Pular para o conteúdo principal

INSCRIÇÕES PARA FUNDO INTERNACIONAL PARA DIVERSIDADE CULTURAL ESTÃO ABERTAS



Por Alexandre Figueiredo

O fundo das Nações Unidas destinado a projetos de diversidade cultural está recebendo propostas e projetos para financiamento.

Criado pela UNESCO, através da Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, realizada em 2005, o Fundo Internacional para a Diversidade Cultural destina-se ao apoio de programas e projetos culturais trabalhados nos países

A iniciativa se volta sobretudo ao que está relacionado à implementação de políticas culturais e também ao fortalecimento de infraestruturas institucionais correspondentes. Também visa fortalecer as capacidades culturais nos respectivos países, e também das indústrias culturais existentes. Além disso, o fundo também se volta para o incentivo à criação de novas indústrias culturais e à proteção de expressões culturais comprovadamente em risco de extinção.

Os pedidos de financiamento podem ser apresentados por meio dos governos dos países em desenvolvimento que são membros da Convenção, pelas organizações não-governamentais nacionais dedicadas à área da cultura, pelos grupos sociais vulneráveis e por outros grupos minoritários.

Um grupo de seis especialistas nomeados pelo Comitê Intergovernamental da Convenção, formado por 24 países, incluindo o Brasil, avaliará os pedidos, que terão o teto máximo de recursos no valor de US$ 100.000,00 (cem mil dólares) para os programas e projetos, e de US$ 10.000,00 (dez mil dólares) para a assistência preparatória.

Na primeira edição do fundo, realizada em 2010, a seleção foi realizada por seis especialistas eleitos pelo Comitê, e foi recomendado financiamento de 32 projetos de países em desenvolvimento, sendo 20 da África e 9 das Américas.

No Brasil, os pedidos deverão ser enviados até o dia 15 de junho deste ano para a Divisão de Assuntos Multilaterais Culturais do Ministério das Relações Exteriores (DAMC/MRE). Nesse local, os projetos passarão por uma pré-seleção a ser realizada por uma comissão conjunta com o Ministério da Cultura (MinC).

Os interessados em participar devem preencher o formulário de pedidos de financiamento. O formulário será obrigatoriamente preenchido em francês ou inglês e deve ser enviado para a Divisão de Assuntos Multilaterais Culturais do Ministério das Relações Exteriores (DAMC/MRE) no seguinte endereço: Palácio do Itamaraty, Esplanada dos Ministérios, Bloco H, Brasília -DF, Brasil, CEP.: 70.170-900

Dispondo de poucos recursos, em boa parte obtidos através de doações espontâneas dos 116 países-membros da Convenção, o Fundo da Diversidade Culturaldá prioridade a projetos realizados nos países em desenvolvimento, especialmente aqueles com indústria cultural menos estruturada. Além disso, o Comitê Intergovernamental da Convenção também dá ênfase aos projetos de cooperação internacional.

INDÚSTRIA CULTURAL - Numa situação como a brasileira, em que a cultura das classes populares sofre não só a concorrência como a hegemonia de formas estereotipadas, trabalhadas pela mídia associada a grupos dominantes, é preciso que sejam feitas políticas que não reafirmem essa "cultura" hegemônica, que esconde mecanismos de dominação dos grupos políticos e econômicos que detém o entretenimento.

Por isso, torcemos que projetos que realmente atendam a interesses comunitários, a finalidades sociais, e não para dar um verniz "folclórico" a simples fenômenos do consumismo lúdico.

Até porque uma "cultura popular" que expressa os interesses das elites dominantes não pode ser considerada uma expressão natural e espontânea das classes populares, que apenas consomem e "produzem" - dentro de regras determinadas pelo mecanismo de produção em massa - visando interesses midiáticos e padrões dominantes de exploração sócio-cultural.

A indústria cultural, em si, não é ruim, já que se constitui no moderno processo de divulgação de expressões culturais. O que são ruins são os processos de dominação cultural feitos sob o rótulo de "popular", que manipulam os desejos e o modo de vida das populações pobres para impulsioná-las ao mercado do consumo, mas sem representar uma real melhoria na qualidade de vida.

