Pular para o conteúdo principal

IPHAN ELABORA INVENTÁRIO DE EXPRESSÕES CULTURAIS DO SERTÃO DA BAHIA


Por Alexandre Figueiredo

Está em andamento o inventário iniciado pelos técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) sobre as manifestações da cultura do sertão baiano. As cidades de Monte Santo, Canudos e Euclides da Cunha são as cidades contempladas.

As cidades participam do trabalho do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) dedicado à região e as técnicas do Departamento de Patrimônio Imaterial do IPHAN, Maria Paula Aldinolfi e Nalva Santos, desenvolvem as pesquisas em parceria com o Centro de Estudos Euclides da Cunha, ligado à Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Entre as expressões identificadas nos resultados preliminares do inventário, estão manifestações próprias da população rural como a corrida de argolinhas, conhecida competição entre vaqueiros montados a cavalo, e o "batalhão roubado", nome dado a um multirão de plantação de milho que é sempre trabalhada com cantorias, com os homens na roça e as mulheres na cozinha.

Outras manifestações que começam a ter seus dados colhidos e estudados são o quebra-pote, a festa de vaqueiros, o terno de reis, a banda de pífanos, o toque de sanfona, a vaquejada, as rezadeiras, curandeiras e benzedeiras e as atividades artesanais de cerâmica, de palha e de folha de bananeira.

Reuniões estão sendo feitas com diversas entidades e instituições locais para que seus representantes apresentassem sugestões, complementações e correções. Associações culturais, prefeituras, câmaras de vereadores, igrejas católicas, de várias organizações locais tiveram seus representantes na reunião, assim como a UNEB.

Durante o encontro, os representantes apresentaram ideias e propostas com o objetivo de garantir o fortalecimento e a preservação da cultura local. Muitas dessas sugestões foram relacionadas ao incentivo à aquisição de produtos artesanais e sua exposição e comercialização.

Outras sugestões se relacionaram à compra, pelo poder municipal, de instrumentos, indumentárias e outros implementos necessários à continuidade das bandas de pífanos, do toque da sanfona e dos ternos de reis, manifestações musicais e performáticas muito antigas no sertão baiano.

Da mesma forma, foi apresentada a sugestão de contratação de grupos musicais, ligados às formas de expressão tradicionais, para apresentação nas festas promovidas pelos municípios da região, estimulando principalmente as datas comemorativas existentes.

Fonte: IPHAN.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IPHAN TOMBA CENTRO HISTÓRICO DE JOÃO PESSOA

Por Alexandre Figueiredo No dia 05 de agosto de 2008, o Centro Histórico da cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, passa a ser considerado patrimônio histórico. Uma cerimônia realizada na Câmara Municipal de João Pessoa celebrou a homologação do tombamento. No evento, estava presente o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Luiz Fernando de Almeida, representando não somente a instituição mas também o ministro interino da Cultura, Juca Ferreira, ausente na ocasião. Luiz Fernando recebeu dos parlamentares municipais o título de "Cidadão Pessoense", em homenagem à dedicação dada ao Centro Histórico da capital paraibana. Depois do evento, o presidente do IPHAN visitou várias áreas da cidade, como o próprio local tombado, além do Conjunto Franciscano, o Convento Santo Antônio e a Estação Cabo Branco, esta última um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer que foi inaugurado no mês passado. Luiz Fernando de Almeida participou também da abertura da Fei...

A POLÊMICA DA HISTÓRIA DAS MENTALIDADES

Por Alexandre Figueiredo Recentemente, a mídia lançou mão da história das mentalidades para legitimar tendências e ídolos musicais de gosto bastante duvidoso. O "funk carioca", o pagode baiano, o forró-brega, o breganejo e outros fenômenos comerciais da música feita no Brasil sempre lançam mão de dados biográficos, de sentimentos, hábitos pessoais dos envolvidos, chegando ao ponto da ostentação da vida pessoal. Também são mostradas platéias, e se faz uma pretensa história sociológica de seus fãs. Fala-se até em "rituais" e as letras de duplo sentido - na maioria das vezes encomendada por executivos de gravadoras ou pelos empresários dos ídolos em questão - são atribuídas a uma suposta expressão da iniciação sexual dos jovens. Com essa exploração das mentalidades de ídolos duvidosos, cujo grande êxito na venda de discos, execução de rádios e apresentações lotadas é simétrico à qualidade musical, parece que a História das Mentalidades, que tomou conta da abordagem his...

IPHAN DE RECIFE TERÁ NOVA SEDE

Por Alexandre Figueiredo A 5ª Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Recife, inaugura nova sede hoje. Durante três décadas, a sede da superintendência pernambucana do IPHAN funcionou no atual prédio do Museu da Abolição, localizado no bairro da Madalena, e a nova sede está localizada no Palácio Soledade, histórico prédio da capital pernambucana. Foi neste palácio, construído em 1764 e tem 2,3 mil metros quadrados, onde funcionou o antigo Colégio Nóbrega e o Liceu de Artes e Ofícios de Pernambuco, depois Liceu Nóbrega de Artes e Ofícios. O prédio é de responsabilidade da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), que compartilhará com o IPHAN a administração do edifício. "O palácio, tombado pelo IPHAN em 1938, abrigou os bispos de Olinda, em meados do século XVIII, como o Dom Vital. Depois, foi estrutura do colégio, que fechou em 2006", acrescenta o padre Pedro, um dos representantes da Unicap. A nova sede do IPHAN em...