IPHAN E INEPAC SE REÚNEM PARA DEBATER PATRIMÔNIO DO RJ



Por Alexandre Figueiredo

Numa parceria inédita, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Instituto Estadual de Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro (INEPAC) realizarão um seminário conjunto, no prédio da 6ª Superintendência Regional do IPHAN, na Av. Rio Branco, 46, 3º andar, próximo à esquina com a Av. Marechal Floriano.

O evento pretende discutir a situação do patrimônio cultural de bens móveis e integrados existentes no Estado do Rio de Janeiro, sobretudo na capital, que será uma das sedes da Copa de 2014, além de sediar as Olimpíadas de 2016.

Portanto, o patrimônio histórico do Rio de Janeiro se encontra num contexto em que eventos internacionais impulsionarão o turismo na Cidade Maravilhosa. Certamente este não é o único nem o mais decisivo motivo do seminário, mas a exposição do Rio de Janeiro para o resto do mundo aumenta as responsabilidades em relação à preservação patrimonial da cidade.

O seminário será uma forma de discutir a ação integrada das duas instituições, conciliando ações federais com as estaduais, além de apresentar e debater as funções e o desempenho dos profissionais de cada instituição.

Também será discutida no evento a diversidade dos bens culturais fluminenses, numa abordagem que envolve os diversos segmentos dos bens móveis e integrados existentes no patrimônio cultural do Estado.

Entre os temas previstos, estão os acervos arqueológicos, arquivísticos e bibliográficos, os bens de Arte Sacra, as metodologias e experiências com inventários, os históricos de furtos ocorridos e os programas de fomento e captação de recursos, entre outras ações de preservação do patrimônio.

O seminário acontecerá entre 09 e 17 horas, no auditório do citado prédio do IPHAN, nos dias 28 e 29 de setembro, e a entrada é gratuita.

FONTE: IPHAN.

Comentários