Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho, 2015

SALVADOR APELA PARA UNESCO PARA TENTAR SALVAR CENTRO HISTÓRICO

Por Alexandre Figueiredo

Salvador, considerada Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), está ameaçada. Com seus edifícios históricos entregues ao abandono e à falta de manutenção, eles sofrem com as fortes chuvas, que geram deslizamentos e desabamentos, que tiveram várias mortes e muitos danos.

O descaso com o patrimônio histórico e a especulação imobiliária estimulada pelo mercado turístico e pelos projetos empresariais fez com que, não bastasse essa situação dramática, a capital baiana tivesse que ver 31 edificações históricas serem demolidas por iniciativa do prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, o ACM Neto.

Muitos dos cinco mil casarões antigos só possuem a fachada e vários estão seriamente danificados e com risco de desabamento. Várias famílias ainda vivem em muitos deles, situados no entorno que envolve desde o bairro de Santo Antônio até a área do Pelourinho, além de ruas que ligam áre…

PREFEITURA DE NITERÓI QUER DEMOLIR PATRIMÔNIO CULTURAL

Por Alexandre Figueiredo

Visando o turismo, o mercado hoteleiro e a especulação imobiliária, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, ordenou a expulsão de 35 famílias que vivem nas casas da Aldeia do Imbuhy, localizada no bairro do Imbuí e considerada um dos conjuntos arquitetônicos tradicionais da cidade.

O anúncio estabeleceu como prazo o próximo dia 15, data final para as famílias deixarem o lugar. Rodrigo Neves pretende demolir as casas e construir um complexo hoteleiro e um parque, visando atrair turismo para os entornos de Charitas e Jurujuba, bairros entre os quais situa o Imbuí.

O prefeito já começou a demolir o morro que se encontra entre Charitas e Cafubá, bairro da região de Piratininga. Até agora, a única ligação entre Piratininga e a região do Saco de São Francisco (onde se situam Charitas, Imbuí e Jurujuba) era uma pequena estrada, a Estrada do Imbuí, cujo acesso vai pouco antes da praia de Piratininga e termina no caminho para a praia de Jurujuba.

Nesse morro, será const…