Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro, 2016

A LEI ROUANET E A "CULTURA DE MASSA" DIVERSA, MAS DESIGUAL

Por Alexandre Figueiredo

A Lei Rouanet está em crise. As discussões em torno da cultura brasileira revelam uma "diversidade" desigual, ou seja, uma ideia de diversidade restrita à chamada "cultura de massa", que embora em tese acolha todas as manifestações culturais de nosso país, acaba privilegiando tendências comerciais em detrimento das de reconhecido valor artístico.

A Lei de Incentivo à Cultura, chamada Lei Rouanet por ter sido elaborada pelo secretário de Cultura do governo de Fernando Collor, Sérgio Paulo Rouanet, foi decretada em 23 de dezembro de 1991. No entanto, ela nunca foi tão discutida e falada nos últimos anos, a ponto de muitos pensarem que a lei foi instaurada durante o governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva, há cerca de dez anos.

A lei já causa polêmica por conta de seu idealizador. Sérgio Rouanet é do grupo de intelectuais liderados por Fernando Henrique Cardoso, mas que tinha também Fernando Gasparian, José Serra, Francisco Weffort e …

O PREOCUPANTE DESPREZO AO PATRIMÔNIO CULTURAL BRASILEIRO

MUSEU DE ARTE MODERNA DO RIO DE JANEIRO - Espaço cultural, em vez de divulgar emergentes da MPB, rendeu-se ao "jabá" ao abrir espaço para um cantor de "pagode romântico".

Por Alexandre Figueiredo

As autoridades, a princípio, fazem sua parte. Buscam preservar o patrimônio cultural e promover atividades que evocam as raízes culturais e artísticas de cada região. O trabalho do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) é relevante e seus esforços de divulgar a riqueza cultural brasileira, mesmo com todos os senões eventuais aqui e ali, não deixam de ser significativos.

O problema é que, infelizmente, nosso patrimônio cultural não é socializado. O poder midiático e o mercado, do qual se servem "informalmente" intelectuais culturais que defendem a supremacia do brega-popularesco - conjunto de valores e personagens "populares" da música, do entretenimento em geral e até da imprensa - sob a alegação de "romper o preconceito&quo…