Por isso o Fundo Internacional para a Diversidade Cultural, que já não conta com tantos recursos, deveria priorizar projetos culturais realmente discriminados até mesmo por aqueles que falam por ritmos supostamente "rejeitados" mas que fazem parte do status quo popularesco, como o "funk carioca" e o "forró-eletrônico" (inclusive seus subprodutos como o tecnobrega).

Cultura tem que ser vista como coisa séria, e não como uma gororoba atribuída às periferias. Elas, na verdade, querem cultura de verdade, e não a pseudo-cultura midiática que, se pode ser expressão de alguém, é tão somente do empresariado que investe nos seus ídolos e fenômenos.

FONTE: IPHAN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A POLÊMICA DA HISTÓRIA DAS MENTALIDADES

Por Alexandre Figueiredo Recentemente, a mídia lançou mão da história das mentalidades para legitimar tendências e ídolos musicais de gosto bastante duvidoso. O "funk carioca", o pagode baiano, o forró-brega, o breganejo e outros fenômenos comerciais da música feita no Brasil sempre lançam mão de dados biográficos, de sentimentos, hábitos pessoais dos envolvidos, chegando ao ponto da ostentação da vida pessoal. Também são mostradas platéias, e se faz uma pretensa história sociológica de seus fãs. Fala-se até em "rituais" e as letras de duplo sentido - na maioria das vezes encomendada por executivos de gravadoras ou pelos empresários dos ídolos em questão - são atribuídas a uma suposta expressão da iniciação sexual dos jovens. Com essa exploração das mentalidades de ídolos duvidosos, cujo grande êxito na venda de discos, execução de rádios e apresentações lotadas é simétrico à qualidade musical, parece que a História das Mentalidades, que tomou conta da abordagem his

O RESSENTIMENTO "POSITIVO" DE UMA ESQUERDA FESTIVA E VIRA-LATA

ROGÉRIO SKYLAB ENTREVISTA O PARCEIRO MICHAEL SULLIVAN NO PROGRAMA APRESENTADO PELO PRIMEIRO, MATADOR DE PASSARINHO, DO CANAL BRASIL. Por Alexandre Figueiredo Estranha a esquerda que exerce o protagonismo nos governos de Lula. Uma esquerda não apenas de perfil identitário, o que já causa estranheza, por importar um culturalismo próprio do Partido Democrata, sigla da direita moderada dos EUA. É uma esquerda que prefere apoiar alguns valores conservadores do que outros, mais progressistas, mas vistos erroneamente como "ultrapassados". Trata-se de uma esquerda que, no ideário marxista, se identifica com o perfil pequeno-burguês. Uma "esquerda" de professores, artistas ricos, celebridades, socialites, jornalistas da grande mídia, carregados de um juízo de valor que destoa das causas esquerdistas originais, por estar mais voltado a uma visão hierárquica que vê no povo pobre um bando de idiotas pueris. Essa esquerda está distante do esquerdismo tradicional que, em outros t

OS TATARANETOS DA GERAÇÃO DA REPÚBLICA VELHA

Por Alexandre Figueiredo O que faz a elite que apoia incondicionalmente o governo Lula e obtém hábitos estranhos, que vão desde falar "dialetos" em portinglês - como na frase "Troquei o meu boy  pelo meu dog " - até jogar comida fora depois de comer cinco garfadas de um almoço farto, ser comparável às velhas elites escravocratas, fisiológicas e golpistas do passado, incluindo a "cultura do cabresto" das elites da República Velha? Apesar do verniz de modernidade, progressismo e alegria, a elite que obteve o protagonismo no cenário sociocultural comandado pelo atual mandato de Lula - que sacrificou seus antigos princípios de esquerda preferindo artifícios como a política externa e o fisiologismo político para obter vantagens pessoais - , trata-se da mesma sociedade conservadora que tenta se repaginar apenas expurgando os radicais bolsonaristas, hoje "bodes expiatórios" de tudo de ruim que aconteceu na História do Brasil. A mediocrização cultural, a