Pular para o conteúdo principal

IPHAN LANÇA CHAMADAS PÚBLICAS


Por Alexandre Figueiredo

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) lança o projeto Chamadas Públicas, destinado a divulgar pesquisas e artigos relacionados ao patrimônio histórico nos países de línguas portuguesa e espanhola da América do Sul e de língua portuguesa da África e da Ásia.

O programa selecionará propostas de artigos referentes aos estudos sobre a valorização do patrimônio cultural nos países envolvidos, trazendo uma reflexão a respeito da situação dos bens culturais e o valor dos mesmos para a sociedade.

Enfatizando o tema "Subrepresentatividade dos bens culturais como Patrimônio da Humanidade", o programa Chamadas Públicas permite que os trabalhos propostos enfoquem tanto a região quanto um ou mais países que compõem a área compreendida.

Feito em parceria com o Centro Regional de Formação em Gestão do Patrimônio - Centro Lúcio Costa (CLC), o programa selecionará até dez propostas de artigo, sob a remuneração individual no valor de R$ 5.000,00, com detalhes disponíveis aqui.

Quanto às pesquisas, que contemplam um valor individual de remuneração na ordem de R$ 24.000,00, serão contemplados trabalhos relacionados à preservação e à gestão do patrimônio cultural, através de ações e políticas feitas pelos diferentes setores da sociedade, tanto na esfera pública quanto na esfera privada, nos países envolvidosno programa.

A ideia é analisar essas ações sob as perspectivas histórica e cultural, tendo como prioridade em área temática as Práticas de Gestão do Patrimônio da Humanidade e Panorama comparativo de políticas públicas e gestão participativa do Patrimônio da Humanidade entre dois ou mais países da Região. Detalhes estão disponíveis aqui.

Assim como nos artigos, dez trabalhos de pesquisa serão relacionados, e a publicação de todos esses trabalhos representará um subsídio para debater as políticas patrimoniais dos países envolvidos, de forma a identificar tanto problemas quanto sugestões, o que realizou e o que precisa ser realizado e a dimensão das atividades relacionadas em prol do Patrimônio.

Fonte de Referência: IPHAN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A POLÊMICA DA HISTÓRIA DAS MENTALIDADES

Por Alexandre Figueiredo Recentemente, a mídia lançou mão da história das mentalidades para legitimar tendências e ídolos musicais de gosto bastante duvidoso. O "funk carioca", o pagode baiano, o forró-brega, o breganejo e outros fenômenos comerciais da música feita no Brasil sempre lançam mão de dados biográficos, de sentimentos, hábitos pessoais dos envolvidos, chegando ao ponto da ostentação da vida pessoal. Também são mostradas platéias, e se faz uma pretensa história sociológica de seus fãs. Fala-se até em "rituais" e as letras de duplo sentido - na maioria das vezes encomendada por executivos de gravadoras ou pelos empresários dos ídolos em questão - são atribuídas a uma suposta expressão da iniciação sexual dos jovens. Com essa exploração das mentalidades de ídolos duvidosos, cujo grande êxito na venda de discos, execução de rádios e apresentações lotadas é simétrico à qualidade musical, parece que a História das Mentalidades, que tomou conta da abordagem his

O RESSENTIMENTO "POSITIVO" DE UMA ESQUERDA FESTIVA E VIRA-LATA

ROGÉRIO SKYLAB ENTREVISTA O PARCEIRO MICHAEL SULLIVAN NO PROGRAMA APRESENTADO PELO PRIMEIRO, MATADOR DE PASSARINHO, DO CANAL BRASIL. Por Alexandre Figueiredo Estranha a esquerda que exerce o protagonismo nos governos de Lula. Uma esquerda não apenas de perfil identitário, o que já causa estranheza, por importar um culturalismo próprio do Partido Democrata, sigla da direita moderada dos EUA. É uma esquerda que prefere apoiar alguns valores conservadores do que outros, mais progressistas, mas vistos erroneamente como "ultrapassados". Trata-se de uma esquerda que, no ideário marxista, se identifica com o perfil pequeno-burguês. Uma "esquerda" de professores, artistas ricos, celebridades, socialites, jornalistas da grande mídia, carregados de um juízo de valor que destoa das causas esquerdistas originais, por estar mais voltado a uma visão hierárquica que vê no povo pobre um bando de idiotas pueris. Essa esquerda está distante do esquerdismo tradicional que, em outros t

OS TATARANETOS DA GERAÇÃO DA REPÚBLICA VELHA

Por Alexandre Figueiredo O que faz a elite que apoia incondicionalmente o governo Lula e obtém hábitos estranhos, que vão desde falar "dialetos" em portinglês - como na frase "Troquei o meu boy  pelo meu dog " - até jogar comida fora depois de comer cinco garfadas de um almoço farto, ser comparável às velhas elites escravocratas, fisiológicas e golpistas do passado, incluindo a "cultura do cabresto" das elites da República Velha? Apesar do verniz de modernidade, progressismo e alegria, a elite que obteve o protagonismo no cenário sociocultural comandado pelo atual mandato de Lula - que sacrificou seus antigos princípios de esquerda preferindo artifícios como a política externa e o fisiologismo político para obter vantagens pessoais - , trata-se da mesma sociedade conservadora que tenta se repaginar apenas expurgando os radicais bolsonaristas, hoje "bodes expiatórios" de tudo de ruim que aconteceu na História do Brasil. A mediocrização cultural, a