IPHAN LANÇA CHAMADAS PÚBLICAS


Por Alexandre Figueiredo

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) lança o projeto Chamadas Públicas, destinado a divulgar pesquisas e artigos relacionados ao patrimônio histórico nos países de línguas portuguesa e espanhola da América do Sul e de língua portuguesa da África e da Ásia.

O programa selecionará propostas de artigos referentes aos estudos sobre a valorização do patrimônio cultural nos países envolvidos, trazendo uma reflexão a respeito da situação dos bens culturais e o valor dos mesmos para a sociedade.

Enfatizando o tema "Subrepresentatividade dos bens culturais como Patrimônio da Humanidade", o programa Chamadas Públicas permite que os trabalhos propostos enfoquem tanto a região quanto um ou mais países que compõem a área compreendida.

Feito em parceria com o Centro Regional de Formação em Gestão do Patrimônio - Centro Lúcio Costa (CLC), o programa selecionará até dez propostas de artigo, sob a remuneração individual no valor de R$ 5.000,00, com detalhes disponíveis aqui.

Quanto às pesquisas, que contemplam um valor individual de remuneração na ordem de R$ 24.000,00, serão contemplados trabalhos relacionados à preservação e à gestão do patrimônio cultural, através de ações e políticas feitas pelos diferentes setores da sociedade, tanto na esfera pública quanto na esfera privada, nos países envolvidosno programa.

A ideia é analisar essas ações sob as perspectivas histórica e cultural, tendo como prioridade em área temática as Práticas de Gestão do Patrimônio da Humanidade e Panorama comparativo de políticas públicas e gestão participativa do Patrimônio da Humanidade entre dois ou mais países da Região. Detalhes estão disponíveis aqui.

Assim como nos artigos, dez trabalhos de pesquisa serão relacionados, e a publicação de todos esses trabalhos representará um subsídio para debater as políticas patrimoniais dos países envolvidos, de forma a identificar tanto problemas quanto sugestões, o que realizou e o que precisa ser realizado e a dimensão das atividades relacionadas em prol do Patrimônio.

Fonte de Referência: IPHAN

Comentários