comerciais da música feita no Brasil sempre lançam mão de dados biográficos, de sentimentos, hábitos pessoais dos envolvidos, chegando ao ponto da ostentação da vida pessoal. Também são mostradas platéias, e se faz uma pretensa história sociológica de seus fãs. Fala-se até em "rituais" e as letras de duplo sentido - na maioria das vezes encomendada por executivos de gravadoras ou pelos empresários dos ídolos em questão - são atribuídas a uma suposta expressão da iniciação sexual dos jovens. Com essa exploração das mentalidades de ídolos duvidosos, cujo grande êxito na venda de discos, execução de rádios e apresentações lotadas é simétrico à qualidade musical, parece que a História das Mentalidades, que tomou conta da abordagem his

O RESSENTIMENTO "POSITIVO" DE UMA ESQUERDA FESTIVA E VIRA-LATA

ROGÉRIO SKYLAB ENTREVISTA O PARCEIRO MICHAEL SULLIVAN NO PROGRAMA APRESENTADO PELO PRIMEIRO, MATADOR DE PASSARINHO, DO CANAL BRASIL. Por Alexandre Figueiredo Estranha a esquerda que exerce o protagonismo nos governos de Lula. Uma esquerda não apenas de perfil identitário, o que já causa estranheza, por importar um culturalismo próprio do Partido Democrata, sigla da direita moderada dos EUA. É uma esquerda que prefere apoiar alguns valores conservadores do que outros, mais progressistas, mas vistos erroneamente como "ultrapassados". Trata-se de uma esquerda que, no ideário marxista, se identifica com o perfil pequeno-burguês. Uma "esquerda" de professores, artistas ricos, celebridades, socialites, jornalistas da grande mídia, carregados de um juízo de valor que destoa das causas esquerdistas originais, por estar mais voltado a uma visão hierárquica que vê no povo pobre um bando de idiotas pueris. Essa esquerda está distante do esquerdismo tradicional que, em outros t

OS TATARANETOS DA GERAÇÃO DA REPÚBLICA VELHA

Por Alexandre Figueiredo O que faz a elite que apoia incondicionalmente o governo Lula e obtém hábitos estranhos, que vão desde falar "dialetos" em portinglês - como na frase "Troquei o meu boy  pelo meu dog " - até jogar comida fora depois de comer cinco garfadas de um almoço farto, ser comparável às velhas elites escravocratas, fisiológicas e golpistas do passado, incluindo a "cultura do cabresto" das elites da República Velha? Apesar do verniz de modernidade, progressismo e alegria, a elite que obteve o protagonismo no cenário sociocultural comandado pelo atual mandato de Lula - que sacrificou seus antigos princípios de esquerda preferindo artifícios como a política externa e o fisiologismo político para obter vantagens pessoais - , trata-se da mesma sociedade conservadora que tenta se repaginar apenas expurgando os radicais bolsonaristas, hoje "bodes expiatórios" de tudo de ruim que aconteceu na História do Brasil. A mediocrização cultural, a