Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho, 2007

IPHAN LANÇA LIVRO SOBRE ALEIJADINHO

Por Alexandre Figueiredo

No dia 27 de julho de 2007, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Projeto Monumenta realizaram, às 16 horas, a cerimônia de lançamento do livro O Aleijadinho e o Santuário de Congonhas, na Estação Ferroviária de Congonhas do Campo, no interior de Minas Gerais.

O livro, que conta com 133 páginas e 12 capítulos além de ter textos em português e inglês, é de autoria de Myriam Andrade Ribeiro de Oliveira. Uma das maiores especialistas em arte sacra e colonial do Brasil, Myriam é formada em História na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sendo mestre e doutora na Universidade Católica de Louvais (Bélgica). Servidora aposentada do Iphan, atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Myriam é autora, também, do livro O Aleijadinho e sua Oficina – Catálogo de Esculturas Devocionais, em co-autoria com Antônio Fernandes dos Santos e Olinto Rodrigues dos Santos Filho, (Editora Capivara) e do Rococó…

COMITÊ DO PATRIMÔNIO MUNDIAL ANALISA GALÁPAGOS, DRESDEN E PARTICIPAÇÃO DO BRASIL

O arquipélago de Galápagos, no Oceano Pacífico, é um dos patrimônios da humanidade em pauta na reunião da UNESCO

Por Alexandre Figueiredo

Entre os dias 23 de junho e 02 de julho de 2007, realiza-se, na cidade de Christchurch, na Nova Zelândia, a 31ª reunião do Comitê de Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O evento tem como principal tema a análise de 45 lugares indicados para a inscrição na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. A lista enumera os locais que devem ter tratamento distinto por causa de seu excepcional valor universal para a humanidade.

A classificação de Patrimônio Mundial envolve sobretudo os edifícios e acidentes naturais (como lagos, cordilheiras, montanhas) de grande importância para a humanidade, no seu sentido cultural ou ambiental. A participação de um ente na Lista do Patrimônio Mundial tem como uma das vantagens garantir fundos para sua preservação, além do reconhecimento da coletividade cujo comprom…