Pular para o conteúdo principal

FOTOS DA EXPOSIÇÃO DE ARTE RECICLÁVEL EM NITERÓI



Por Alexandre Figueiredo

No começo de maio, aconteceu na Galeria de Arte La Salle, no campus da Universidade La Salle localizado na rua Gastão Gonçalves, 79, em Santa Rosa, na proximidade do Largo do Marrão, em Niterói, uma exposição de obras de arte feitas com material reciclável. As fotos desta postagem foram tiradas por mim.

São obras feitas com garrafas pet, discos de vinil, papelão, madeira e outros materiais que foram inutilizados, e que se tornaram matérias-primas para tais produções. A exposição contou com trabalhos de 13 artistas plásticos, de Niterói, São Gonçalo, Cabo Frio e Campos.


Destes 13 artistas, dez são independentes e três ligados a associações, todos envolvidos com o tema "Arte e Sustentabilidade", que, além de divulgar os talentos dos artistas e promover uma interação com o público, dão uma ideia de como se pode reaproveitar material obsoleto.

São caixas, bonecas, utensílios e móveis, e até mesmo violão, ou quadros e objetos decorativos que serviriam para enfeitar a sala de estar. A arte também mostra uma função educativa de que se deve reciclar o material inutilizado para outros fins, evitando a degradação ambiental.


ARTISTA PLÁSTICO MANTÉM BIBLIOTECA GRATUITA AO AR LIVRE

Um dos destaques da exposição são as obras do artista plástico e estofador Marcos Vinícius, cuja consciência ecológica se estende também por um trabalho realizado nas manhãs de sábados e domingos no Campo de São Bento, um dos principais pontos de Niterói situado próximo à Av. Roberto Silveira, em Icaraí.

Esse trabalho é uma biblioteca ao ar livre, em que qualquer um que passe por perto pode deixar um livro ou pegar o que se encontra numa pequena estante e sobre algumas caixas. Revistas também seguem o mesmo esquema de disponibilidade e doação.


Marcos, na exposição, aparece com diversos quadros e móveis, como as duas imagens acima, com uma cadeira decorada com pintura de calçadão de praia e uma moldura com antigos discos de vinil, além de peças como uma guitarra transformada em objeto decorativo, entre tantas outras.

Ele mantém a biblioteca desde setembro de 2013 e o próprio lema "Leve o que quiser. Traga quando puder" dá uma boa ideia desse espírito de reaproveitamento de material inutilizado pelo mercado, já que o intercâmbio de livros usados é uma maneira sustentável de valorizar esse material.

Graças à sua iniciativa, houve caso de um antigo funcionário de uma companhia em São Paulo que se comoveu ao ver três volumes do raríssimo livro São Paulo - Cidade da Light, e decidiu levar a coleção, prometendo doar alguns livros antigos.

Por alguma coincidência, o senhor trouxe um livro de Hermógenes que Marcos Vinícius estava procurando para presentear à sua filha adolescente. Marcos não havia feito qualquer pedido a respeito para o senhor, mas a coincidência fez com que a procura fosse enfim realizada.

Experiências assim ensinam que, por trás da reciclagem de materiais, também podem haver a reciclagem de relações humanas, através das relembranças e do reaproveitamento que aproximam passado, presente e futuro, transformando matérias em fatores de integração social.

FONTES: O São Gonçalo, O Kylocyclo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A POLÊMICA DA HISTÓRIA DAS MENTALIDADES

Por Alexandre Figueiredo Recentemente, a mídia lançou mão da história das mentalidades para legitimar tendências e ídolos musicais de gosto bastante duvidoso. O "funk carioca", o pagode baiano, o forró-brega, o breganejo e outros fenômenos comerciais da música feita no Brasil sempre lançam mão de dados biográficos, de sentimentos, hábitos pessoais dos envolvidos, chegando ao ponto da ostentação da vida pessoal. Também são mostradas platéias, e se faz uma pretensa história sociológica de seus fãs. Fala-se até em "rituais" e as letras de duplo sentido - na maioria das vezes encomendada por executivos de gravadoras ou pelos empresários dos ídolos em questão - são atribuídas a uma suposta expressão da iniciação sexual dos jovens. Com essa exploração das mentalidades de ídolos duvidosos, cujo grande êxito na venda de discos, execução de rádios e apresentações lotadas é simétrico à qualidade musical, parece que a História das Mentalidades, que tomou conta da abordagem his

O RESSENTIMENTO "POSITIVO" DE UMA ESQUERDA FESTIVA E VIRA-LATA

ROGÉRIO SKYLAB ENTREVISTA O PARCEIRO MICHAEL SULLIVAN NO PROGRAMA APRESENTADO PELO PRIMEIRO, MATADOR DE PASSARINHO, DO CANAL BRASIL. Por Alexandre Figueiredo Estranha a esquerda que exerce o protagonismo nos governos de Lula. Uma esquerda não apenas de perfil identitário, o que já causa estranheza, por importar um culturalismo próprio do Partido Democrata, sigla da direita moderada dos EUA. É uma esquerda que prefere apoiar alguns valores conservadores do que outros, mais progressistas, mas vistos erroneamente como "ultrapassados". Trata-se de uma esquerda que, no ideário marxista, se identifica com o perfil pequeno-burguês. Uma "esquerda" de professores, artistas ricos, celebridades, socialites, jornalistas da grande mídia, carregados de um juízo de valor que destoa das causas esquerdistas originais, por estar mais voltado a uma visão hierárquica que vê no povo pobre um bando de idiotas pueris. Essa esquerda está distante do esquerdismo tradicional que, em outros t

OS TATARANETOS DA GERAÇÃO DA REPÚBLICA VELHA

Por Alexandre Figueiredo O que faz a elite que apoia incondicionalmente o governo Lula e obtém hábitos estranhos, que vão desde falar "dialetos" em portinglês - como na frase "Troquei o meu boy  pelo meu dog " - até jogar comida fora depois de comer cinco garfadas de um almoço farto, ser comparável às velhas elites escravocratas, fisiológicas e golpistas do passado, incluindo a "cultura do cabresto" das elites da República Velha? Apesar do verniz de modernidade, progressismo e alegria, a elite que obteve o protagonismo no cenário sociocultural comandado pelo atual mandato de Lula - que sacrificou seus antigos princípios de esquerda preferindo artifícios como a política externa e o fisiologismo político para obter vantagens pessoais - , trata-se da mesma sociedade conservadora que tenta se repaginar apenas expurgando os radicais bolsonaristas, hoje "bodes expiatórios" de tudo de ruim que aconteceu na História do Brasil. A mediocrização cultural, a