Pular para o conteúdo principal

COMO IDENTIFICAR A ELITE DO BOM ATRASO?

A MEDIOCRIDADE CULTURAL É A CAUSA DEFENDIDA, NA PRÁTICA MAS NÃO NO DISCURSO, PELA CHAMADA ELITE DO BOM ATRASO.

Por Alexandre Figueiredo

Estranho o Brasil de hoje, que se encontra culturalmente mais devastado do que há 60 anos, e não se fala apenas do bolsonarismo ou do lavajatismo, pois estes são apenas subprodutos de uma mentalidade maior que tenta sobreviver, agora, fazendo o papel de "apoiadora incondicional" do governo Lula. O próprio Lula, numa performance muito aquém dos seus dois mandatos anteriores - nada revolucionários, mas com alguma expectativa de um progresso significativo para o país - , facilita o protagonismo da elite vira-lata não assumida.

A "elite do bom atraso", uma repaginação das velhas elites cujos ancestrais eram escravocratas, exterminadores de índios e defensores de golpes políticos, é uma parcela da elite do atraso que tenta fugir do legado existente até o golpe de 2016 e a negligência bolsonarista à pandemia da Covid-19, em 2020. Os herdeiros da "Casa Grande" agora usam de outra estratégia, agora atuando como "classe boa moça", rejeitando o senso crítico que poderia revelar o passado sombrio dessa classe.

O lulismo, como foi citado, foi domesticado de tal forma que a moderação, já extrema, dos dois mandatos anteriores de Lula, que combinavam economia liberal - da linha de John Maynard Keynes, economista britânico - e Estado de bem-estar social, parece muito ousada se compararmos com o atual mandato, que faz Lula estar mais próximo de um crossover de José Sarney com Fernando Henrique Cardoso.

Mas isso não é problema para a elite do bom atraso, que confunde socialismo com filantropia e tenta repaginar seu conservadorismo numa retórica não-raivosa e mais flexível, em que o hedonismo das causas identitárias serve de artifício para disfarçar os valores religiosos conservadores não-raivosos (próximos da LBV e do Espiritismo brasileiro) e a bregalização cultural.

A bregalização cultural, aliás, mostra o apetite mercadológico e midiático da elite do bom atraso, com as tentativas, desde o fim dos anos 1950, de assimilar a "gramática pop" dos EUA, sempre de maneira tardia, atrasada, precária e rudimentar, um processo que, depois, se evoluiu, com o know-how da Internet, para o desenvolvimento de um pop brasileiro que sepultasse de vez o legado da MPB autêntica e do antigo folclore popular. 

A elite do bom atraso até arranjou um "substituto" para o compositor Tom Jobim: o compositor brega Michael Sullivan, capaz de falsas rimas como "contigo" e "motivo", de canções extremamente piegas e muito medíocres, mas temperadas pela grandiloquência enjoativa dos sintetizadores utilizados. Acompanhando o clima de hipocrisia da elite do bom atraso, Sullivan, denunciado por Alceu Valença como um produtor que quis destruir a MPB, agora usa a própria MPB como trampolim para voltar à carreira.

A elite do bom atraso se revela, então, bastante pretensiosa. Ao mesmo tempo que mostra sua profunda mediocridade sociocultural, voltada ao consumismo e ao apego aos supérfluos e ao obscurantismo da fé religiosa alternando com o hedonismo libertino e vulgar, a elite do bom atraso se julga "predestinada", desqualificando outros povos devido ao complexo de superioridade da "boa" sociedade brasileira.

Um aspecto típico da elite do bom atraso é seus indivíduos, abastados, se exibirem em viagens ao exterior, feitas mais para impressionar os amigos. Lembremos que a elite do bom atraso é uma espécie de "frente ampla" do viralatismo cultural não-assumido, que inclui desde pobres remediados até famosos super-ricos que não possuem o poder decisório de empresários e banqueiros. 

E a elite do bom atraso se acha "a mais legal", "a mais divertida" e "a única predestinada", e seu complexo de superioridade a faz acreditar que essa elite dominará o mundo, porque "só ela é a humanidade por excelência", diferente dos "desprezíveis" povos da África, Ásia e Oriente Médio, do "friorento" povo da Escandinávia e dos europeus considerados "inteligentes demais". A elite do bom atraso rejeita o pensamento crítico, pedindo espaço para uma parcela de ignorância, para parecer "gente como a gente".

A elite do bom atraso, a burguesia festiva e informal que usa o mimetismo de parecer pessoas comuns, consegue fazer seus valores privativos contagiarem o grande público, de tal forma que estes valores pareçam "universais" e "públicos".

