Pular para o conteúdo principal

MOSTRA SOBRE PATRIMÔNIO IMATERIAL BRASILEIRO SERÁ ABERTA EM BRASÍLIA

BANDA DE PÍFANOS DE CARUARU PERCORRE, TOCANDO, A FEIRA POPULAR DA CIDADE PERNAMBUCANA, QUE ESTÁ INCLUÍDA NA MOSTRA.

Por Alexandre Figueiredo

Será aberta em Brasília, no próximo dia 27, a exposição interativa "Patrimônio Imaterial Brasileiro – A Celebração Viva da Cultura dos Povos", uma parceria da Caixa Econômica Federal e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A mostra será realizada na Caixa Cultural e a entrada será gratuita. A mostra durará até 27 de março.

O evento foi idealizado pela relações públicas Fernanda Pereira, o produtor cultural Luiz Prado e a pesquisadora e escritora Mirna Brasil Portella, com curadoria de Luciano Figueiredo, com o objetivo de apresentar um levantamento das maiores manifestações culturais ligadas ao patrimônio imaterial brasileiro.

A mostra será inaugurada com a apresentação de Boi de Seu Deodoro, tradicional grupo de bumba-meu-boi do Distrito Federal que atua sob o legado deixado pelo pesquisador folclórico Teodoro Freire (1920-2012), maranhense que viveu no Rio de Janeiro e havia também ensinado a cultura do bumba-meu-boi na capital fluminense.

A exposição passou por Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife e Fortaleza, e a primeira edição contava apenas com 30 bens culturais considerados patrimônio imaterial. A lista se ampliou com o tempo, devido aos novos bens incluídos, e a nova exposição contará com 38.

O Bumba-Meu-Boi do Maranhão é um dos bens incluídos na exposição, e o Estado compartilha com o Ceará a apresentação do Teatro de Bonecos do Nordeste Cassimiro Coco. Os teatros de bonecos Mamelungo, em Pernambuco, João Redondo e Calunga, ambos no Rio Grande do Norte, e o Babau, na Paraíba, serão representados na mostra.

A Bahia será representada pela Oficina das Baianas do Acarajé, da Festa do Nosso Senhor do Bonfim e do Samba de Roda do Recôncavo Baiano. No âmbito nacional, o Ofício dos Mestres de Capoeira e a Roda de Capoeira serão apresentados na mostra. Sergipe virá com o Modo de Fazer Renda Irlandesa.

Em Pernambuco, a Feira de Caruaru, com todas as manifestações relacionadas - sobretudo a Banda de Pífanos de Caruaru - , será apresentada, assim como o Frevo, o Maracatu Nação, o Maracatu de Baque Solto e o Cavalo Marinho. O Piauí será representado pela Cajuína e o Rio Grande do Norte, pela festa religiosa de Santana de Caicó, homenagem à padroeira desta cidade potiguar.

Do Norte, o Amazonas mostrará imagens da Cachoeira do Iauaretê, lugar considerado sagrado pelas tribos indígenas Tariano, Pira-Tapuia, Wanano, Tuyuka e outras, que vivem nas áreas dos rios Uaupés e Tapuri. Do mesmo Estado, será também exibido o Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro.

Também do Norte, serão mostrados, do Pará, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, as Festividades de São Sebastião na Região do Marajó, o Carimbó e o Modo de fazer Cuias no Baixo Amazonas. Do Amapá, será exibida a Arte Kisiwa, constituída de pintura corporal e arte gráfica produzida pela tribo Wajãpi.

Do Centro-Oeste, Goiás virá com a Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis. Goiás compartilha com Tocantins (Estado que, apesar de pertencer à Região Norte, correspondeu a parte do território goiano) a apresentação dos patrimônios Rtixòkò, que é a cultura artística e mística da tribo Karajá, e os Saberes e Práticas Associados aos Modos de Fazer Bonecas da mesma tribo indígena.

Outro patrimônio presente na mostra, o Modo de Fazer Viola-de-Cocho, muito tocada em festas religiosas nas regiões do Pantanal, é compartilhado pelos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (que outrora eram o mesmo Estado do Mato Grosso). De parte apenas do atual Mato Grosso, será apresentado o Ritual Yaokwa do Povo Indígena EnaweneNawe.

Do Sudeste, Minas Gerais será representada pelo Modo Artesanal de Fazer Queijo de Minas nas regiões do Serro e serras da Canastra e do Salitre, o Toque dos Sinos e o Ofício dos Sineiros. Os quatro Estados sudestinos, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, compartilham o Jongo, dança de origem africana derivada do samba.

O Rio de Janeiro será representado pela Festa do Divino Espírito Santo de Parati e pelas Matrizes do Samba do Rio de Janeiro, que são o partido alto, o samba de terreiro e o samba-enredo. São Paulo divide com o Estado sulino do Paraná o Fandango Caiçara, dança caipira de origem barroca praticada no litoral sul paulista e no litoral norte paranaense.

