Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho, 2016

AS CONTRADIÇÕES ACERCA DO "FUNK"

MC BIEL, UM DOS EXEMPLOS DE ATITUDE MACHISTA DO "FUNK".

Por Alexandre Figueiredo

A chamada "cultura" brega-popularesca está em crise. Incidentes diversos envolvendo ídolos "populares" da música e, em parte, do comportamento, fazem com que a reputação deles estivesse em xeque. Por outro lado, mostra também a crise de uma intelectualidade apologista a esse "universo popular demais".

A citação de um "funk proibidão" no episódio do estupro coletivo de uma adolescente em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, há cerca de um mês, e o caso do assédio do ídolo do "funk ostentação" MC Biel revelam um impasse deixado pelo "funk", que teve que assumir uma postura que seu discurso propagandista tanto insistiu em desmentir: o machismo.

O "funk" demonstra dois graves equívocos: o discurso marqueteiro e a mania de ficar se explicando. Embora os funqueiros adotem uma postura triunfalista, há um certo ressentimento de seus envolv…

"FUNK", ESTUPRO COLETIVO E ANÁLISE DISCURSIVA

Por Alexandre Figueiredo

O episódio do estupro coletivo, ocorrido no dia 21 de maio último, na medida em que citou um sucesso do "funk" revelou também as contradições graves que um ritmo meramente comercial, mas com pretensiosismo de ser visto como "cultura séria", contraiu em seu discurso ideológico.

No referido dia, no bairro Praça Seca, no entorno de Jacarepaguá, uma moça que iria visitar um namorado foi cercada por um grupo de homens e levada para uma casa, onde foi dopada e depois estuprada, durante uma orgia onde foi notada a presença de 33 homens. Eles gravaram um vídeo que, quatro dias depois, foi publicado e compartilhado nas mídias sociais.

O crime repercutiu não apenas no Rio de Janeiro, como também no Brasil inteiro e no mundo. Até a atriz Emma Watson, usando palavras em português, repudiou o episódio. A atriz inglesa é conhecida pelo movimento feminista HeForShe, que se dedica a estimular os homens a se solidarizarem com as mulheres na luta contra a o…