INAUGURADO JARDIM DA PONTE SECA EM OURO PRETO


FOTO DO JARDIM DA PONTE SECA, DURANTE SUAS OBRAS.

Por Alexandre Figueiredo

Foi entregue à população de Ouro Preto, cidade histórica de Minas Gerais, a praça do Jardim da Ponte Seca, inaugurada no último sábado. A cerimônia, realizada na tarde do último dia 27, contou com a presença do prefeito de Ouro Preto, Angelo Osvaldo de Araújo e do presidente do IPHAN, Luiz Fernando de Almeida, além do coordenador nacional adjunto do projeto Monumenta, Robson Almeida.

A área, um projeto ambiental e patrimonial planejado pelo projeto Monumenta e pelo IPHAN, foi reformada a partir de fevereiro passado, num trabalho rápido de seis meses. O lugar era uma área vazia, apenas com terra, mato e um pouco de grama, mas ganhou uma nova estética.

A reforma estética deu ao lugar árvores, flores e um parque para o recreio e descanso da comunidade. É uma concepção nova de paisagismo, mas que procura manter a harmonia com a paisagem histórica da cidade. As construções situadas em seu entorno foram mantidas, e na área inaugurada foram feitas também obras de infra-estrutura, como as drenagens que retiram águas pluviais de uma grande encosta de Ouro Preto, desde a região de São Francisco de Paula até a rua Getúlio Vargas.

Foram aplicados recursos do IPHAN, do Monumenta, da Prefeitura de Ouro Preto e do Banco Interamericano de Desenvolvimento para a realização das obras. O Jardim da Ponte Seca está localizado no bairro do Rosário, junto às ruas Getúlio Vargas, São José e Paracatu.

Foram colocados pisos de pedra para facilitar o trânsito de pedestres. Ipês e pitangueiras foram plantadas para embelezar e favorecer a ecologia do lugar. No jardim, além de um parque infantil, duas praças foram criadas para o convívio social dos frequentadores.

Esta é uma das últimas obras que o projeto Monumenta realiza na antiga capital mineira. Na cidade, continua em andamento das reformas feitas na Casa do Folclore, cujo quintal está sendo revitalizado.

FONTES: IPHAN, Monumenta, Prefeitura de Ouro Preto, BM Notícias.

Comentários