Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro, 2013

IPHAN ABRE NOVAS VAGAS. E QUANDO VIRÁ UM NOVO CONCURSO?

Por Alexandre Figueiredo

No ano que vem, fará dez anos que o IPHAN recebeu autorização do Congresso Nacional para abrir um novo concurso, o primeiro a ser realizado depois de sancionado o Decreto 3.551, que regulamenta os bens culturais imateriais.

Atualmente, corre a notícia apenas que o Congresso Nacional autorizou a abertura de novas 

Fora o concurso realizado em 2005, sob a organização da UFRJ, que, com todas as suas falhas, enfatizava os assuntos referentes às especialidades do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, os demais concursos pouco exigiram dos candidatos tais habilidades.

Os concursos mais recentes, a partir do de 2007, referente ao PAC das Cidades Históricas, e incluindo o de 2009, para seleção geral, o que se viu foi um programa que priorizava mais assuntos de natureza matemática, ainda que seja apenas raciocínio lógico-quantitativo, sem relação direta com as atribuições do IPHAN.

Embora se exija um rigor de estudo para concursos e as provas não de…

IPHAN E GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA ANUNCIAM RECURSOS PARA CENTRO HISTÓRICO DE SALVADOR

Por Alexandre Figueiredo

Em reunião realizada no último dia 11, no Palácio Rio Branco, em Salvador, o Governo do Estado da Bahia e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) anunciaram um plano prevendo uma série de intervenções no Centro Histórico da capital baiana.

As intervenções envolverão a área do antigo centro da cidade, incluindo o entorno do Pelourinho e da Cidade Baixa, a Conceição da Praia, o Comércio, a Praça Castro Alves, Barroquinha, Nazaré, Lapinha, Santo Antônio e outros bairros vizinhos, que sofrerão obras de revitalização e recuperação.

O ato contou com a participação do governador da Bahia, Jacques Wagner, e do presidente da 7ª Superintendência Regional do IPHAN, Carlos Amorim, que assinaram documento prevendo a liberação de investimentos e a realização de obras.

Além destes, participaram da reunião os secretários estaduais da Casa Civil, Rui Costa, e do Desenvolvimento Humano, Cícero Monteiro, além do presidente em exercício da Conder (Companhia d…