Endeusam os "médiuns" que promovem assistencialismo barato humilhando pessoas pobres que, em longas filas, esperam por precários pacotes de mantimentos oferecidos a cada mês e que se esgotam rapidamente. Falam "dialetos" estranhos como o "portinglês" - capaz de "neologismos" como "doguinho" e de expressões inseridas na língua portuguesa como boy e body (estranha redenominação de "maiô"), sem falar da gíria "balada", uma gíria falsamente popular que surgiu de um eufemismo para drogas alucinógenas.

E como identificar a elite do bom atraso? Através desses valores acima citados e outros semelhantes. Ainda se vai falar muito da elite do bom atraso, que tenta se passar por "dona" de tudo, como se privatizasse, para si, tudo o que encontram pela frente: os pobres, o mundo, a verdade, o futuro etc. É assustador quanto esta sociedade, que predomina nas redes sociais, aposta, sem admitir na retórica, na "privatização de tudo", como se só essa elite fosse "tudo" e o resto "nada significasse".

A elite do bom atraso precisa ser estudada e identificada. Ela pode ser qualquer um que está ao nosso lado, em qualquer canto da rua. Se disfarçam de gente comum e impõem seus valores como se o ar puro os trouxesse para a população em geral. Mas são elite e são um grupo mais privado, egoísta e ganancioso do que sugere a sua postura de pretensa "sociedade do amor".

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FIGUEIREDO, Alexandre. Esses Intelectuais Pertinentes... Como a Retórica do "Combate ao Preconceito" da Bregalização Contribuiu para o Golpe Político de 2016. Niterói, Independente, sob publicação virtual no portal Amazon, 2020.

SOUZA, Jessé. A Elite do Atraso: Da Escravidão à Lava-Jato. Rio de Janeiro, Leya, 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A POLÊMICA DA HISTÓRIA DAS MENTALIDADES

Por Alexandre Figueiredo Recentemente, a mídia lançou mão da história das mentalidades para legitimar tendências e ídolos musicais de gosto bastante duvidoso. O "funk carioca", o pagode baiano, o forró-brega, o breganejo e outros fenômenos comerciais da música feita no Brasil sempre lançam mão de dados biográficos, de sentimentos, hábitos pessoais dos envolvidos, chegando ao ponto da ostentação da vida pessoal. Também são mostradas platéias, e se faz uma pretensa história sociológica de seus fãs. Fala-se até em "rituais" e as letras de duplo sentido - na maioria das vezes encomendada por executivos de gravadoras ou pelos empresários dos ídolos em questão - são atribuídas a uma suposta expressão da iniciação sexual dos jovens. Com essa exploração das mentalidades de ídolos duvidosos, cujo grande êxito na venda de discos, execução de rádios e apresentações lotadas é simétrico à qualidade musical, parece que a História das Mentalidades, que tomou conta da abordagem his

O RESSENTIMENTO "POSITIVO" DE UMA ESQUERDA FESTIVA E VIRA-LATA

ROGÉRIO SKYLAB ENTREVISTA O PARCEIRO MICHAEL SULLIVAN NO PROGRAMA APRESENTADO PELO PRIMEIRO, MATADOR DE PASSARINHO, DO CANAL BRASIL. Por Alexandre Figueiredo Estranha a esquerda que exerce o protagonismo nos governos de Lula. Uma esquerda não apenas de perfil identitário, o que já causa estranheza, por importar um culturalismo próprio do Partido Democrata, sigla da direita moderada dos EUA. É uma esquerda que prefere apoiar alguns valores conservadores do que outros, mais progressistas, mas vistos erroneamente como "ultrapassados". Trata-se de uma esquerda que, no ideário marxista, se identifica com o perfil pequeno-burguês. Uma "esquerda" de professores, artistas ricos, celebridades, socialites, jornalistas da grande mídia, carregados de um juízo de valor que destoa das causas esquerdistas originais, por estar mais voltado a uma visão hierárquica que vê no povo pobre um bando de idiotas pueris. Essa esquerda está distante do esquerdismo tradicional que, em outros t

OS TATARANETOS DA GERAÇÃO DA REPÚBLICA VELHA

Por Alexandre Figueiredo O que faz a elite que apoia incondicionalmente o governo Lula e obtém hábitos estranhos, que vão desde falar "dialetos" em portinglês - como na frase "Troquei o meu boy  pelo meu dog " - até jogar comida fora depois de comer cinco garfadas de um almoço farto, ser comparável às velhas elites escravocratas, fisiológicas e golpistas do passado, incluindo a "cultura do cabresto" das elites da República Velha? Apesar do verniz de modernidade, progressismo e alegria, a elite que obteve o protagonismo no cenário sociocultural comandado pelo atual mandato de Lula - que sacrificou seus antigos princípios de esquerda preferindo artifícios como a política externa e o fisiologismo político para obter vantagens pessoais - , trata-se da mesma sociedade conservadora que tenta se repaginar apenas expurgando os radicais bolsonaristas, hoje "bodes expiatórios" de tudo de ruim que aconteceu na História do Brasil. A mediocrização cultural, a