Pular para o conteúdo principal

LADEIRA DA MISERICÓRDIA ESTÁ ENTRE OS BENS CULTURAIS BRASILEIROS


Por Alexandre Figueiredo

Primeira via pública da cidade do Rio de Janeiro, a Ladeira da Misericórdia está entre os bens tombados pelo Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em reunião realizada hoje. É a terceira reunião do ano, na sede do IPHAN, em Brasília, cinco meses depois do encontro anterior, no mesmo local, em abril último.

Na primeira reunião, revalidou-se o registro patrimonial da Arte Kusiwa, pintura corporal e arte gráfica caraterísticos da tribo Wajãpi, que habita as regiões do Pará e Amapá. Curiosamente, a tribo, que estava ameaçada de perder seu terreno, integrante da Renca (Reserva Nacional do Cobre e Associados), foi beneficiada pela revogação do decreto que extinguiria a reserva para liberação da exploração de seus recursos naturais.

O registro da Arte Kusiwa já havia sido feito em 2002, como o primeiro bem na lista de Patrimônio Cultural do Brasil. Depois a UNESCO, órgão das Nações Unidas, deu à manifestação o título de Obra-Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, em 2003, e depois o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, em 2008.

A extinção da Renca foi anunciada pelo presidente Michel Temer, o que causou grande indignação dos movimentos sociais, de ambientalistas e até de famosos. Mesmo celebridades que haviam apoiado a queda do governo Dilma Rousseff, como o ator Victor Fasano e a modelo Gisele Bündchen, manifestaram profunda revolta com a medida anunciada pelo sucessor da presidenta e antigo vice.

No dia 22 de junho, a reunião do Conselho decidiu pelo tombamento histórico do conjunto arquitetônico da ilha de Fernando de Noronha, antigo território federativo que foi absorvido pelo Estado de Pernambuco. Fernando de Noronha é importante sítio turístico do Brasil e é conhecido também pela suas belezas naturais e pela diversidade biológica em seu entorno.

Na reunião de hoje, a discussão se voltou para avaliar a inclusão de três novos bens no Patrimônio Cultural Brasileiro. Assim que foi encerrada a reunião, os três bens foram aprovados pelo Conselho Consultivo que os incluiu entre os bens tombados pelo IPHAN.

Um deles é a coleção do casal paulista de origem russa, José e Paulina Nemirovksy, que inclui um enorme acervo de arte moderna do Brasil. Atualmente, a coleção encontra-se em regime de comodato na Pinacoteca de São Paulo.

O acervo da Fundação José e Paulina Nemirovsky, conhecido também como Coleção Nemirovsky, inclui obras de artistas como as pinturas modernistas Antropofagia e Carnaval em Madureira, de Tarsila do Amaral, e Mulheres na Janela, de Di Cavalcânti.

Além dessas obras, a coleção inclui outras, de autores como Cândido Portinari, Alfredo Volpi, Lígia Clark e outros. A Coleção Nemirovsky também inclui obras de procedência europeia, de países íbero-americanos e imagens luso-brasileiras, que integram o núcleo de imagens coloniais. A coleção totaliza 210 obras.

Outro bem a ser analisado é a Feira de Campina Grande, cujo pedido o IPHAN recebeu da prefeitura municipal e da associação de feirantes e de grupos de fregueses, há dez anos. A feira é um dos principais mercados populares da cidade paraibana e recebe intensa movimentação de fregueses de segunda a sábado.

Na Feira de Campina Grande, se vendem desde alimentos (de doces a comida regional) e animais - vivos ou abatidos - até roupas, flores e obras artesanais, além de comida regional e vários serviços. Várias figuras regionais são vistas no local, como seieiros. mangaieiros e balaieiros, além de profissionais como barbeiros e artistas como cordelistas, violeiros e repentistas.

O terceiro bem, a Ladeira da Misericórdia, se refere a um logradouro localizado ao lado do hospital da Santa Casa de Misericórdia e da Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso, a mais antiga do município do Rio de Janeiro. A ladeira também fica junto à rua do mesmo nome.

A ladeira é um dos pontos remanescentes do entorno do antigo Morro do Castelo, um grande bairro popular localizado na área que hoje envolve o trecho entre a Praça Quinze de Novembro, na altura das Barcas, e o Aeroporto Santos Dumont. Até 2016, o entorno da Misericórdia tinha um terminal de ônibus, junto à Av. Alfred Agache, hoje parte de uma pista expressa da Zona Portuária, e à Rua da Misericórdia. O terminal hoje se deslocou para junto à Santa Casa e na vizinha Av. Churchill.

