Salvador está se reinventando, após um longo período de provincianismo que, hoje, parece começar seu ciclo no Rio de Janeiro. E, com os projetos de requalificação urbana e revitalização do Centro Histórico tanto na Cidade Alta quanto na Cidade Baixa, neste caso incluindo a Conceição da Praia, onde fica a igreja homônima e o Elevador Lacerda e o Mercado Modelo, dois dos cartões postais da capital baiana, dois imóveis foram restaurados e inaugurados como novos espaços de cultura.
Os dois edifícios são vizinhos à Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1938, e serão administrados pela sua instituição, Irmandade Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia, integrada à Arquidiocese de Salvador.
Os edifícios servirão para a realização de recepções e cerimoniais de eventos, além de atuar como um espaço comunitário, interagindo com os moradores e visitantes nas atividades promovidas pela Igreja da Conceição da Praia. No âmbito religioso, os novos espaços se inserem no contexto de revitalização da área e do restante do bairro do Comércio.
À ESQUERDA, PRÉDIOS DA CONCEIÇÃO DA PRAIA, EM SALVADOR, ANTES (ACIMA) E DEPOIS DA RESTAURAÇÃO.
As obras foram realizadas aplicando o investimento de R$ 14 milhões do programa PAC Cidades Históricas que o IPHAN, agora vinculado ao Ministério da Cidadania, mantém visando agilizar a restauração e conservação de imóveis e sítios históricos. As obras iniciaram em 2015. A Conceição da Praia é local onde ocorrem cortejos religiosos, como a festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes.
Houve alteração da infraestrutura dos dois imóveis, para adequação ao novo cerimonial. Os ajustes incluem reserva técnica de incêndio e climatização, isolamento acústico, instalação de escadas e elevadores, além de gerador de energia.
Um grande salão de eventos também foi instalado, dotado de mezanino, cozinhas, vestuários, camarins e espaços administrativos. A renda a ser eventualmente obtida em eventos específicos servirá para a manutenção e conservação da Igreja da Conceição da Praia.
A fachada de um dos casarões teve que ser refeita, pois, devido aos acidentes ocorridos em 2010 e 2012, parte de sua estrutura original desabou, o que fez o IPHAN determinar os trabalhos de recomposição de sua volumetria, reconstituindo as caraterísticas históricas através de intervenções realizadas até o tempo recente.
A cerimônia de inauguração dos novos espaços, ocorrida na manhã do último dia 19, contou com diversas autoridades, entre as quais a presidente do IPHAN, Kátia Bogéa, o secretário especial da Cultura adjunto do Ministério da Cidadania, José Paulo Martins, e o prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto.
Além deles, também estiveram presentes o diretor do Departamento de Projetos Especiais do IPHAN, Robson de Almeida, o arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger e a secretária de Cultura do Estado da Bahia, Arany Santana.
FONTES: IPHAN, Portal G1.
Comentários