O Rio Grande do Sul representará a Região Sul através das imagens e informações a respeito de Tava Miri São Miguel de Arcanjo, um local de referência para a tribo GuaraniMByá por ter sido território de antepassados, situado na região de São Miguel das Missões, no Oeste gaúcho.

O Samba de Roda do Recôncavo Baiano, a Arte Kusiwa da tribo Wajãpi, o Frevo, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré e a Roda de Capoeira também são considerados Patrimônios Históricos da Humanidade pela UNESCO, órgão vinculado à Organização das Nações Unidas.

Os bens culturais do patrimônio imaterial estão registrados em quatro livros pelo IPHAN, cada um com uma categoria específica: Saberes, Lugares, Celebrações e Formas de Expressão. O tema patrimônio imaterial tornou-se oficialmente foco das políticas patrimoniais a partir do Decreto-Lei de 04 de agosto de 2000.

No entanto, pode-se inferir que o patrimônio imaterial teria sido um dos grandes interesses do poeta, escritor e ativista cultural Mário de Andrade (1893-1945), um dos principais líderes do movimento modernista. Quando ele fundou o então SPHAN (serviço), junto com Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898-1969), em 1936, Mário tinha muitas ideias a respeito do patrimônio cultural.

No entanto, restrições de ordem política e financeira fizeram, na época, o SPHAN se concentrar no patrimônio material, com ênfase nos principais sítios históricos brasileiros. Com o tempo, porém, o âmbito patrimonial acabou se ampliando e o idealismo de Mário de Andrade e suas pesquisas sobre patrimônio imaterial deixaram sementes para políticas futuras.

FONTES: IPHAN, Portal Feira de Caruaru, Fundação Joaquim Nabuco, Ministério da Cultura, Wikipedia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A POLÊMICA DA HISTÓRIA DAS MENTALIDADES

Por Alexandre Figueiredo Recentemente, a mídia lançou mão da história das mentalidades para legitimar tendências e ídolos musicais de gosto bastante duvidoso. O "funk carioca", o pagode baiano, o forró-brega, o breganejo e outros fenômenos comerciais da música feita no Brasil sempre lançam mão de dados biográficos, de sentimentos, hábitos pessoais dos envolvidos, chegando ao ponto da ostentação da vida pessoal. Também são mostradas platéias, e se faz uma pretensa história sociológica de seus fãs. Fala-se até em "rituais" e as letras de duplo sentido - na maioria das vezes encomendada por executivos de gravadoras ou pelos empresários dos ídolos em questão - são atribuídas a uma suposta expressão da iniciação sexual dos jovens. Com essa exploração das mentalidades de ídolos duvidosos, cujo grande êxito na venda de discos, execução de rádios e apresentações lotadas é simétrico à qualidade musical, parece que a História das Mentalidades, que tomou conta da abordagem his

O RESSENTIMENTO "POSITIVO" DE UMA ESQUERDA FESTIVA E VIRA-LATA

ROGÉRIO SKYLAB ENTREVISTA O PARCEIRO MICHAEL SULLIVAN NO PROGRAMA APRESENTADO PELO PRIMEIRO, MATADOR DE PASSARINHO, DO CANAL BRASIL. Por Alexandre Figueiredo Estranha a esquerda que exerce o protagonismo nos governos de Lula. Uma esquerda não apenas de perfil identitário, o que já causa estranheza, por importar um culturalismo próprio do Partido Democrata, sigla da direita moderada dos EUA. É uma esquerda que prefere apoiar alguns valores conservadores do que outros, mais progressistas, mas vistos erroneamente como "ultrapassados". Trata-se de uma esquerda que, no ideário marxista, se identifica com o perfil pequeno-burguês. Uma "esquerda" de professores, artistas ricos, celebridades, socialites, jornalistas da grande mídia, carregados de um juízo de valor que destoa das causas esquerdistas originais, por estar mais voltado a uma visão hierárquica que vê no povo pobre um bando de idiotas pueris. Essa esquerda está distante do esquerdismo tradicional que, em outros t

OS TATARANETOS DA GERAÇÃO DA REPÚBLICA VELHA

Por Alexandre Figueiredo O que faz a elite que apoia incondicionalmente o governo Lula e obtém hábitos estranhos, que vão desde falar "dialetos" em portinglês - como na frase "Troquei o meu boy  pelo meu dog " - até jogar comida fora depois de comer cinco garfadas de um almoço farto, ser comparável às velhas elites escravocratas, fisiológicas e golpistas do passado, incluindo a "cultura do cabresto" das elites da República Velha? Apesar do verniz de modernidade, progressismo e alegria, a elite que obteve o protagonismo no cenário sociocultural comandado pelo atual mandato de Lula - que sacrificou seus antigos princípios de esquerda preferindo artifícios como a política externa e o fisiologismo político para obter vantagens pessoais - , trata-se da mesma sociedade conservadora que tenta se repaginar apenas expurgando os radicais bolsonaristas, hoje "bodes expiatórios" de tudo de ruim que aconteceu na História do Brasil. A mediocrização cultural, a