O Morro do Castelo foi demolido em 1928 e seu entulho foi aproveitado para aterrar o antigo litoral da Praia de Santa Luzia, localizada na rua do mesmo nome. O aterro corresponde ao entorno da Av. Beira-Mar, cuja orla recebeu, em 1965, um novo aterro, o Aterro do Flamengo, resultado de outro desmonte, o do Morro de Santo Antônio, que ficava junto ao Largo da Carioca.

A Ladeira da Misericórdia, portanto, é um vestígio remanescente de uma grande área carioca, o Morro do Castelo, que ao lado dos entornos da Candelária, parte do Campo de Santana e da Praça Onze demolidos para dar lugar à Av. Pres. Vargas, foram cenários da antiga vida popular carioca, ficando na memória saudosa de muitos apreciadores.

FONTE: IPHAN.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A POLÊMICA DA HISTÓRIA DAS MENTALIDADES

Por Alexandre Figueiredo Recentemente, a mídia lançou mão da história das mentalidades para legitimar tendências e ídolos musicais de gosto bastante duvidoso. O "funk carioca", o pagode baiano, o forró-brega, o breganejo e outros fenômenos comerciais da música feita no Brasil sempre lançam mão de dados biográficos, de sentimentos, hábitos pessoais dos envolvidos, chegando ao ponto da ostentação da vida pessoal. Também são mostradas platéias, e se faz uma pretensa história sociológica de seus fãs. Fala-se até em "rituais" e as letras de duplo sentido - na maioria das vezes encomendada por executivos de gravadoras ou pelos empresários dos ídolos em questão - são atribuídas a uma suposta expressão da iniciação sexual dos jovens. Com essa exploração das mentalidades de ídolos duvidosos, cujo grande êxito na venda de discos, execução de rádios e apresentações lotadas é simétrico à qualidade musical, parece que a História das Mentalidades, que tomou conta da abordagem his

O RESSENTIMENTO "POSITIVO" DE UMA ESQUERDA FESTIVA E VIRA-LATA

ROGÉRIO SKYLAB ENTREVISTA O PARCEIRO MICHAEL SULLIVAN NO PROGRAMA APRESENTADO PELO PRIMEIRO, MATADOR DE PASSARINHO, DO CANAL BRASIL. Por Alexandre Figueiredo Estranha a esquerda que exerce o protagonismo nos governos de Lula. Uma esquerda não apenas de perfil identitário, o que já causa estranheza, por importar um culturalismo próprio do Partido Democrata, sigla da direita moderada dos EUA. É uma esquerda que prefere apoiar alguns valores conservadores do que outros, mais progressistas, mas vistos erroneamente como "ultrapassados". Trata-se de uma esquerda que, no ideário marxista, se identifica com o perfil pequeno-burguês. Uma "esquerda" de professores, artistas ricos, celebridades, socialites, jornalistas da grande mídia, carregados de um juízo de valor que destoa das causas esquerdistas originais, por estar mais voltado a uma visão hierárquica que vê no povo pobre um bando de idiotas pueris. Essa esquerda está distante do esquerdismo tradicional que, em outros t

OS TATARANETOS DA GERAÇÃO DA REPÚBLICA VELHA

Por Alexandre Figueiredo O que faz a elite que apoia incondicionalmente o governo Lula e obtém hábitos estranhos, que vão desde falar "dialetos" em portinglês - como na frase "Troquei o meu boy  pelo meu dog " - até jogar comida fora depois de comer cinco garfadas de um almoço farto, ser comparável às velhas elites escravocratas, fisiológicas e golpistas do passado, incluindo a "cultura do cabresto" das elites da República Velha? Apesar do verniz de modernidade, progressismo e alegria, a elite que obteve o protagonismo no cenário sociocultural comandado pelo atual mandato de Lula - que sacrificou seus antigos princípios de esquerda preferindo artifícios como a política externa e o fisiologismo político para obter vantagens pessoais - , trata-se da mesma sociedade conservadora que tenta se repaginar apenas expurgando os radicais bolsonaristas, hoje "bodes expiatórios" de tudo de ruim que aconteceu na História do Brasil. A mediocrização cultural, a