Pular para o conteúdo principal

IMÓVEIS DE PORTO NACIONAL, EM TOCANTINS, SÃO RESTAURADOS

PRÉDIO HISTÓRICO DE PORTO NACIONAL, ANTES DA RESTAURAÇÃO.

Por Alexandre Figueiredo

A primeira etapa da restauração da fachada dos imóveis do Centro Histórico de Porto Nacional, em Tocantins, foi concluída, no trabalho realizado por parceria entre o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN), da Prefeitura Municipal de Porto Nacional e da fabricante de tintas Colorin, que foi licitada para auxiliar nos trabalhos e fornecer material de pintura.

Nesta etapa da restauração, vinte imóveis do Centro Histórico foram restaurados. A estrutura das fachadas foi recuperada, incluindo a recomposição do reboco, e recebeu uma nova pintura, conforme as cores identificadas pela pesquisa historiográfica.

A ação concluída representa 50% do trabalho previsto, já que são quarenta imóveis. O projeto de restauração do sítio histórico de Porto Nacional tem como objetivo preservar o seu conjunto e a sua ambiência, expressando aos cidadãos que percorrem ou vivem na cidade uma memória histórica sobre seu mobiliário urbano antigo.

Porto Nacional é uma importante cidade do centro brasileiro, fundada em 13 de julho de 1861. Originalmente chamada Porto Imperial, seu processo de fundação se deu de forma violenta, através de conflitos de colonizadores bandeirantes e a tribo indígena Xerene.

Sua origem se deu através da exploração de ouro na região, no período em que o Brasil vivia o auge da exploração dos minerais. A cidade também foi beneficiada por localizar-se junto a um trecho do Rio Tocantins, importante rio que corta as regiões Norte e Centro-Oeste do país.

Um dos prédios históricos mais antigos da cidade é a Paróquia de Nossa Senhora das Mercês, que tornou-se padroeira da cidade, título reconhecido até hoje. A igreja foi fundada em 1835 e integra o entorno em processo de restauração promovido pelo IPHAN.

Porto Nacional foi uma das importantes cidades do Estado de Goiás, tendo sido a mais importante do Norte do Estado. Em 1988, essa parte do território goiano se desmembrou de Goiás e mudou-se da Região Centro-Oeste para a Região Norte, consistindo no Estado de Tocantins, do qual Porto Nacional é uma das principais cidades, além da capital, Palmas.

O Centro Histórico de Porto Nacional foi tombado pelo Conselho Consultivo do IPHAN em novembro de 2008. Sua área envolve parte da zona central da cidade, compreendendo o sítio natural, a malha urbana e as arquiteturas construídas de 1861 até a década de 1960. Entre as edificações, se destacam a Catedral, o Seminário, a Cúria e a Casa de Câmara e Cadeia.

Além desses imóveis e sítios, a área tombada de Porto Nacional inclui também remanescentes da maior parte do acervo arquitetônico representativo do período do Ciclo do Ouro até construções de meados do século XX.

FONTES: IPHAN, Wikipedia, Conexão Tocantins.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A POLÊMICA DA HISTÓRIA DAS MENTALIDADES

Por Alexandre Figueiredo Recentemente, a mídia lançou mão da história das mentalidades para legitimar tendências e ídolos musicais de gosto bastante duvidoso. O "funk carioca", o pagode baiano, o forró-brega, o breganejo e outros fenômenos comerciais da música feita no Brasil sempre lançam mão de dados biográficos, de sentimentos, hábitos pessoais dos envolvidos, chegando ao ponto da ostentação da vida pessoal. Também são mostradas platéias, e se faz uma pretensa história sociológica de seus fãs. Fala-se até em "rituais" e as letras de duplo sentido - na maioria das vezes encomendada por executivos de gravadoras ou pelos empresários dos ídolos em questão - são atribuídas a uma suposta expressão da iniciação sexual dos jovens. Com essa exploração das mentalidades de ídolos duvidosos, cujo grande êxito na venda de discos, execução de rádios e apresentações lotadas é simétrico à qualidade musical, parece que a História das Mentalidades, que tomou conta da abordagem his

O RESSENTIMENTO "POSITIVO" DE UMA ESQUERDA FESTIVA E VIRA-LATA

ROGÉRIO SKYLAB ENTREVISTA O PARCEIRO MICHAEL SULLIVAN NO PROGRAMA APRESENTADO PELO PRIMEIRO, MATADOR DE PASSARINHO, DO CANAL BRASIL. Por Alexandre Figueiredo Estranha a esquerda que exerce o protagonismo nos governos de Lula. Uma esquerda não apenas de perfil identitário, o que já causa estranheza, por importar um culturalismo próprio do Partido Democrata, sigla da direita moderada dos EUA. É uma esquerda que prefere apoiar alguns valores conservadores do que outros, mais progressistas, mas vistos erroneamente como "ultrapassados". Trata-se de uma esquerda que, no ideário marxista, se identifica com o perfil pequeno-burguês. Uma "esquerda" de professores, artistas ricos, celebridades, socialites, jornalistas da grande mídia, carregados de um juízo de valor que destoa das causas esquerdistas originais, por estar mais voltado a uma visão hierárquica que vê no povo pobre um bando de idiotas pueris. Essa esquerda está distante do esquerdismo tradicional que, em outros t

OS TATARANETOS DA GERAÇÃO DA REPÚBLICA VELHA

Por Alexandre Figueiredo O que faz a elite que apoia incondicionalmente o governo Lula e obtém hábitos estranhos, que vão desde falar "dialetos" em portinglês - como na frase "Troquei o meu boy  pelo meu dog " - até jogar comida fora depois de comer cinco garfadas de um almoço farto, ser comparável às velhas elites escravocratas, fisiológicas e golpistas do passado, incluindo a "cultura do cabresto" das elites da República Velha? Apesar do verniz de modernidade, progressismo e alegria, a elite que obteve o protagonismo no cenário sociocultural comandado pelo atual mandato de Lula - que sacrificou seus antigos princípios de esquerda preferindo artifícios como a política externa e o fisiologismo político para obter vantagens pessoais - , trata-se da mesma sociedade conservadora que tenta se repaginar apenas expurgando os radicais bolsonaristas, hoje "bodes expiatórios" de tudo de ruim que aconteceu na História do Brasil. A mediocrização cultural, a