Pular para o conteúdo principal

AS CIDADES-EMPRESAS E AS PAISAGENS DE CONSUMO


Por Alexandre Figueiredo

Em razão dos recentes eventos esportivos internacionais, a Copa do Mundo FIFA 2014, encerrada há algumas semanas, e as Olimpíadas Rio 2016, a sociedade tem a oportunidade de observar o tema bastante apreciado por arquitetos e cientistas sociais: a transformação do espaço urbano em cidades-empresas constituídos de paisagens de consumo.

A expansão da ideologia capitalista já envolve a cultura brasileira, e sabemos que há muito a dita "cultura popular" que existe há pelo menos 45 anos, o brega-popularesco, é na verdade subordinada a interesses mercadológicos explícitos, embora quase nunca assumidos pela intelectualidade dominante.

Desde que o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou, em 2009, a realização de obras para transformar o mobiliário urbano da cidade, incluindo projetos polêmicos como a transformação de um trecho da Av. Rio Branco num calcadão, a questão da cidade-empresa e da paisagem de consumo vem intrigando muita gente.

Afinal, a administração política das grandes cidades ganhou um contexto de transformar o espaço urbano não em um lugar onde se buscam reparar os problemas de âmbito social, mas preparar um aparato urbano para garantir o turismo e a arredacação financeira através dos impostos do comércio.

A supremacia da Economia nas atividades realizadas no Brasil, princípio ideológico para impulsionar o desenvolvimento econômico, embora seja uma perspectiva que procure garantir a estabilidade financeira e a geração de renda e emprego, nem sempre oferece respostas para diversos problemas vividos pela população.

O que se ignora é que a Economia é um ramo em que assuntos de ordem financeira, associados ao âmbito da Administração, são tratados. Tanto a Economia quanto a Administração, disciplinas autônomas porém parceiras constantes, lidam apenas com o aspecto de como gerar e gerir dinheiro, e nem sempre atendem ao chamado interesse público.

O caso do Pelourinho, na Salvador dos anos 90 e começo deste século, é ilustrativo. A modernização desse bairro do Centro Histórico de Salvador, sob a influência política de Antônio Carlos Magalhães, se deu fazendo o bairro se tornar um centro comercial de entretenimento para as elites, em detrimento da finalidade social de manter seus moradores tradicionais.

Para a implantação de corredores exclusivos de ônibus articulados - o sistema Bus Rapid Transit (BRT), modismo atual nos sistemas de ônibus das grandes capitais - , também o interesse público é sacrificado, com a destruição de áreas ambientais e de comunidades populares, oferecendo à população indenizações precárias que só os fazem deslocar para muito longe das moradias de origem.

O QUE SÃO CIDADES-EMPRESAS E PAISAGENS DE CONSUMO?

Entende-se que cidades-empresas são aquelas cidades que se tornam verdadeiras corporações, administradas não da forma de permitir a efetivação do interesse público, mas de estabelecer um projeto que tome como princípio central a Economia, mesmo quando tenta sacrificar o interesse da sociedade.

As cidades tornam-se espaços apenas para o consumismo, para o turismo e para a arrecadação financeira das autoridades e das empresas públicas e privadas. Apenas aspectos como segurança, emprego, moradia, são parcialmente atendidos, mas sem a ênfase necessária para atender às demandas da população.

Essas cidades são feitas para competirem entre si no mercado turístico e na apresentação de uma boa imagem para o mundo. Procuram ser politicamente corretas e atender parcialmente ao interesse público, mas demonstram que suas prioridades se voltam para os interesses financeiros em detrimento dos interesses sociais mais específicos ou profundos.

Desta forma, o urbanismo torna-se um desses objetos da mentalidade comercial das cidades-empresas. A arquitetura torna-se mercadoria, e mesmo o "social" se insere nesses limites da cidade comercial, num processo "higienista" que, em vez de confrontar com os problemas do desemprego e da pobreza, apenas deslocam as populações pobres para fora de lugares em que elas parecem incômodas para as elites.

A construção de estádios de futebol segue a agenda da transformação dessa modalidade esportiva num entretenimento apreciado pelas elites. A "privatização" do futebol, denunciada por vários jornalistas investigativos sobre os bastidores do esporte, é também um aspecto desse consumismo com estádios transformados em shopping centers com capacidade para menos pessoas e ingressos caríssimos.

A conversão de estádios em complexos comerciais não é em si ruim, já que tem a vantagem de tornar diversificado o lazer enquanto não ocorre uma partida de futebol. O comércio em volta ser útil quando os estádios são usados para outros fins, como concertos musicais. O problema é que os estádios são feitos para excluir as classes populares, através de ingressos caros e redução do número de cadeiras.

Até mesmo as favelas, graças à campanha midiática de glamourização da pobreza, através da espetacularização caraterística da "cultura de massa" brega-popularesca, tornam-se paisagens de consumo, a deleite do paternalismo elitista de turistas, celebridades e alguns ativistas dotados de uma vocação ativista-liberal.

Neste caso, nota-se que construções improvisadas e malfeitas, localizadas em áreas de risco ou em espaços ocupados desordenadamente, que se constituem as favelas, fruto da degradação econômica e da exclusão imobiliária, acabam sendo incluídas no contexto do espetáculo, da comercialização do entretenimento, da transformação da pobreza popular em algo exótico para o gosto das elites.

Os centros históricos tornam-se descaraterizados, criando aspectos pseudo-coloniais, aparatos pretensamente históricos que, no entanto, romperam com processos sociais naturalmente em curso. É o que se vê na Praça 15, no centro do Rio de Janeiro.

