Pular para o conteúdo principal

MINISTÉRIO DA CIDADANIA DESIGNA SECRETARIA DE CULTURA A AVALIAR PATRIMÔNIOS CULTURAIS


Por Alexandre Figueiredo

Em sua primeira atuação depois que o presidente Jair Bolsonaro extinguiu o Ministério da Cultura, a hoje Secretaria Especial de Cultura, vinculada ao Ministério da Cidadania, comandado por Osmar Terra, tem sua primeira grande atividade designada.

A secretaria foi determinada por Osmar Terra para criar um grupo de trabalho, cuja tarefa será fazer um levantamento detalhado sobre as condições dos museus, bibliotecas e imóveis que são considerados patrimônio histórico da União.

A Secretaria Especial de Cultura tem como responsável Henrique Pires, que irá conduzir os trabalhos que terão a coordenação técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), autarquia que agora é subordinada ao Ministério da Cidadania.

A avaliação anunciada por Osmar Terra é motivada pelo caso do Museu Nacional, no Rio de Janeiro, que sofreu um grave incêndio que destruiu considerável parte de seu precioso acervo. A ideia é avaliar os problemas e evitar que desastres semelhantes aconteçam, garantindo os investimentos necessários na sua conservação e segurança.

O incêndio do Museu Nacional foi um alerta para suas precárias condições e para a falta de investimentos para sua conservação. Chegou-se a ser feita uma campanha de arrecadação financeira na Internet, tipo crowd funding, só para recuperar a principal sala do museu, onde ficava o dinossauro chamado Dino Prata, um fóssil da espécie Maxakalisaurus topai que foi encontrado no município de Prata, no interior de Minas Gerais. O fóssil reconstituído foi um dos bens destruídos pelas chamas.

O grupo de trabalho também tem em frente a missão de cuidar do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, também no Rio de Janeiro, que inclui o Velódromo Olímpico. O levantamento irá apontar as condições e carências de grande parte das arenas construídas para as Olimpíadas Rio 2016, que hoje estão abandonadas, sem definição de us para eventos esportivos, culturais ou de lazer.

A ideia desse grupo de trabalho é diagnosticar os problemas existentes, num prazo de seis meses. A finalidade é buscar informações precisas sobre as situações dos bens envolvidos, para que o Governo Federal possa definir os investimentos a serem feitos.

FONTES: Portal G1, Universo On Line.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A POLÊMICA DA HISTÓRIA DAS MENTALIDADES

Por Alexandre Figueiredo Recentemente, a mídia lançou mão da história das mentalidades para legitimar tendências e ídolos musicais de gosto bastante duvidoso. O "funk carioca", o pagode baiano, o forró-brega, o breganejo e outros fenômenos comerciais da música feita no Brasil sempre lançam mão de dados biográficos, de sentimentos, hábitos pessoais dos envolvidos, chegando ao ponto da ostentação da vida pessoal. Também são mostradas platéias, e se faz uma pretensa história sociológica de seus fãs. Fala-se até em "rituais" e as letras de duplo sentido - na maioria das vezes encomendada por executivos de gravadoras ou pelos empresários dos ídolos em questão - são atribuídas a uma suposta expressão da iniciação sexual dos jovens. Com essa exploração das mentalidades de ídolos duvidosos, cujo grande êxito na venda de discos, execução de rádios e apresentações lotadas é simétrico à qualidade musical, parece que a História das Mentalidades, que tomou conta da abordagem his

O RESSENTIMENTO "POSITIVO" DE UMA ESQUERDA FESTIVA E VIRA-LATA

ROGÉRIO SKYLAB ENTREVISTA O PARCEIRO MICHAEL SULLIVAN NO PROGRAMA APRESENTADO PELO PRIMEIRO, MATADOR DE PASSARINHO, DO CANAL BRASIL. Por Alexandre Figueiredo Estranha a esquerda que exerce o protagonismo nos governos de Lula. Uma esquerda não apenas de perfil identitário, o que já causa estranheza, por importar um culturalismo próprio do Partido Democrata, sigla da direita moderada dos EUA. É uma esquerda que prefere apoiar alguns valores conservadores do que outros, mais progressistas, mas vistos erroneamente como "ultrapassados". Trata-se de uma esquerda que, no ideário marxista, se identifica com o perfil pequeno-burguês. Uma "esquerda" de professores, artistas ricos, celebridades, socialites, jornalistas da grande mídia, carregados de um juízo de valor que destoa das causas esquerdistas originais, por estar mais voltado a uma visão hierárquica que vê no povo pobre um bando de idiotas pueris. Essa esquerda está distante do esquerdismo tradicional que, em outros t

OS TATARANETOS DA GERAÇÃO DA REPÚBLICA VELHA

Por Alexandre Figueiredo O que faz a elite que apoia incondicionalmente o governo Lula e obtém hábitos estranhos, que vão desde falar "dialetos" em portinglês - como na frase "Troquei o meu boy  pelo meu dog " - até jogar comida fora depois de comer cinco garfadas de um almoço farto, ser comparável às velhas elites escravocratas, fisiológicas e golpistas do passado, incluindo a "cultura do cabresto" das elites da República Velha? Apesar do verniz de modernidade, progressismo e alegria, a elite que obteve o protagonismo no cenário sociocultural comandado pelo atual mandato de Lula - que sacrificou seus antigos princípios de esquerda preferindo artifícios como a política externa e o fisiologismo político para obter vantagens pessoais - , trata-se da mesma sociedade conservadora que tenta se repaginar apenas expurgando os radicais bolsonaristas, hoje "bodes expiatórios" de tudo de ruim que aconteceu na História do Brasil. A mediocrização cultural, a