A praça deixou de apresentar, há décadas, o aspecto que tinha quando ocorreu o golpe que inaugurou a República no Brasil, em 15 de novembro de 1889. Todavia, o aspecto "caótico" que a Av. Alfred Agache, entre os anos 60 e 80, passou a apresentar, com seus pontos de ônibus e um enorme fluxo de transeuntes, de toda forma era consequência da natural evolução social do lugar.

Hoje, porém, a praça se "agigantou", reunindo novamente o trecho junto à Estação das Barcas com o outro que se estende até a Rua Primeiro de Março, enquanto a antiga Av. Alfred Agache foi transformada num quase túnel, por enquanto desativada para a construção de um novo corredor de avenidas que liga a Zona Portuária ao Aterro do Flamengo.

Admite-se que a demolição gradual do Viaduto da Perimetral, pista que ligava o Viaduto do Gasômetro ao Aterro do Flamengo de forma rápida, embora causasse protestos em boa parte da população carioca, tirou o aspecto sombrio e perigoso da Av. Rodrigues Alves, por enquanto desativada para obras de modernização.

Seria preciso repensar a urbanização e as obras arquitetônicas para que se levem em conta as tradições culturais, o legado histórico, a evolução sociológica e os interesses das classes populares. Incluir tais aspectos dentro de uma mentalidade marcada pela Economia é muito difícil, se interesses políticos, empresariais e tecnocráticos não fossem eventualmente sacrificados.

Também é insuficiente que o discurso político abrace todos esses aspectos, enquanto na prática ignora seu atendimento ou os aborda sem a devida prioridade. Como na limpeza da Baía da Guanabara, na desfavelização, na questão dos sem-teto, da violência, do desemprego.

Medidas pontuais não bastam para resolver os problemas, daí que existe a necessidade de uma nova mentalidade política que superasse procedimentos tecnocráticos, interesses economicistas e evitasse os vícios do fisiologismo político, para assim romper com a supremacia dos interesses financeiros nas políticas feitas para as cidades.

BIBLIOGRAFIA

MOTTA, Lia. A apropriação do patrimônio urbano: do estético-estilístico nacional ao consumo visual global. In: ARANTES, Antônio Augusto. O Espaço da Diferença. Campinas: Papirus, 2000.

RIBEIRO, Amaury et al. O Lado Sujo do Futebol. São Paulo: Planeta, 2014.

ZUKIN, Sharon. Paisagens urbanas pós-modernas: mapeando cultura e poder. In: ARANTES, Antônio Augusto. O Espaço da Diferença. Campinas: Papirus, 2000.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A POLÊMICA DA HISTÓRIA DAS MENTALIDADES

Por Alexandre Figueiredo Recentemente, a mídia lançou mão da história das mentalidades para legitimar tendências e ídolos musicais de gosto bastante duvidoso. O "funk carioca", o pagode baiano, o forró-brega, o breganejo e outros fenômenos comerciais da música feita no Brasil sempre lançam mão de dados biográficos, de sentimentos, hábitos pessoais dos envolvidos, chegando ao ponto da ostentação da vida pessoal. Também são mostradas platéias, e se faz uma pretensa história sociológica de seus fãs. Fala-se até em "rituais" e as letras de duplo sentido - na maioria das vezes encomendada por executivos de gravadoras ou pelos empresários dos ídolos em questão - são atribuídas a uma suposta expressão da iniciação sexual dos jovens. Com essa exploração das mentalidades de ídolos duvidosos, cujo grande êxito na venda de discos, execução de rádios e apresentações lotadas é simétrico à qualidade musical, parece que a História das Mentalidades, que tomou conta da abordagem his

O RESSENTIMENTO "POSITIVO" DE UMA ESQUERDA FESTIVA E VIRA-LATA

ROGÉRIO SKYLAB ENTREVISTA O PARCEIRO MICHAEL SULLIVAN NO PROGRAMA APRESENTADO PELO PRIMEIRO, MATADOR DE PASSARINHO, DO CANAL BRASIL. Por Alexandre Figueiredo Estranha a esquerda que exerce o protagonismo nos governos de Lula. Uma esquerda não apenas de perfil identitário, o que já causa estranheza, por importar um culturalismo próprio do Partido Democrata, sigla da direita moderada dos EUA. É uma esquerda que prefere apoiar alguns valores conservadores do que outros, mais progressistas, mas vistos erroneamente como "ultrapassados". Trata-se de uma esquerda que, no ideário marxista, se identifica com o perfil pequeno-burguês. Uma "esquerda" de professores, artistas ricos, celebridades, socialites, jornalistas da grande mídia, carregados de um juízo de valor que destoa das causas esquerdistas originais, por estar mais voltado a uma visão hierárquica que vê no povo pobre um bando de idiotas pueris. Essa esquerda está distante do esquerdismo tradicional que, em outros t

OS TATARANETOS DA GERAÇÃO DA REPÚBLICA VELHA

Por Alexandre Figueiredo O que faz a elite que apoia incondicionalmente o governo Lula e obtém hábitos estranhos, que vão desde falar "dialetos" em portinglês - como na frase "Troquei o meu boy  pelo meu dog " - até jogar comida fora depois de comer cinco garfadas de um almoço farto, ser comparável às velhas elites escravocratas, fisiológicas e golpistas do passado, incluindo a "cultura do cabresto" das elites da República Velha? Apesar do verniz de modernidade, progressismo e alegria, a elite que obteve o protagonismo no cenário sociocultural comandado pelo atual mandato de Lula - que sacrificou seus antigos princípios de esquerda preferindo artifícios como a política externa e o fisiologismo político para obter vantagens pessoais - , trata-se da mesma sociedade conservadora que tenta se repaginar apenas expurgando os radicais bolsonaristas, hoje "bodes expiatórios" de tudo de ruim que aconteceu na História do Brasil. A mediocrização cultural, a